Descubra como atrair clientes para sua loja!

Muitos profissionais que trabalham com varejo tentam [em vão] descobrir como atrair clientes para loja.

Mas na busca dessa solução, eles esquecem de vícios comuns que influenciam no afastamento desses consumidores, como:

  • aquisição de mercadorias ruins na mão de fornecedores sem credibilidade;
  • descaso com os visitantes no momento do atendimento;
  • desconhecimento das características dos produtos que oferecem;
  • invenção de promoções falsas;
  • e o não conhecimento da importância do pós-venda.

Esses são pecados do cotidiano que você deve eliminar…

Por este motivo, escrevemos o artigo para te ensinar como você pode fazer o fluxo de visitantes do seu estabelecimento aumentar de uma vez por todas!

Está preparado? Então acompanhe até o final este blog post e confira o que deve ser feito.

Como atrair clientes para loja? Veja o que você precisa fazer

1. Ofereça produtos de excelência

Se coloque no lugar do consumidor e responda a seguinte questão:

Você compraria os itens que sua loja oferta?

Essa pergunta é primordial para quem pretende vender produtos de excelência, pois se a resposta for não, com certeza você irá obter resultados financeiros negativos.

Venda o que você acredita que contribui para a satisfação e resolução de problemas dos seus clientes.

O produto é a essência de todo negócio varejista, é a principal das razões que fazem o visitante se sentir atraído a visitar seu estabelecimento.

Ele vai à loja em busca de adquirir algo que supra suas necessidades – as mais diversas -, e para fazer com que o cliente sinta desejo de comprar aquele item são os valores atribuídos a ele, como: a utilidade do material, a qualidade, durabilidade, design, etc.

Óbvio que existem outros fatores importantes que influenciam nessa decisão, como o custo para aquisição, a localidade do estabelecimento, as ações de comunicação…

Porém, nada disso adianta se o que você oferta não o satisfaça. Os clientes irão se decepcionar e começarão a visitar seus concorrentes.

Portanto, para que isso não aconteça, você deve estabelecer relações comerciais com fornecedores de credibilidade que se preocupam em prestar assistência em caso de devolução, conserto, etc., além de apenas vender o produto.

Nós da Photoalbum Universal, por exemplo, somos referência tanto na qualidade do que produzimos quanto no relacionamento que prezamos entre a empresa e nossos clientes.

Então, se você quer saber onde comprar álbuns fotográficos, já sabe quem procurar!

Para finalizar, verifique se o cliente está satisfeito com o produto que adquiriu. A opinião deles é relevante para que você obtenha insights que façam seu negócio melhorar.

2. Gerencie a imagem da sua marca junto ao cliente

Qual a imagem da sua loja que você quer que os clientes tenham? Como elas, de fato, a enxergam?

Seu desafio é alinhar esses dois elementos com o objetivo de fazer com que haja coerência entre o que foi estabelecido no seu plano de negócio – filosofia e políticas organizacionais – e a maneira como os potenciais compradores percebem o seu negócio.

Além disso, é interessante elaborar um plano de marketing que defina como você quer posicionar sua empresa na mente do consumidor.

Agora isso não pode ficar só no papel. Os clientes dão credibilidade aos negócios que alinhem a maneira como um empreendimento é dirigido e o discurso adotado pela marca.

Isto porque todos vêem verdade em empresas que “cumprem o que falam”, não é mesmo? Assim, as pessoas se sentem à vontade para visitar sua loja quando quiserem.

3. Faça ações de merchandising eficazes

Merchandising é a atividade que busca evidenciar o produto que você deseja ofertar no ponto de venda, seja na forma em que as mercadorias estão dispostas nas prateleiras, na confecção da vitrine ou ao fazer com que os clientes experimentem o que você está a oferecer.

Um dos seus objetivos deve ser influenciar o visitante da sua loja a adquirir um item por impulso, em razão da emoção.

Uma ação de merchandising eficaz aumenta o desejo de compra dos clientes e potencializa o fato da maioria deles optar por comprar um produto quando já estão no estabelecimento.

Mas como pôr isso em prática?

Você pode pesquisar em livros, artigos na internet ou fazer benchmarking para definir a melhor estratégia!

4. Pratique preços justos e atrativos

O preço é um dos fatores que mais atraem um consumidor, desde que ele seja justo e esteja de acordo com o valor que o produto possui.

Para defini-lo, você precisa considerar seus custos operacionais, o perfil do seu público-alvo, a margem de lucro que você precisa ter, entre outros fatores.

Caso queira saber mais sobre o assunto, recomendo que você leia nosso artigo que fala sobre marketing para varejo.

Contudo, uma coisa é verdade: todo cliente gosta da palavra “promoção”.

E seria essa a solução da sua questão sobre como atrair clientes para loja?

Não.

Essas ações precisam ser bem pensadas para que os consumidores não pensem que os preços promocionais são os praticados normalmente.

Muitos lojistas fazem isso o ano inteiro como forma de enganar os compradores, quando na verdade eles já têm conhecimento sobre as práticas do estabelecimento e sabem que não vão ganhar nenhum benefício.

Os clientes então passam a gerar e propagar uma imagem negativa sobre seu negócio.

5. Proporcione uma experiência marcante ao cliente

Apesar do produto ser o principal elemento de atração, o que encanta o cliente é a experiência de compra que ele teve.

Faça com que o visitante sinta prazer ao estar na sua loja e explore isso em alguns aspectos, como o atendimento e o apelo aos sentidos (aroma marcante, luzes, som, cores, layout da loja, etc.).

Isso faz com que as pessoas criem simpatia com a marca e divulgue seu negócio para potenciais compradores.

6. Adote uma operação omnichannel

Mas o que significa isso?

Para saber o conceito dessa operação, recomendamos que leia nosso blog post sobre marketing para varejo, que também aborda esse tema.

A dica é para quem trabalha com e-commerce: é importante integrar o estoque dos seus produtos da loja física para a digital para que ele adquira um item pela internet e retire no próprio estabelecimento.

Essa é uma excelente forma de atração, pois assim o comprador ao visitar sua loja entra em contato com o ambiente interno do ponto de venda e tem acesso a produtos relacionados ao que ele adquiriu!

7. Utilize o marketing digital de maneira estratégica

A presença dos consumidores já é uma realidade e você precisa aprender a lidar com isso.

O marketing digital tem papel fundamental no processo de decisão de compra dos clientes, uma vez que já faz parte do comportamento deles buscar informações sobre produtos, considerar opções e estar atento a opiniões de outros usuários que tiveram experiência com a marca ou o item que deseja comprar.

Logo, os sites de busca e as redes sociais configuram-se em excelentes plataformas para estreitar relacionamento com seu público-alvo.

É interessante explorar esses canais para poder conceder informações aos interessados por seus produtos, tirar possíveis dúvidas, bem como fortalecer a imagem da sua marca ao evidenciar seus valores organizacionais.

Para você ter uma ideia, há estudos que comprovam uma inversão do comportamento das empresas em relação a investimentos em propaganda: elas aumentaram suas aplicações em comunicação no ambiente online (sites de busca e redes sociais, por exemplo) enquanto diminuíram no offline (televisão, rádio, outdoor, etc.).

Isso já é tendência há algum tempo e você não pode deixar de lado.

Trabalhe os anúncios de forma estratégica. Nessas plataformas, você pode segmentar o público que quer atingir.

Além disso, por estarmos tratando de varejo, é interessante levar em consideração a geolocalização, assim seus clientes podem obter informações sobre sua loja bem como saber onde ela está situada.

Gostou da leitura? Então ponha esse conhecimento em prática!

Esperamos que você tenha gostado de nossas recomendações!

Ponha elas em prática, assim você estará trabalhando para que sua loja se torne referência no segmento que atua e seja a primeira na mente do seu público-alvo.

Executar o que colocamos neste artigo necessita muita dedicação, pois não existe sucesso sem esforço, não é verdade?

Mas tudo isso vale a pena porque realmente traz resultado!

Boa sorte e boas vendas!

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