Como comprar álbum fotográfico com bom custo-benefício?

Comprar álbum fotográfico parece uma tarefa simples, não é mesmo?

Agora, quando adicionamos as variáveis: alta qualidade e bom custo-benefício, parece-nos que a tarefa de comprar um álbum de fotografias não é mais uma questão tão simples.

Esse artigo foi escrito justamente para resolver esse conflito. Reunimos as principais dicas para te ajudar a fazer escolhas mais assertivas e que valham a pena.

Preparado? Então leia até o final e descubra como comprar álbum fotográfico de qualidade e com bom custo-benefício.

O que é um álbum fotográfico de qualidade?

Para atestar a qualidade e fazer a melhor escolha na hora de comprar um álbum fotográfico, é necessário observar, no mínimo, três características: as fotografias, o material e a montagem.

Com a equação desses três itens, fica fácil decidir por um álbum que apresente uma boa qualidade. Acompanhe-nos a seguir.

Fotografia

Sem dúvidas, a fotografia é o elemento mais importante desta tríade. Por isso, observe o tipo de papel e a tecnologia usados na impressão quando for comprar um álbum fotográfico.

Os tipos de impressão

Apesar de as tecnologias disponíveis para a impressão de fotografias serem limitadas (existem as impressões digitais a laser e as convencionais revelações, no caso das fotos analógicas), há questões importantes a se observar neste quesito.

Para garantir uma excelente entrega às fotografias digitais, a escolha de uma impressora a laser de qualidade, faz toda a diferença.

Quanto melhor as especificações técnicas e a qualidade da impressora, melhor será o produto final. Mas atenção, de nada adianta ter o último lançamento em impressoras e utilizar um papel fotográfico inadequado!

No tópico seguinte explicaremos melhor essa relação.

Ainda no quesito tecnologia, nos últimos anos, popularizou-se uma técnica que garante a conservação das imagens por mais tempo: a laminação.

Essa técnica consiste na aplicação de uma camada de verniz UV sobre as fotografias, tornando-as mais resistentes e à prova d’água.

Em trabalhos onde fora aplicada a laminação, é possível passar um pano úmido para limpá-las, sem prejudicar as cores e qualidade da imagem.

Os tipos de papéis

Atualmente, com as fotos digitais, o tipo de papel escolhido para as impressões faz toda a diferença no resultado final da fotografia.

São vários os tipos de papéis disponíveis no mercado para a impressão de fotografias. Listamos os principais para te ajudar a se inserir neste universo e fazer a melhor escolha na hora de comprar álbuns fotográficos, acompanhe.

  • Papel brilhante ou glossy

É o material mais utilizado no mercado e solicitado pela maioria dos clientes, porque destaca as cores e traz uma sensação de vida à imagem.

Indicado para a montagem de álbuns e fotolivros, esse material exige cuidados específicos, porque pode descolorir quando em contato com água ou com o atrito das mãos.

Para evitar que a foto grude no porta-retrato ou no álbum, é necessário dar um espaço de 48 horas entre a impressão e a montagem.

O mercado oferece uma variação deste tipo de papel, conhecida como microporoso. Ele se destaca porque apresenta melhor desempenho e absorve melhor a tinta, o que o torna à prova d’água.

  • Papel pérola ou pearl

Este tipo de papel se assemelha ao brilhante por seu intenso contraste, porém se diferencia pela luminosidade reduzida.

O papel pérola garante qualidade na impressão e maior durabilidade, graças à uma camada de resina que protege a superfície das fotos do contato com substâncias químicas e outros abrasivos.


  • Papel silk

O papel silk é amplamente utilizado na confecção de encadernações, devido à sua gramatura e resistência.

Esse tipo de papel não recebe laminação e apresenta uma textura “áspera”, o que facilita o folhear das páginas.

Portanto, na hora de comprar álbuns fotográficos, essa pode ser a melhor opção.

  • Papel acetinado

Resistente a riscos, arranhões e marcas de dedos, o papel acetinado apresenta textura lisa e brilho menor, se comparado com os tipos anteriores.

Esse tipo de papel não gruda e é ideal para fazer exposições fotográficas, mas também costuma ser utilizado por quem imprime fotos para colocar em porta-retratos.

  • Papel fosco ou matte

Largamente utilizado, o papel fosco é opaco, pouco denso e apresenta variação de cores limitada.

Seu uso é muito comum para imprimir fotos para álbuns de bebê, casamento, formatura, entre outros.

  • Papel diferenciado

Normalmente usado por fotógrafos para fazer fotos-tela, esse tipo de papel possui gramatura maior e normalmente é encontrado em exposições.

Da mesma forma que o papel matte, o papel diferenciado não reflete a luz, por isso, os espectadores em uma mostra conseguem enxergar as imagens sem distrações.

  • Papel de contraste fixo

Tipo de papel se destaca pela capacidade de atribuir maior ou menor grau de contraste às fotografias impressas nele.

O contraste da foto pode variar entre 1 a 5 graus, a depender da escolha do fotógrafo.

  • Papel de contraste variável ou multigrade

Neste tipo de papel, a variação do contraste depende dos filtros aplicados à fotografia.

São dois, os tipos de filtros: vermelho e amarelo.

Quanto mais vermelho for o filtro, maior é o contraste, no caso do amarelo, a ordem se inverte: quanto mais amarelo, menor o contraste.

A escolha dos materiais

O segundo, e não menos importante, elemento da nossa tríade de características a se observar na hora de comprar um álbum fotográfico de qualidade e com bom custo-benefício é o material com que eles serão confeccionados.

Neste aspecto, vemos variar características como:

  • a capa, que pode ser dura, em acrílico, couro, tecido, personalizada, padrão, etc;
  • o tipo do papel, que já apresentamos acima;
  • a gramatura, que pode ser mais espessa, resistente, leve, etc;
  • a qualidade da impressão.

No fim das contas, esses detalhes costumam ser escolhidos pelo cliente, mas seja qual for a escolha, garantir materiais de qualidade e duráveis é fundamental.

Afinal, álbuns fotográficos são um baú de boas recordações, utilizados para guardar os registros de momentos memoráveis.

A montagem

A forma com que o álbum foi montado interfere diretamente no valor e nas possibilidades de uso dele.

Afinal, os álbuns contam histórias, e elementos como layout e diagramação são essenciais para este fim.

É importante saber que o tema do álbum é que vai determinar o tipo ideal a ser utilizado, porque essa escolha depende exclusivamente da demanda do cliente.

Diante disso, surgem os tipos de álbuns fotográficos disponíveis no mercado. Conheça-os na lista que fizemos a seguir.

Fotolivros

Os fotolivros são um tipo de álbum fotográfico onde as fotografias são impressas diretamente sobre a folha, da mesma forma que acontece com revistas, por exemplo.

Por isso, essa forma de apresentação das fotos é indicada para quem deseja contar uma história de maneira criativa e diferente. A ideia é que o cliente folheie o álbum tal como faria com um livro.

Outra característica deste tipo de álbum de fotografia é o papel utilizado para as impressões: ele geralmente possui gramatura e textura diferente dos tipos usados em outros álbuns.

Os resultados desta espécie de trabalho são álbuns personalizados e de altíssima qualidade e durabilidade.

Já se imaginou montando seu próprio fotolivro?

Então baixe o nosso infográfico inteiramente gratuito e descubra que é possível aprender a fazer um fotolivro personalizado!

Álbuns profissionais

Os álbuns chamados profissionais são os modelos de álbuns que conhecemos tradicionalmente e são muito utilizados para reunir fotos de casamentos, festas de 15 anos, formaturas, etc.

Nele, as fotografias são impressas em papel fotográfico e coladas sobre uma folha. Nas composições comuns, distribuem-se até três imagens por página, no máximo, mas o mais comum é uma foto por página.

Na hora de escolher um álbum profissional, a capa do material ganha destaque especial, porque podem ser personalizadas com os mais diversos tipos de acabamentos, a depender do material escolhido para a confecção.

Em álbuns em couro, por exemplo, existe a opção de aplicar uma camada de acrílico com uma imagem (a escolha do cliente) ao fundo. Esse exemplo de aplicação confere identidade ao álbum e agrega valor à experiência do comprador.

Já está começando a pensar qual opção combina mais com você na hora de comprar álbuns fotográficos?

Álbuns encadernados

A principal diferença entre os álbuns de fotos profissionais e os álbuns encadernados está no valor que os clientes atribuem a cada um.

Os álbuns encadernados são um tipo de material mais refinado, elaborado com acabamento exclusivo e design arrojado.

A sua estrutura, contudo, não foge muito à regra dos álbuns de fotos profissionais.

No dia a dia do mercado de fotografia, o que muda entre um álbum e o outro é o tipo de evento para o qual cada um é reservado para reunir os cliques.

Como comprar album fotográfico com bom custo-benefício?

Ao longo deste artigo, você pode conferir o que observar na hora de comprar um álbum fotográfico de qualidade: as fotografias, o material e a montagem.

Agora é a hora de aplicar esses conhecimentos e considerar o fator custo-benefício.

Mas, como fazer isso?

A resposta é simples, ao comprar álbum de fotos, observe se estes três elementos são de nível elevado no produto, se sim, esse é um produto excelente e vale o investimento.

Observe também a disposição da empresa para investir em inovação em álbuns de fotografia: construir leiautes limpos, inéditos e, acima de tudo, personalizados são um diferencial extremamente competitivo.

Você pode se assegurar destas e outras questões consultando o catálogo de produtos da empresa.

E por falar em catálogo, conheça os nossos produtos e faça download gratuito do nosso catálogo 2019!

Caso tenha se  interessado por algum produto, entre em contato agora com um de nossos atendentes através deste link.

Conheça a Photoalbum Universal

A Photoalbum Universal atua no mercado há 56 anos. A empresa oferece serviços especializados e soluções em imagens que atendam às necessidades de nossos parceiros.

Inovação e qualidade estão presentes em nosso dia a dia. Estamos equipados com a mais alta tecnologia em equipamentos para recepção, tratamento, impressão e encadernação de imagens.

Nosso controle de processos é rigoroso e por isso garantimos aos nossos clientes produtos exclusivos e de excelência.

A Photoalbum Universal é referência no mercado fotográfico porque a proximidade com o cliente é uma de nossas metas. Isso só é possível porque fazemos da arte de produzir álbuns uma paixão.

Convidamos você para conhecer todos os nossos álbuns fotográficos!

Estamos esperando seu contato.

Comments

comments

Copyrights © - Todos os Direitos Reservados.
Powered by Print One