Álbum para formatura: 6 dicas que vão alavancar suas vendas

Como vai amigo lojista? Está afim de aumentar o volume de suas vendas?

Então você está no lugar certo! Aqui, no melhor blog de álbuns fotográficos do Brasil, você aprenderá 6 dicas valiosíssimas sobre como vender álbum para formatura.

Afinal de contas, o mercado de produtos fotográficos para festas e/ou eventos é bastante competitivo. Principalmente em tempos de crise financeira, não é verdade?

Por isso, quanto mais atualizado você estiver, e buscando por novas estratégias e diretrizes de marketing, mais o seu negócio irá se destacar em relação à concorrência.

Que empreendedor não sonha com isso?

Então, pegue papel e caneta (ou abra um arquivo no drive do seu computador) e anote/digite as dicas que vão te ajudar a alavancar a lucratividade do seu empreendimento.

Quer saber mais dicas para nutrir uma relação duradoura e próspera com seus clientes? Então, leia este artigo.

Boa leitura!

Dica nº1: identifique o perfil do seu cliente

Antes de apresentar seus produtos, você precisa conhecer sobre os perfis dos clientes que compram na sua loja.

Já falamos disso aqui no artigo sobre qualidade no atendimento ao cliente, mas não custa nada repetir, não é mesmo?

Isso é importante porque na hora da venda, você consegue identificar qual o tipo de cliente que está solicitando os seus serviços, quais são suas demandas, e assim, oferecer os serviços que mais atendem às necessidades deles.

Normalmente, a agência que organiza formaturas especifica com detalhes o que é desejado pelos formandos. Afinal, formaturas de cursos diferentes têm características diferentes.

Por isso, na hora de mostrar seus produtos, considere o perfil da agência de formatura que está planejando a festa.

Compreendendo as necessidades de cada tipo de cliente, será mais fácil selecionar os álbuns fotográficos do seu portfólio que serão mostrados, tornando o atendimento mais eficiente e ágil.

Vamos ao exemplo: o representante de uma agência está organizando uma formatura de Direito e chega até a sua loja.

Formaturas de Direito costumam ser cerimônias mais solenes e formais.

Para atender bem esse pedido, você pode contar com a PhotoAlbum Universal, empresa de artigos e equipamentos fotográficos, que há 56 anos oferece serviços especializados e soluções em imagens.  

Dentre seus produtos da linha profissional ou de encadernados, destacam-se os mais adequados às especificidades dessa demanda:

  • Álbum Atenaseste álbum é feito de couro sintético sem personalização. Capa em papel fotográfico personalizado* com dorso e contracapa em couro sintético. Obs.: Capas personalizadas com a opção de laminação fosca, brilho ou holográfica (foto abaixo);

  • Álbum Viena: Capa em acrílico 3mm com foto personalizada*. Dorso quadrado e contracapa em couro sintético. Álbum vincado e abertura 180°. Opção de revelação em papel fosco, brilho ou linho.

Como deu pra perceber, há uma grande variedade de produtos que atendem à essas especificações.

Mas, agora imagine que outra agência queira comprar álbuns de fotos para uma formatura de Relações Públicas. Tendo em mente que essas são cerimônias mais despojadas, você pode oferecer o seguintes produtos da PhotoAlbum Universal:

  • Advanced L4 Profissional Total Estampado: trata-se de um álbum para formatura mais “criativo”, em couro sintético estampado. Além disso, tem um estojo com a lateral estampada e fechamento com aba magnética (foto abaixo);

  • Advanced L9 Profissional: este álbum para formatura vem estojo em couro sintético liso ou estampado. Destaque para estojo com fechamento em abas e fecho.

Dica nº2: pense fora da caixa

Ideias inovadoras revolucionaram o mundo, por que seria diferente com o seu negócio?

Então, amigo lojista, depois de mergulhar a fundo no perfil dos seus clientes, “saia da caixa” não apenas entendendo suas expectativas, mas sabendo como surpreendê-los.

Isso pode incluir desde ações inusitadas como estratégias de marketing – organizadas sazonalmente – que podem ser implementadas ao calendário do seu estabelecimento, até a sugestão de produtos “não-óbvios”.

Afinal de contas, formaturas são momentos marcantes na vida das pessoas e, portanto, requerem álbuns fotográficos especiais.

Dica nº3: ofereça álbum para formatura personalizado

Quanto mais você investir em oferecer álbum de fotos de qualidade que atendem diferentes demandas de cada nicho, mais o seu cliente se sentirá feliz, satisfeito e representado.

Sem contar que, para ele, sua loja será lembrada como aquela que “lê pensamentos”, entrega exatamente o que é esperado, e ainda melhor, têm artigos diferenciados das demais lojas.

Afinal, quem compra não quer apenas ser bem tratado, mas também, se sentir especial e único.Um exemplo de produto bastante personalizado são os fotolivros, pois conferem uma individualidade maior ao momento registrado. Isso se dá não apenas pelo seu design, mas também pela ideia de que livros contam histórias.

Portanto, a sensação que o cliente tem ao adquirir o fotolivro é de que sua história está sendo registrada.

Nesse sentido, um bom exemplo de álbum de formatura que você pode sugerir é o fotolivro M1 Class da PhotoAlbum, que apresenta uma caixa totalmente feita de couro sintético com aba magnética (foto ao lado).

Além de possuir uma tampa magnética personalizada (removível), impressa em papel fotográfico, o M1 Class tem o pino regulável de acordo com a quantidade de fotos que serão colocadas.

Outro fotolivro personalizado é o M2 Class. Ele possui uma caixa personalizada com impressão em couro sintético ou papel fotográfico, assim como sua capa. As cores que vão estar nas laterais da caixa são definidas pelo próprio cliente.

Viu? Quanto mais o produto tiver a capacidade de ser moldado a gosto do seu cliente, mais únicos eles se sentirão. Nesse caso, você não está vendendo apenas um fotolivro, mas sim originalidade.

Além disso, existem inúmeras formas de personalizar fotolivros. Seja criativo e mãos na massa!  

Dica nº4: invista em qualidade no atendimento ao cliente

A chave da qualidade no atendimento ao cliente é nutrir uma boa relação com ele, tendo em vista, que isto influenciará na lucratividade do seu negócio, a curto, médio e longo prazo.

Afinal, ao comprar álbuns de fotos na sua loja, a agência de formatura confia na sua equipe o suficiente para optar pelos seus produtos. Valorize isso e se mostre sempre interessado nas necessidades do seu cliente.

Lembre-se: se seu cliente se sentir satisfeito, ou até mesmo, se seus serviços superarem as expectativas, é provável que ele te recomende para outras pessoas.

Trata-se do marketing “boca a boca”. Anúncios publicitários e propagandas são sempre bem-vindos para a divulgação de qualquer negócio.

Mas, nada substitui o fator QI – “quem indica”.

Dica nº5: disponha de diferentes preços e formas de pagamento

Chegamos em um ponto super relevante que ressalta ainda mais a importância de diversificar os tipos de álbum para formatura do seu negócio.

Como lojista, você mais do que ninguém sabe o quanto a variedade em produtos é um diferencial positivo no mercado, ainda mais quando falamos sobre a venda de álbuns para agências de formatura.  

Então, faça uma planilha com a contabilidade dos custos totais do seu negócio, coloque na balança e crie pacotes que tenham preços acessíveis para todo tipo de bolso.

Até porque em tempos de crise econômica, o poder aquisitivo da população em geral costuma diminuir.

Por isso, leve sempre isso em consideração na hora de estabelecer os valores do álbum para formatura que você for vender.

Outra ação importantíssima, nesse sentido, é fazer pesquisas e análises de preço entre os seus serviços e os da concorrência, principalmente, em relação aos produtos que vocês têm em comum.

Se sua loja conseguir oferecer o menor preço ofertado, as chances de seu negócio se tornar uma preferência é ainda maior.

Dessa forma, você aumenta a quantidade de opções de produtos vendidos e entregues, além de ajudar a construir a imagem de que sua empresa é mais acessível do que as outras.

Afinal, em caso de divergência prevalecerá o menor preço, em grande parte dos casos.

Ah! E quando puder, faça e anuncie aos quatro cantos do mundo promoções bacanas. Essa é sempre uma estratégia interessante para atrair e cativar novos clientes.  

Mas, cuidado! As promoções são válidas apenas se não acarretar transtornos e/ou atrasos financeiros.


Dica nº6: explore os pontos positivos da sua loja

Nessa última dica infalível para vender álbum para formatura, amigo lojista, eu te convido a fazer uma reflexão honesta e atenta consigo mesmo.

Portanto, pare e pense: o que há de positivo no seu estabelecimento?

São os preços mais em conta?  A diversificação dos tipos de álbum para formatura que você oferece? Ou será o bom atendimento e as diversas formas de pagamento que auxiliam a finalização da compra?

O que você acha que fica na cabeça do seu cliente antes, durante e após a contratação do seu serviço?  

Em linhas gerais, o que leva um visitante de primeira viagem se tornar o seu contratante de carteirinha e indicar o seu serviço para outras pessoas?

Pense e depois disso coloque todos os pontos positivos que você diagnosticou no papel.

É de extrema importância que você identifique as qualidades da sua loja, para que, ciente disso, você trabalhe com eles de forma estratégica.

Assim, você será conhecido justamente por oferecer tais vantagens. Este será o seu diferencial competitivo!

Afinal, são muitos os fatores que um cliente leva em consideração na hora de comprar álbum para formatura.

Por isso, procure se destacar e construir a imagem de sua loja a partir dos aspectos que contam ao seu favor. À longo prazo, isso ajudará a manter o seu negócio consolidado no mercado.

Álbuns fotográficos de qualidade: o melhor diferencial

Não tem diferencial melhor do que oferecer produtos de qualidade! A Photoalbum Universal atua no mercado há 56 anos e oferece serviços especializados e soluções em imagens que atendem às necessidades dos seus parceiros.

Inovação e qualidade estão presentes em nosso dia a dia. Estamos equipados com a mais alta tecnologia em equipamentos para recepção, tratamento, impressão e encadernação de imagens.

Nosso controle de processos é rigoroso e, por isso, garantimos aos nossos clientes produtos exclusivos e de excelência.

Somos referência no mercado fotográfico, fazendo com que a proximidade com o cliente seja uma das nossas metas. Isso só é possível porque fazemos da arte de produzir álbuns uma paixão.

Convidamos você para conhecer nossos produtos, baixe nosso catálogo gratuito para conferir todas as atuais tendências do mercado.

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