Agência de formatura: 6 erros que impedem seu negócio bombar!

Você tem noção do quanto sua agência de formatura é importante para os formandos?

Sua equipe é a grande responsável por concretizar e eternizar em suas memórias aquela ocasião tão sonhada!

Depois de tanto esforço, eles finalmente podem celebrar aquela conquista com as pessoas que acompanharam suas jornadas.

Logo, a expectativa é de que tudo deve estar impecável!

O principal motivo dos estudantes procurarem uma empresa de formatura é o momento que eles estão passando na faculdade.

Se você já passou por isso, sabe como é tenso o período final para a conclusão de um curso.

Por isso, eles deixam toda a organização sob responsabilidade de uma organização especializada em realizar esses tipos de evento.

O mercado das agências de formatura é muito disputado e a forma como os serviços dessas empresas são divulgadas é clássico: por meio de recomendações.

Os estudantes que desejam comemorar esse momento SEMPRE buscam referências com pessoas que tiveram experiências com as mais diversas organizadoras.

E geralmente escolhem aquelas que fornecem o melhor serviço e que dão menos dores de cabeça.

Nós sabemos que você confia no produto que oferta, mas às vezes estamos tão imersos no nosso negócio, concentrados nas nossas atividades que acabamos por cometer erros, não é verdade?

Por isso, decidimos escrever este artigo para alertar vocês sobre alguns equívocos que você possivelmente esteja praticando.

Ficou curioso? Então confira nossa lista!

6 erros que sua agência de formatura pode estar cometendo:

1. Não cumprimento dos prazos

Sabemos que os contratos de formatura são bastante flexíveis, principalmente quando se trata dos valores a serem pagos pelos formandos e aos serviços que devem ser entregues a eles.

Porém, o cronograma estabelecido no documento deve ser cumprido, pois no período de preparação para o evento os estudantes estão com muitas atividades acumuladas e eles precisam se organizar com base nessas datas.

Você precisa ser assertivo quando for determinar os prazos das atividades.

Se algumas ações precisarem mudar de dia, que seja por motivos plausíveis. Caso contrário, os contratantes irão pensar que sua empresa não sabe planejar e a sua marca terá a imagem afetada.

Portanto, fique atento a isso.

2. Dar prioridade à turma que paga mais

Uma agência que trabalha de maneira ética não pode – em hipótese alguma – dar mais atenção a um cliente somente porque uma turma tem 100 formandos e a outra tem 10.

Esqueça o valor do contrato! Lembre-se que você está mexendo com sonhos, logo precisa tratar todos os contratantes de forma IGUAL.

É óbvio que o trabalho é mais complexo quando se presta serviço a uma turma maior, mas nesse caso é necessário se esforçar para realizar as entregas da mesma maneira para os clientes.

Assim você gera valor, garante a melhor experiência para todos, e eles passam a te enxergar como uma empresa que preza pela relação profissional.

Então não queira queimar sua marca.

3. Ações de arrecadação para diminuição de custos mal organizadas

Grande parte das agências de formatura propõe ações para diminuir o valor das parcelas dos formandos, sendo a rifa a forma mais famosa de conseguir levantar fundos.

No entanto, há diversas outras coisas que os estudantes podem fazer para arrecadar dinheiro – e que você pode sugerir a eles -, como por exemplo:

  • vender camisas, canecas, chaveiros, sandálias, etc.;
  • patrocínios de empresas;
  • organização de festas como churrascos e feijoadas para as pessoas colaborarem;
  • entre outras medidas.

Diga a eles essas e outras idéias, bem como dê o suporte necessário. Essas ações são boas e bastante lucrativas.

E já que as agências costumam fazer rifas, vamos dar alguns toques a você.

Procure oferecer prêmios atrativos, que dêem vontade das pessoas quererem participar do sorteio, sem a sensação de estarem apenas ajudando o formando.

Outra questão que pode ser inovadora é ter uma plataforma, de preferência online, onde os participantes possam acompanhar informações sobre o dia e o resultado do sorteio.

Muitas pessoas ficam curiosas para saber quem ganhou a premiação e, por não terem nenhum instrumento de controle, elas podem deduzir que a rifa foi fraudulenta.

Vamos à próxima dica.

4. Falta de comunicação entre agência de formatura e fornecedores

Este é mais comum de acontecer do que você imagina.

Algumas entregas deixam de ser realizadas por falta de alinhamento entre a agência e as empresas que irão fornecer os serviços.

Isto não pode acontecer de jeito nenhum!

O que foi contratado precisa estar presente de forma clara no contrato.

Contudo, é importante ter o cuidado de reforçar o que deve ser entregue sempre que for necessário.

Desta forma você evita que esses casos ocorram.

Porém, caso aconteça uma situação dessa, procure suprir e ofereça um serviço a mais, para que o seu cliente não se sinta lesado.

5. Não se importar com o feedback dos formandos

O pós-evento é tão importante quanto toda a preparação dele, por isso, mantenha o relacionamento com eles após a cerimônia.

Entre em contato com os formandos e peça um retorno deles em relação ao trabalho da sua empresa.

Seja por telefone, pessoalmente, por e-mail ou por pesquisa de satisfação, procure saber os pontos positivos e negativos de todo o período em que sua empresa se dedicou organizando o evento.

Sem essas informações, vocês podem estar perdendo uma oportunidade enorme de melhorar o seu negócio.

Então dê ouvidos aos seus clientes.

6. Não encantar o cliente ao mostrar-lhes as fotos e os álbuns de formatura

Depois do grande dia, os então formados devem ir ao escritório da agência para poder eleger com quais registros dos ensaios fotográficos de formatura e da cobertura do evento eles irão ficar.

É neste momento que sua equipe de fotógrafos deve, além de apresentar o resultado dos trabalhos, encantá-los ao utilizar os melhores argumentos para convencê-los a adquirirem as fotos e os álbuns de formatura.

Fizemos um eBook gratuito que fala justamente sobre isso.

Você pode baixá-lo agora mesmo clicando na imagem.

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Foram muitos dias de preparação, expectativa e ansiedade para que aquele dia chegasse, não é mesmo?

Então ver cada imagem daquele álbum traz uma emoção muito grande para os clientes, porque ali contém as imagens da realização de um grande sonho!

Quando os fotógrafos mostram as fotos a eles não tem como os formandos não ficarem maravilhados.

É por esse motivo que você deve aproveitar a oportunidade e oferecer o produto que vai eternizar aqueles sentimentos.

E então? Pronto para melhorar os seus serviços?

Toda empresa que tenha vontade de crescer precisa enxergar o que está fazendo de errado para poder crescer.

Mas não se preocupe, isso faz parte do aprendizado.

Se sua agência de formatura estiver cometendo alguns desses equívocos, esperamos que você reflita sobre seu negócio e passe a oferecer serviços que vão gerar grande satisfação aos clientes!

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