Câmeras fotográficas para iniciantes: saiba qual comprar

Entrar no mercado de trabalho para viver de fotografia é o desejo de muitos profissionais que são apaixonados pela arte de registrar momentos em imagens. 

Porém, ingressar nessa área requer conhecimento, experiência, bastante prática e materiais de boa qualidade. Se você está iniciando a carreira fotográfica, este artigo é para você.

A Photoalbum vai apresentar os melhores modelos de câmeras fotográficas para iniciantes, bem como algumas dicas de como escolher seu equipamento segundo a área que você deseja ingressar.

Vamos lá?

O que analisar antes de comprar uma câmera profissional

Sabemos que o profissional que está iniciando a carreira fotográfica tem muitos gastos com cursos e especializações.

Por conta disso, o investimento para equipamentos acaba se tornando relativamente baixo. Mas, isso não significa que esses materiais serão de pouca qualidade.

Existem muitas câmeras fotográficas para iniciantes que têm preços acessíveis e oferecem ferramentas capazes de capturar imagens de qualidade.

Observando esses fatores, vamos apresentar alguns pontos importantes que devem ser considerados antes de comprar a sua câmera profissional.

Estipule um orçamento disponível

Esse é o primeiro fator que deve ser analisado. Qual o orçamento disponível para investir nos equipamentos?

Lembre-se que seus gastos não vão cessar ao comprar a câmera profissional. Você também precisará adquirir as lentes, a depender da área que quer seguir.

Então, defina um valor e descarte as opções de câmeras que ultrapassem seu orçamento estabelecido.

Além disso, você tem que lembrar que deve separar uma parte desse orçamento para investir em bons álbuns de fotografias para entregar as fotos reveladas dos seus clientes. 

Por isso, busque por empresas que tenham boa reputação no mercado. Ficou interessado em conhecer álbuns fotográficos? Confira os produtos Photoalbum.

Você sabe que existem excelentes cursos de fotografia online que podem agregar no seu currículo ? Confira as indicações da Photoalbum.

Busque pela disponibilidade e preço dos equipamentos 

É muito difícil fazer um trabalho fotográfico de qualidade apenas com uma câmera e um tipo de lente.

Então, pesquise quanto custam os equipamentos da câmera que você comprou para, quando possível, adquiri-los.

Tripés, lentes, flashes externos, disparador, controle remoto, etc. são acessórios que auxiliam muito nos trabalhos fotográficos.

Por isso, fique atento à gama de equipamentos que a marca oferece.Câmeras fotográficas para iniciantes e dicas de tendências para 2019

Contudo, você sabe com que tipo de fotografia deseja trabalhar? Isso influencia bastante na hora de escolher o melhor equipamento.

Mais abaixo vamos falar um pouco sobre cada área da fotografia, além de apresentar dicas dos equipamentos que atendem melhor cada demanda.

Qual diferença entre câmera semiprofissional, profissional e compacta?

É preciso compreender a diferença entre os tipos de câmeras fotográficas para iniciantes para que você possa escolher a que melhor vai atender sua demanda e assim não corra o risco de perder dinheiro ao investir em equipamentos desnecessários.

Tenha em mente que a qualidade das câmeras não têm relação com seu tamanho, e nem a possibilidade da troca de lentes faz dela uma câmera profissional

Vamos entender as especificações de cada tipo:

Câmera compacta

Também conhecida como câmera amadora, ela não oferece muitos recursos para o usuário que deseja utilizá-la para fins profissionais.

Mas, para quem deseja registrar momentos sem compromisso, uma câmera de celular realiza perfeitamente o papel de fotografar. 

Uma característica marcante da câmera compacta é o tamanho do sensor, que é bem menor que as câmeras semiprofissionais e profissionais. Isso diz respeito à qualidade da imagem quando for revelada.

Então, esse tipo de máquina não é indicado para fins profissionais.

Câmera semiprofissional

As câmeras semiprofissionais oferecem mais recursos quando comparada às câmeras compactas, e não exigem tanto conhecimento técnico como a profissional.

Elas apresentam maior facilidade para manusear em modos automáticos e DRH, por exemplo. 

As câmeras semiprofissionais possuem uma construção menos resistente que as câmeras profissionais.

As semiprofissionais não têm compatibilidade com todos os formatos de imagem e não oferecem um sensor tão grande quanto às profissionais. 

Esses modelos de câmeras têm muita semelhança na aparência quando comparadas às câmeras profissionais.

Porém, são as configurações e recursos que pesam na hora de escolher qual equipamento comprar.

Câmera profissional

Para quem está buscando por câmeras profissionais para iniciantes, indicamos começar por uma câmera profissional.

Apesar de parecer difícil de manuseá-la, com o tempo você pega a prática e não precisará fazer novos investimentos, como no caso de ter comprado uma câmera semiprofissional.

As câmeras profissionais, apesar de estarem relacionadas ao tipo DSLR (Digital Single-Lens Reflex), por vezes, apresentam características  muito semelhantes às câmeras compactas.

As especificações das câmeras fotográficas profissionais que as difere das demais são:

  • compatibilidade com mais formatos de imagens;
  • tamanho maior do sensor;
  • permite ajustes manuais e acesso às configurações e controles;
  • permite acoplar acessórios externos, como flashes, disparador, controle remoto etc.;
  • resistência e durabilidade (o corpo das câmeras profissionais são mais resistentes que outros tipos de câmera).

Sabendo das características que diferem os dois tipos de câmera, esperamos que você consiga perceber que, desde já, investir em uma câmera profissional é vantajoso mesmo para quem está iniciando. 

Apesar do preço um pouco mais elevado, investir inicialmente em uma câmera profissional evitará que você precise comprar outra câmera em curto prazo, no caso de ter adquirido uma semiprofissional.


Uma câmera para cada área da fotografia

Se você é um fotógrafo novo na área e busca por câmeras fotográficas para iniciantes, vamos te lembrar da importância de investir em materiais com boa qualidade, mesmo que você ainda não tenha muitos clientes.

Trabalhar com fotografia exige uso intenso dos equipamentos, o que pode gerar uma sobrecarga naqueles que são feitos por materiais mais baratos. 

Investir em câmeras de qualidade avançada vai garantir segurança em saber que o equipamento não vai deixar você na mão.

Confira as tendências do mercado de fotografia e venda muito mais!

Casamentos e eventos

Para esse tipo de trabalho, é válido investir em equipamentos mais resistentes e mais ágeis. 

Alguns modelos de câmeras fotográficas para iniciantes que atendem perfeitamente a demanda e oferecem um bom custo-benefício são:

  • Canon 80D;
  • Nikon D7500;
  • Fuji XT-30. 

Essas câmeras costumam oferecer foco automático mais rápido e melhor quando há pouca luz em relação a outros modelos disponíveis no mercado. 

Além disso, possuem uma construção mais robusta, o que as torna perfeitas para a correria do dia a dia de um fotógrafo.

Uma câmera que tem bom desempenho no escuro dispensa o uso de equipamentos de iluminação artificial ponto que permite você fotografar com mais rapidez. 

Então, procure por esses equipamentos e, mais para frente, invista em câmeras mais avançadas.

Esportes ou assuntos em alta velocidade

Dentre os modelos de câmeras fotográficas para iniciantes, existem as que possuem capacidade de disparar várias fotos em pouco espaço de tempo.

As Canon 7D Mark II, Sony a6500, Nikon D500 e Fuji XT-2 (utilizar com a battery grip) são notáveis nessa função .

A possibilidade de captar muitas imagens em um curto espaço de tempo é uma grande vantagem para quem trabalha com fotografia de esportes. 

Caso esteja procurando por algo mais avançado, existem câmeras como a Canon 1D-Mark II e a Nikon D5s, porém seu preço pode ser comparado ao de um carro popular.

Gravação de vídeos em HQ (High Quality)

Atualmente, as marcas que têm mais investido na qualidade das gravações de vídeos são a Canon, Sony e Fuji.

As câmeras fotográficas e filmadoras mais vendidas são da Canon e indicamos decidir entre a 6D Mark II e 80D. 

Porém, se esses vídeos exigirem uma qualidade impecável, opte pelas câmeras da Sony (a6500 ou A7sIII), que é a marca mais avançada em termos de vídeo, oferecendo equipamentos menores e mais leves.

As câmeras da marca Panasonic (GH5s) e Fuji (X-H1) ficam um pouco atrás das da Sony, mas atendem à sua necessidade de forma tão eficaz quanto a da Sony.

Macrofotografias

A capacidade de fotografar objetos pequenos como insetos, jóias e detalhes mínimos não depende da câmera em si, mas sim da lente. 

Para quem está começando e deseja adquirir uma linha de lentes objetivas por um preço acessível, pode contar com a linha Nikkor Micro, da Nikon.

Uma linha um pouco mais avançada é a da Canon, com a famosa MP-E 65mm e f/2.8, podendo ampliar em até 5x característica que não se encontra em outra fabricante.

Paisagens

Uns dos modelos mais conhecidos para fotografia de paisagem são da Nikon (D750), Fuji em modelo um pouco mais portátil (X-T3) e Canon (5D Mark IV e Pentax K-1).

Essas câmeras possuem um dispositivo chamado weather sealing, que tem como função vedar a estrutura da sua câmera contra frio, poeira, umidade e respingos de líquidos.

Todavia, esses modelos são muito avançados, o que acarreta num preço bastante elevado.

Dicas Photoalbum: as melhores câmeras fotográficas para iniciantes

Agora que você já sabe da importância de analisar alguns fatores antes de adquirir sua câmera e quais modelos são melhores para cada tipo de área, vamos apresentar para você alguns modelos de câmeras fotográficas para iniciantes.

Canon 6D

dicas de câmeras fotográficas para iniciantes

Esta é uma das câmeras fotográficas para iniciantes mais barata que o mercado oferece, pois dispõe de modo para vídeo e tem GPS e Wi-Fi embutido.

Canon T5i

câmeras fotográficas para iniciantes com dicas especiais

Outro modelo de câmera fotográfica para iniciantes é a T5i. Possui excelente qualidade de imagem, grava vídeos em full HD, tem lentes intercambiáveis e tela móvel, permitindo acompanhar enquadramento e foco, ao mesmo tempo.

Nikon D3400

câmeras fotográficas para iniciantes, saiba qual escolher

Apesar de ser uma câmera simples, oferece altíssima qualidade de imagem. Possui foco preciso e veloz. É uma das melhores lentes do mercado em sua faixa de preço. 

O que achou do artigo? Já conseguiu escolher o seu equipamento dentre as opções de câmeras fotográficas para iniciantes disponíveis no mercado?

Acompanhe o blog Photoalbum para se manter atualizado nas novidades do mercado!

Se você gostou deste artigo, poderá gostar também:

 

Comments

comments