Como ganhar dinheiro com fotografia: esclareça suas dúvidas!

Se você gosta de tirar fotos e as pessoas ao seu redor sempre lhe elogiam por isso, com certeza, em algum momento da sua vida, você já deve ter cogitado a possibilidade de fazer da fotografia a sua principal profissão, certo?

Essa motivação tem feito cada vez mais pessoas seguirem seu sonho de trabalhar com o que amam. Entretanto, se você quer transformar o hobby na principal fonte de renda, antes, é preciso saber como ganhar dinheiro com fotografia.  

O número de freelancers no mercado fotográfico tem aumentado constantemente, mas, apesar da popularidade da profissão, o mercado ainda tem espaço para bons profissionais.

Principalmente, após a popularização das redes sociais que priorizam fotos esteticamente bonitas, como o Instagram.

Isso fez com que muitos serviços de consumo começassem a investir mais na comunicação visual, como restaurantes e lojas de roupa. Essa demanda aumentou o número de trabalhos para fotógrafos profissionais, que passaram até mesmo a se especializar em fotografia publicitária.

E, por falar nisso, se você está perguntando como ganhar dinheiro com fotografia, se ater a um estilo fotográfico, como a já citada fotografia publicitária, matrimonial e/ou recém-nascidos, darei algumas e boas dicas.

Nos acompanhe nesse artigo e descubra como tornar seu trabalho ainda mais rentável. Ainda contaremos para você quais as melhores áreas para investir.

Vai desperdiçar essas dicas? A gente sabe que não!

Então, boa leitura!

É possível ganhar dinheiro com fotos?

Algumas pessoas ficam receosas no momento de investir somente na fotografia como fonte de renda, pois costumam enxergar a profissão como instável.

Ao contrário das demais profissões, será difícil encontrar pessoas com trabalho fixo e carteira assinada trabalhando em empresas. Normalmente, os contratos são feitos para funções pontuais, como freelancer.

Apesar da instabilidade, não desista! Como já dito, o mercado informal oferece muitas oportunidades para quem quer ganhar dinheiro.

Quando você estiver estabilizado e renomado no mercado, é possível perceber como ganhar dinheiro com fotografia. A depender da área e experiência, pode variar muito, mas algumas coberturas fotográficas chegam a custar cerca de R$ 4 mil.

Se não em empresas, onde posso lucrar com a fotografia?

O principal modo de como ganhar dinheiro com fotografia é realizando ensaios fotográficos, como ensaios de formatura, ensaios de casamento, nu artístico.

Geralmente, para registrar um momento marcante e único na vida, como casamentos e aniversários com datas importantes, as pessoas procuram fotógrafos profissionais com equipamentos de qualidade.

Além disso, você também pode investir na fotografia de eventos. Existe uma infinidade deles! Shows, eventos corporativos, eventos publicitários, congressos.

Mas é preciso investir para ter o retorno esperado

Por não ter contrato assinado para conseguir trabalhar com fotografia e ainda pagar as contas, é necessário investir para que o lucro venha.

Muitas pessoas acham que a fotografia consiste em ter uma boa câmera e fazer fotos, mas para chegar naquele resultado, é preciso investir em cursos e bons equipamentos.

A fotografia é uma arte e, por isso, exige bastante técnica!

Os equipamentos fotográficos não costumam ser baratos, portanto, antes de largar tudo, junte uma boa quantia em dinheiro para comprar bons modelos de câmera.

6 dicas de como ganhar dinheiro com fotografia

Agora que você já viu que é possível começar a ganhar dinheiro com fotografia, deve estar se perguntando como ser um bom profissional para conseguir isso, não é?

Realmente, com tantas pessoas já estabelecidas no mercado, pode parecer difícil começar do nada e fazer um nome, mas não é impossível.

Por isso, separamos 6 dicas de como ganhar dinheiro com fotografia que irão lhe ajudar nessa jornada!

1. Se especialize em algum estilo

Pode ser que você pense que atuar em todas as áreas quer dizer mais oportunidades, mas a lógica aqui é outra: quanto mais específico em um tema, maiores são as suas chances.

Quando você dominar as técnicas de uma área, as pessoas interessadas naquilo irão entendê-la(o) como uma referência.

Se você for um fotógrafo iniciante, não é preciso optar por uma área agora. Para que você identifique o que mais a(o) agrada, passeie um pouco por tudo e depois escolha a área que irá investir profundamente.

Outra dica é que na internet você irá encontrar vários cursos de fotografia online para melhorar suas habilidades.

2. Tenha uma boa rede de contatos

Em todas as profissões é muito importante ter uma boa rede de networking, mas na área da fotografia é fundamental.

Por ser uma área basicamente de indicações, ter bons contatos significa ser indicado para trabalhos e ter a chance de começar a fazer seu nome. Assim, no futuro, você quem indicará pessoas, como uma parceria.

Mas, se você é novato, deve estar se perguntando como conseguir esses contatos. Você pode começar a fazê-los por meio de cursos presenciais e em eventos, por isso é muito importante frequentá-los!

3. Invista no relacionamento com o cliente

Tão fundamental quanto a rede de contatos é o relacionamento com os seus clientes. Afinal, além da fidelização, eles são uma fonte de indicação para novos trabalhos.

Além de cativar com um trabalho bem feito, também ofereça alguns benefícios. No caso de ensaios fotográficos, por exemplo, pode ser descontos nos próximos ensaios, fotos extras, desconto na indicação de mais clientes e promoções exclusivas.

Para ajudá-la(o) com isso, disponibilizamos um ebook gratuito com todas as dicas de vendas de serviços fotográficos.

Outro jeito de investir no relacionamento com o cliente são atitudes básicas, mas que algumas pessoas acabam falhando, como pontualidade e agilidade.

4. Cumpra os prazos estabelecidos

Outra dica importante de como conseguir ganhar dinheiro com fotografia é cumprir os prazos que você estabeleceu.

Entendemos que é trabalhoso selecionar e editar fotos, o recomendado então é conhecer o seu ritmo de trabalho e dar um prazo real para o seu cliente. Ainda mais quando é uma empresa, que precisa das suas fotos para dar seguimento a outros planos.

Dessa forma, você conseguirá trabalhar sem se desgastar tanto e manter a sua palavra junto ao cliente que, certamente, irá pensar em você nos próximos trabalhos.


5. Faça das suas redes sociais o seu portfólio

Rede social é uma ótima forma para divulgar o seu trabalho. Atualmente, o Instagram tem sido a principal escolha dos fotógrafos para divulgação de suas fotos, além de um site para portfólio.

Por ser uma rede social que prioriza o compartilhamento de fotos bem feitas, é um prato cheio! Além dele, também não esqueça de fazer uma conta no Pinterest. Muitas pessoas utilizam essa rede social como fonte de inspiração para ensaios e decoração.

Se você está cheio de dúvidas e não entende muito de marketing digital, na internet é possível encontrar vários cursos onlines gratuitos e artigos de marketing para fotógrafos que darão alguma base para iniciar.

6. Transforme a fotografia em um negócio além dos ensaios

Essa dica está menos ligada as fotos em si e mais na fotografia como um negócio.

Sabia que é possível lucrar sem tirar fotos? Se você tem espírito empreendedor, você pode investir no aluguel de equipamentos ou em vender suas fotos em bancos de imagens, por exemplo. Na internet existem vários sites para vender fotos.

Se você for contratado para a cobertura fotográfica de um evento, você pode alugar projetores, microfones, flashs e caixas de som. Para isso, será necessário possuir uma estrutura, já que esses equipamentos são caros, mas é uma forma de recuperar o dinheiro gasto e ainda lucrar em cima disso.

Quais as melhores áreas para ganhar dinheiro tirando fotos?

A área da fotografia é muito diversa, sendo possível especializar-se em diversos temas. E, por ser tão diversa, os valores também podem mudar bastante.

É claro que, quanto mais trabalhoso, maior será a recompensa. As áreas mais rentáveis também são aquelas que requerem muitas horas de trabalho ou se encontram em setores que movimentam muito dinheiro.

A fotografia de casamento, por exemplo, é uma das que possuem maiores remunerações. Assim como a indústria do casamento cobra valores altos, os fotógrafos também.

Por isso, é uma grande responsabilidade. Profissionais que atuam nessa área passam por uma longa trajetória para conseguir a foto perfeita, afinal, você está participando de um sonho e um dia que não se repetirá mais.

Os fotógrafos que querem seguir por essa área iniciam sua carreira como assistentes, segundo fotógrafo e realizam diversos cursos específicos para a área.

Outra área que possui alto rendimento é a indústria da moda. Por ter uma grande movimentação de dinheiro e ser muito comprometida com a estética, são profissionais bastante requisitados.

Nesse setor, é possível fotografar para revistas ou trabalhar em agências de modelos fotografando para castings e ensaios.

Agora que você já sabe todos os meios de como ganhar dinheiro com fotografia, não deixe de conferir o nosso e-book gratuito “Como fazer um portfólio fotográfico arrasador”!

E então, todas as dúvidas foram esclarecidas com o nosso artigo? Esperamos que agora você possa seguir o seu sonho sem medo!

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!  

Conte com a Photoalbum Universal

A Photoalbum Universal atua no mercado há 56 anos. A empresa oferece serviços especializados e soluções em imagens que atendam às necessidades de nossos parceiros.

Inovação e qualidade estão presentes em nosso dia a dia. Estamos equipados com a mais alta tecnologia em equipamentos para recepção, tratamento, impressão e encadernação de imagens.

Nosso controle de processos é rigoroso e por isso garantimos aos nossos clientes produtos exclusivos e de excelência.

A Photoalbum Universal é referência no mercado fotográfico, fazendo com que a proximidade com o cliente é uma de nossas metas. Isso só é possível porque fazemos da arte de produzir álbuns uma paixão.

Convidamos você para conhecer nossos produtos, baixe nosso catálogo gratuito para conferir todas as atuais tendências do mercado.

Comments

comments

Copyrights © - Todos os Direitos Reservados.
Powered by Print One