Saiba como ganhar dinheiro extra vendendo fotos para banco de imagens

Já parou para pensar que a internet representa uma grande oportunidade para fotógrafos profissionais ganharem uma renda extra?

A comercialização de fotografias em banco de imagens é uma das alternativas para essa diversificação e, de quebra, te dá a chance de ampliar a sua visibilidade como fotógrafo.

As opções de sites para venda são diversas, entre nacionais e internacionais.

Separamos dicas e listamos os principais sites para você começar a ganhar dinheiro com fotografias imediatamente!

O que é e como funciona um banco de imagens?

Banco de imagens são plataformas digitais que disponibilizam fotografias e imagens de alta qualidade para o uso  de terceiros, com fins pessoais ou comerciais.

Essa imagem de alta resolução é disponibilizada mediante o pagamento do interessado no uso da fotografia, remuneração essa que varia de acordo com o site.

As fotografias de banco de imagens são, em geral, utilizadas para fins publicitários, como redes sociais digitais, outdoors, foto de destaque para blog post etc. São compradas por editoras, agências de publicidades, profissionais liberais (como designers), departamentos de comunicação de empresas entre outros.

O diferencial na aquisição dessas imagens está no fato de desburocratizar o uso de direitos autorais: o cliente compra a imagem e, juntamente, o direito de uso dessa.

No geral, o fotógrafo concede uma licença de royalty free.

Royalty free (livre de royalties)  é um tipo de licenciamento de obras, – geralmente fotografias ou músicas -, no qual quem adquire a produção tem o direito de usá-la para qualquer fim – desde que esteja de acordo com os termos da licença – , isentando, assim, o contratante de pagar valores adicionais.

O funcionamento das licenças

Quando se disponibiliza uma produção na internet, seja foto, seja texto, seja música etc., é preciso definir uma licença de uso, na qual são descritas as possibilidades de utilização. O autor determina, nesse caso, se a obra pode ser reproduzida, distribuída, transformada, entre outras possibilidades.

Por que apostar nesse mercado fotográfico?

Banco de imagens têm se tornado muito populares entre os fotógrafos e entre os profissionais que compram essas imagens. Porém, ainda há resistência por parte dos fotógrafos em vender suas fotos para site de imagens.

Essa objeção está, por vezes, associada ao valor pago pelos sites, porém, eles facilitam todo o processo de venda de imagens com as quais você poderia não ter nenhum retorno financeiro, se ficassem paradas no seu HD.

As facilidades estão relacionadas ao processo de pagamento e entrega da fotografia. Sem contar que você não precisará se preocupar com o risco de plágio.

É um mercado que tem crescido nos últimos tempos devido a preocupação das empresas em divulgar sua imagem e conteúdos em seus sites e nas redes sociais.

Ou seja: é realmente um mercado promissor e sua oportunidade de aumentar a renda mensal.


Dicas para vender imagens para sites

Contar com fotografias suas em bancos de imagens não é o suficiente para garantir que você irá lucrar com essas imagens. É preciso que o público queira adquiri-las. E fazer com que o público goste das suas imagens depende de você.

É importante que você produza imagens de alta qualidade, tanto no sentido técnico, quanto no sentido da composição.

Para isso, listamos alguns cuidados para você fazer muito sucesso com suas fotos em banco de imagens de todo o mundo.

Invista em bons equipamentos fotográficos

A qualidade da foto de ser o principal ponto de atenção na hora de disponibilizar suas imagens em um site de venda. Sem cumprir esse pré-requisito mínimo, ela sequer será aceita para comercialização.

Por isso, certifique-se de que seu equipamento fotográfico possibilita o registro de boas imagens. Isso, claro, atrelado à técnica fotográfica que você deve dominar.

No geral, os bancos de imagens pedem que seus arquivos tenham no mínimo, 1MB. Porém, essas especificações variam de site para site.

Ah! Outra dica é, sempre que possível, utilizar um tripé para evitar tremores nos registros.

Tenha um olhar apurado e conheça técnicas de composição

Conhecer regras básicas de composição como regra dos terços, linhas horizontais e  contrastes, se atentar à luz a às oportunidades de clique também irão fazer você se destacar em meio às fotos disponíveis em um site.

Busque por referências

Antes de enviar suas fotos para banco de imagens, visite o site para o qual deseja disponibilizar suas fotografias e os concorrentes também, para que você tenha essas referências fotográficas.

Entenda o perfil das fotos para saber quais têm mais apelo comercial.

Não modifique suas imagens

Evite editar ou retocar suas fotos. Não adicione filtros ou efeitos.

Os sites costumam ter equipes próprias para realizar essas ações, portanto, só o faça se assim for solicitado nas regras de upload.

Tenha autorização de uso de imagens

Afinal, você quer ganhar uma grana extra, não conseguir um ótimo motivo para ter dor de cabeça, não é mesmo?

Se for fotografar pessoas, você precisa ter a autorização de uso imagem, pois essas fotos poderão ser utilizadas em campanhas onde esses rostos serão estampados.

Clique para ter acesso ao termo de autorização do modelo. Tenha-o impresso sempre em mãos.

Valorize fotos que nunca saem de moda

É sempre interessante realizar a produção de fotos mais modernas, mas investir em fotos genéricas o fará ter um bom retorno financeiro.

Fotos de crianças, família reunida, animais, natureza, amigos.

Mais uma vez, pesquise antes de registrar as fotos, busque pelas mais baixadas para entender o que o público mais procura.

Fotografe tendências

Assim como as fotos mais clássicas não têm validade e podem ser compradas em qualquer período, estar atento às tendências de mercado pode lhe garantir um retorno financeiro significativo.

Esteja atento aos assuntos do momento: discussões políticas, greves, profissões em alta.

Essas fotos podem ser utilizadas na produção de conteúdo de sites, por exemplo, que na falta de um fotógrafo na equipe, vão recorrer a um banco de imagem.

Conheça os 8 melhores sites para vender suas imagens

Agora que você já sabe que é fácil e possível diversificar sua renda como fotógrafo, te apresentaremos os melhores sites do mercado para que você realize suas vendas o quanto antes.

Getty Images / iStock

Apesar de estarem em domínios diferentes, os dois sites fazem parte da mesma empresa e, ao fazer o cadastro, você pode escolher para qual irá disponibilizar seu trabalho.

No Getty Images a comissão é de 20%.

No iStock o valor da comissão é de 15%. Porém, se o fotógrafo decidir contribuir exclusivamente para o iStock, o valor de retorno aumenta entre 25% e 45%.

Nos dois sites, cada vez que alguém comprar sua foto, você recebe uma comissão.

Conheça a política completa na lista de FAQs da Getty Images.

Shutterstock

O Shutterstock é o site mais famoso de venda de fotos do mercado.

Ele também leva em consideração o tipo de compra que o usuário fez: se foi uma única foto ou por meio de assinatura.

O fotógrafo ganha, em média, 30% de royalties.

123RF

O 123RF concede prêmios aos fotógrafos do banco de imagens por meio de pagamento de comissões entre 30% e 60%. O percentual é definido de acordo com a quantidade de fotos enviadas para o site.

Alamy

Esse é o site com uma das melhores comissões do mercado. O Alamy paga 50% de royalties aos fotógrafos e não exige que eles trabalhem exclusivamente para a plataforma.

Bigstock Photos

O Bigstock Photos é um site que está também disponível em português e com logística de venda bem simples: basta que o fotógrafo faça um cadastro e acompanhe um tutorial.

As fotos passam por um processo de aprovação antes de serem disponibilizadas no site.

Porém, esse é o site com maior complexidade na política de pagamentos do fotógrafos, levando em consideração quesitos como a forma de pagamento dos compradores, por exemplo.

A comissão aumenta de acordo com a performance de downloads.

Dreamstime

A tabela de retorno do Dreamstime varia entre 20% e 60%.

O valor da comissão aumenta de acordo com o volume de vezes que sua foto é baixada. A venda exclusiva para os site também aumenta o valor da comissão em 10%.

PhotoShelter

O PhotoShelter oferece uma modalidade diferente de venda de imagens. Trata-se de um e-commerce, no qual você pode montar seu site para a venda de fotos, sem que seja preciso dividir os royalties.

Fotofolia

O Fotofolia é o banco de imagens da Adobe. A comissão paga aos fotógrafos é de 33%.

Comece agora mesmo

Como você viu, é simples diversificar a sua renda e você pode começar agora com fotos que você já tem em casa.

A partir de agora, esteja sempre atento à qualidade e composição de qualquer foto que você for registrar, tendo em mente que ele pode ser a sua próxima oportunidade de melhorar sua renda.

Conheça a Photoalbum Universal

A Photoalbum Universal atua no mercado desde 1962 anos. A empresa oferece serviços especializados e soluções em imagens que atendam às necessidades de nossos parceiros.

Inovação e qualidade estão presentes em nosso dia a dia. Estamos equipados com a mais alta tecnologia em equipamentos para recepção, tratamento, impressão e encadernação de imagens.

Nosso controle de processos é rigoroso e por isso garantimos aos nossos clientes produtos exclusivos e de excelência.

A Photoalbum Universal é referência no mercado fotográfico porque a proximidade com o cliente é uma de nossas metas. Isso só é possível porque fazemos da arte de produzir álbuns uma paixão.

Convidamos você para conhecer todos os nossos álbuns fotográficos!

Estamos esperando seu contato.

Comments

comments

Copyrights © - Todos os Direitos Reservados.
Powered by Print One