As histórias por trás de 8 fotografias famosas

As fotografias são importantíssimas para a sociedade, porque através delas conseguimos registrar desde as coisas mais simples, até importantes eventos e fatos que ficarão marcados na história através de fotografias famosas.

Inclusive, foi através dela que surgiram dois dos mais importantes meios de comunicação da sociedade: o cinema e a televisão.

É através das lentes que momentos marcantes se transformam em fotografias famosas, e é isso que vamos entender no artigo de hoje: por que algumas dessas imagens se tornaram tão relevantes para a história da fotografia?

Qual a importância da fotografia para a sociedade?

A fotografia consegue proporcionar histórias, sensações e inúmeras interpretações com um simples momento congelado e registrado.

É como o antigo provérbio chinês diz: “uma imagem vale mais que mil palavras”.

É graças às fotos que podemos acessar instantes que já passaram e tiveram significados importantes para nós ou para toda a sociedade.

Muito mais que simples registros, elas são a expressão eterna do que foi capturado, perpetuando aquele momento através de gerações.

Fotografias famosas e seus contextos

Agora vamos conhecer algumas das fotografias famosas mais conhecidas da história, por carregarem grandes significados por trás delas.

01# A garota e o abutre

fotografia famosa da garota e o arbutre

Essa imagem foi registrada em 1993 pelo fotojornalista Kevin Carter e retratou a gravidade da fome no Sudão enquanto o país era arrasado por um longo período de guerra civil. 

A fotografia famosa foi tirada durante uma pausa de 30 minutos durante uma missão em que a ONU distribuiu suprimentos básicos para uma aldeia necessitada. 

O grande impacto da imagem se dá ao retratar a extrema desnutrição de uma criança, que por sua vez estava sendo rondada por um abutre, animal que se alimenta de carniça e restos mortais de outros seres vivos.

Portanto, o significado para muitos foi de que a criança estava na iminência da morte.

A imagem foi vendida para o The New York Times e logo viralizou em jornais ao redor de todo o mundo.

No ano seguinte, ganhou o Prêmio Pulitzer, um dos maiores prêmios mundiais referentes a trabalhos de excelência no jornalismo, na categoria Fotografia Especial.

Entretanto, Carter passou a ser muito criticado por ter fotografado a garota ao invés de ajudá-la.

Atormentado pelas críticas e pelas lembranças de raiva, sofrimento e dor, o fotógrafo entrou em depressão e tirou a própria vida um ano após o seu importante registro.

02# O bombeiro e o koala

O bombeiro e o coala protagonizam uma das fotografias famosas desse artigo

Em 2009, um terrível incêndio florestal na austrália matou cerca de 173 pessoas e deixou outras 7.500 desabrigadas.

Em meio ao caos, uma cena chamou a atenção de bombeiros que passavam pela área: uma coala, Sam, e seu companheiro, Bob, se moviam cautelosamente sobre as suas patas queimadas em meio à floresta devastada pelo fogo, coberta de fuligem e com as temperaturas bastante elevadas.

Tree, que é bombeiro voluntário há 26 anos, começou a segui-los.

Ele afirmou que é extremamente raro se aproximar tanto de um coala e por isso pediu para que seu colega gravasse, portanto, responsável por essa fotografia famosa.

“Foi incrível, ela se virou, sentou-se e de certa forma me olhou, como se me dissesse para tirá-lo daquele estado deplorável”.

Em seguida o bombeiro pegou uma garrafa d’água e o animal bebeu. “Ela tentou alcançar a garrafa, quase como um bebê”. 

Sam e Bob foram levados a um abrigo para animais, onde puderam se recuperar completamente.

Essa é uma das fotografias famosas mais emocionantes do mundo.

03# A menina da Guerra do Vietnã

fotografias famosas: a garota vietnamita

Essa fotografia foi feita em 8 de junho de 1972, e capturou o momento em que Kim Phuc Phan, garota vietnamita com então 9 anos de idade, corria desesperada em companhia dos seus irmãos após um ataque aéreo.

O contexto da fotografia famosa é estarrecedor: com o corpo nu e a expressão de terror, Kim havia sido atingida por Napalm, uma bomba química que causa quemaduras graves na pele em contato com o produto. 


Posteriormente, a garota teve que passar por diversos processos de enxerto de pele devido às queimaduras em grande parte das suas costas, nuca e braço esquerdo. 

Hoje em dia, Kim está com 46 anos e vive no Canadá.

Recentemente lançou sua biografia, entitulada “A menina da foto – Minhas memórias: Do horror da guerra ao caminho da paz”, com o intuito de usar a sua fotografia famosa para impulsionar uma campanha em razão da paz.

04# Cirurgião e seu paciente

Aqui, um médico depois de uma cirurgia de 23 horas protagoniza uma das fotografias famosas dessa série

Essa imagem foi escolhida como a melhor foto de 1987, pela National Geographic, e é até hoje uma das fotografias famosas mais compartilhadas.

Na foto, o Dr. Zbigniew Religa está observando os sinais vitais de seu paciente após uma cirurgia cardíaca que durou 23h. 

O transplante era considerado quase impossível nessa época, entretanto, a cirurgia foi um sucesso total. O paciente está vivo até os dias de hoje.

A imagem retrata todo o cansaço físico – e possivelmente também emocional – após essa longa cirurgia.

Ao fundo, no canto direito, podemos observar uma das auxiliares dormindo com sinais de exaustão, o que deixa ainda mais evidente todo o esforço que foi necessário para fazer essa marcante cirurgia.

Mais do que deixar evidente todo o cansaço da equipe, essa premiada fotografia serviu para mostrar que sim, é possível alcançar algo que até então seria considerado por muitos como impossível.

O que não significa que seja simples e fácil. 

05# Ativista de Manaus

fotografias famosas: a indígena e o seu filho em meio à desocupação de terras

Esse clique, feito por Luiz Vasconcelos, foi publicado no dia 8 de junho de 2008.

A fotografia famosa retrata o perpétuo processo de violência policial contra os povos indígenas, e rodou o mundo com duras críticas à situação.

Por seu grande impacto emocional e sua grande importância enquanto registro jornalístico, ganhou a Comenda de Honra ao Mérito pela Assembleia Legislativa do Estado e outros muitos prêmios, incluindo o World Press Photo, um dos mais prestigiados do fotojornalismo mundial. 

Na imagem, a Tropa de Choque da Polícia Militar do Amazonas avança contra e agride uma indígena que, além de grávida, carregava seu filho pequeno no colo, durante uma reintegração de posse de um terreno em Manaus.

À época, muitos questionamentos foram feitos sobre a conduta dos policiais em questão e uma grande polêmica acerca dos direitos indígenas foi reacendida.

Essas discussões só puderam ser feitas devido ao inteligentíssimo registro feito pelo Luiz Vasconcelos, senão, poderia ter passado em branco como tantas outras situações que não ganham atenção por não terem sido registradas.

06# Papel de parede Windows

O papel de parede do windows xp é uma das fotografias famosas mais vistas do mundo

Em 1995, o fotógrafo Chuck O’Rear, do National Geographic, tirou esta foto das planícies em Sonoma, nos Estados Unidos. 

Pode-se dizer que é uma fotografia famosa mais que especial, né? Dá atpé nostalgia.

Estima-se que seja a imagem mais vista da história, por ter sido tela inicial do Windows XP, sistema operacional utilizado pela maioria quase absoluta dos computadores na decada de 2000. 

O fotógrafo não sabia que a imagem seria utilizada para tal fim, e confessa: “Se eu soubesse o quão popular ela se tornaria e quantos computadores estariam com ela, eu teria feito um trato e comentado ‘apenas me dê alguns centavos para cada vez que ela for vista’. Isso seria um negócio melhor”.

A Microsoft descobriu a imagem em uma agência de fotografias que Bill Gates fundou em 1989.

Os arquivos não estavam com uma qualidade boa, então a empresa procurou o fotógrafo em busca da original.

Foi quando a Microsoft disse a O’Rear ‘aqui está uma passagem de avião, nos traga aquela imagem, ela é muito valiosa’”.

07# O homem caindo

Fotografias famosas: o homem que se jogou das torres gêmeas

Essa fotografia famosa é conhecida em todo o mundo pelo nome de “The Falling Man”, em portugês se traduz como “O Homem Caindo”.

Ela foi feita pelo fotógrafo Richard Drew, às 9:45h da manhã do dia 11 de setembro de 2001, durante o ataque ao World Trade Center.

Pelo menos 200 pessoas que estavam no prédio preferiram se jogar em queda livre a morrer sufocado pela fumaça ou queimado pelas chamas do incêndio.

Entretanto, a morte dessas pessoas foi contabilizada como homicídio, e não suicídio, tendo em vista que foi um ato de extremo desespero quando não parecia haver outra opção menos sofrida frente ao ataque terrorista. 

A foto dá a impressão de que o homem caiu diretamente de cabeça para baixo, entretanto, ele estava girando descontroladamente no ar e essa posição foi coincidência com o momento do clique. 

Essa imagem foi estampada no The New York Times na edição do dia seguinte, 12 de setembro de 2001, e sua aparição foi muito criticada, fazendo com que ela não fosse usada com frequência devido a escandalização.

Mais tarde, o homem foi identificado como Jonathan Briley, um chef de cozinha de 43 anos que trabalhava no Windows on the World, restaurante instalado nos 106º e 107º andares.

08# O rebelde desconhecido

A fotografia famosa do rebelde chinês

Também conhecido como o homem dos tanques, ele foi um misterioso rapaz que ficou de pé em frente a uma coluna de tanques chineses, forçando-os a parar, durante os protestos na Praça da Paz Celestial em Pequim, em 5 de junho de 1989. 

Depois de bloquear os tanques por vezes seguidas, o homem escalou até o topo do primeiro tanque e conversou com o piloto, que por sua vez, havia ido contra as ordem de seguir em frente e passar por cima do homem.

Uma filmagem mostra duas pessoas levando o homem embora, que some na multidão. 

Muitos acreditam que ele foi levado pela polícia secreta e foi um dos executados no dia, uma vez que o governo chinês nunca identificou o homem após as fotos se tornarem públicas.

Essa imagem foi tirada pelo fotógrafo Jeff Widener e se tornou uma grande fotografia famosa, das mais compartilhadas ao redor do mundo.

Vinte anos depois, em 2009, um outro fotógrafo mostrou uma fotografia de um ângulo inédito, tirada do solo, apenas a alguns metros de distância do homem.

As imagens dessa publicação são dignas de um álbum fotográfico profissional!

Chegamos no fim de mais um artigo e gostaríamos de saber:

Quantas dessas fotografias famosas você já conhecia?

O que a fotografia significa para você?

Você a considera também como algo importante para construir a história?

Se quiser aprender mais sobre fotografia e conhecer as principais técnicas de como tirar fotos incríveis, além de ficar por dentro do que acontece no mercado fotográfico, você encontra todas essas informações em nosso blog

Na Photoalbum você tem tudo o que precisa saber sobre o universo fotográfico.

Conte com os nossos serviços para entregar o melhor resultado para os seus clientes e decole a sua carreira. Entre em contato conosco para conhecer os nossos produtos.

Somos referência no mercado fotográfico e estamos a postos para melhor atender você.

Se você gostou deste artigo, poderá gostar também:

Comments

comments

Copyrights © - Todos os Direitos Reservados.
Powered by Print One