Veja por que um concurso de fotografia é importante para sua carreira

Você já sabe por que participar de um concurso de fotografia pode ser o pontapé inicial para um novo tempo na sua carreira como fotógrafo?

Alguns profissionais desconsideram a participação neste tipo de concurso porque ainda não refletiram sobre a dimensão estratégica desses eventos, alguns chegam ao exagero de dizer que “eles servem apenas para nutrir o ego dos ganhadores”.

Contrariando esse pensamento, a realidade mostra que participar de um concurso de fotografia pode contribuir para a divulgação do seu nome e portfólio, sem contar que esses eventos funcionam como excelente ferramenta de marketing para fotógrafos.

Todo mundo sabe que atualmente qualquer pessoa que possua um smartphone com uma câmera de boa qualidade consegue fazer fotos bacanas e, ao divulgá-las na internet, esse mesmo sujeito pode se considerar tão fotógrafo quanto qualquer profissional.

Independentemente de como você se sinta diante disso, uma coisa é certa: para se destacar nesse cenário onde a concorrência está cada vez mais acirrada, o seu trabalho precisa de um diferencial, de um “quê” a mais.

Participar ou até mesmo ganhar um concurso de fotografia pode ser aquilo que faltava para deslanchar sua carreira como fotógrafo(a).

Interessado(a) em saber mais sobre o assunto? Então acompanhe esse artigo; nele vamos tratar os seguintes temas:

  • Por que participar de um concurso de fotografia?
  • Como participar de um concurso de fotografia em 5 passos
  • Onde encontrar concursos de fotografias
  • Conheça o Wedding Brasil: concurso de fotografia impressa

Ficou curioso(a)? Então pegue um cafezinho e vem com a gente nesta leitura.

Por que participar de um concurso de fotografia?

Você já deve ter percebido que participar de um concurso de fotografia não se resume a ganhar ou não ganhar prêmios, há outras várias questões envolvidas.

Para começar, em um concurso fotográfico você vai ter acesso ao trabalho de outros fotógrafos e isso, com certeza, vai ampliar os seus horizontes e aperfeiçoar seu olhar enquanto profissional.

Além de ser retroalimentado, você terá o seu trabalho divulgado para uma infinidade de espectadores e terá a chance de ser reconhecido e destacar-se no mercado fotográfico, seja a nível local ou, caso participe de um evento internacional, a nível global.

Outra vantagem que agrada a todo fotógrafo que participa desses eventos é a possibilidade de ganhar os prêmios que podem ser desde equipamentos até premiações em dinheiro.

E mais: o simples fato de se preparar para participar de um concurso de fotografia vai te ajudar a ampliar seu portfólio e, de quebra, ajudar a driblar o temido bloqueio criativo.

Isso porque, como alguns concursos já apresentam propostas de tema, você poderá elaborar as criações ancorado em uma temática pré-estabelecida, além de refinar suas técnicas aprendendo com os possíveis erros no meio do caminho.

Em resumo: participando de concursos de fotografia você só tem a ganhar.

E por falar em portfólio, se você anda em busca de outras dicas para montar um portfólio fotográfico arrasador, clique no link a seguir e acesse o nosso material gratuito.

como-montar-um-portfolio-fotografico

Como participar de um concurso de fotografia em 5 passos

Convencido da importância dos concursos de fotografia?

Mas você sabe o que fazer para participar de um? Descubra a seguir em apenas 5 passos.

1. Escolha o tipo de concurso:

O primeiro passo deve ser escolher o tipo de concurso em que se pretende concorrer.

Existem concursos online, em redes sociais, presenciais locais, regionais, nacionais, internacionais, etc.

Tem até copa do mundo de fotografia, a World Photographic Cup, organizada pela Federação de Fotógrafos Europeus (FEP) e Fotógrafos Profissionais da América (PPA).

Há também as competições de tema livre e aquelas organizadas por tema, técnica, tipo de câmera ou lente, segmento ou modalidade de fotografia, enfim, uma infinidade de opções.

Outros, ainda, são produzidos por prefeituras ou empresas do ramo de fotografia, como, por exemplo, os concursos promovidos pelas marcas Canon, Nikon, Fujifilm, Epson, Sony.

Dica: Antes de se inscrever em um concurso, dê atenção a temática e a categoria de fotos solicitada para participar nele.

É comum que os concursos apresentem uma ou duas dezenas de categorias para premiação.

É o caso da competição organizada pela Sony, o Sony World Photography Awards, que apresenta, entre outras mais, as modalidades listadas a seguir:

  • Arquitetura;
  • Documentário;
  • Paisagem;
  • Retratos;
  • Esporte;
  • Fotografia de rua;
  • Vida selvagem;
  • Viagens;
  • Cultura.

De posse dessas informações, os competidores podem se inscrever de acordo com o seu estilo de fotografar.

2. Leia com atenção as regras do evento

Para fugir da desclassificação é importante conhecer as regras de participação do concurso escolhido. Alguns aplicam filtros como idade, nacionalidade, profissional ou amador, etc, para reunir determinado nicho de participantes.

Um exemplo: O edital de determinada competição restringe a participação apenas para fotógrafos amadores, brasileiros, moradores de zonas rurais e com idade entre os 18 a 32 anos.

Se um fotógrafo profissional de 40 anos, morador da grande São Paulo, por descuido, não ler as regras de participação do evento e se inscrever nele, vai ser eliminado imediatamente.

Portanto, ler o edital dos eventos é extremamente importante e te ajuda a não perder tempo.

Algumas regrinhas parecem se repetir nos editais de boa parte dos concursos por aí. Então, nós reunimos as principais delas para você ficar ligado(a) e se preparar com antecedência. Acompanhe-as na lista a seguir:

  • Atenção com o tamanho de foto e arquivo. Em sistemas automatizados, por exemplo, submeter as imagens em um formato ou tamanho de arquivo equivocado implica em desclassificação automática.
  • É permitido editar as fotos ou não? Em alguns concursos só é permitido concorrer com fotos sem tratamentos e edição, enquanto em outros, o tipo de edição é pré-requisito para a participação.
  • Quantidade de fotos. Alguns concursos são sobre quantidades de imagem, por exemplo, a competição exige três imagens de uma mesma paisagem em horários diferentes ou ângulos diferentes.
  • Esteja atento a questões como: o prazo para inscrição e envio das imagens, seus dados na inscrição e se a foto foi tirada no período especificado.
  • Cuide para não compartilhar imagens sem ter autorização das modelos presentes nelas.
  • E fique ligado(a) quanto às especificações de cor, método, temática e equipamento exigidas no regulamento.

3. Fique por dentro da mecânica de qualificação, classificação e julgamento das fotografias

Esteja atento aos jurados e ao julgamento

O tipo de julgamento nos concursos de fotografia varia entre ter uma banca de jurados ou votação do público por site específico ou por redes sociais.

No caso de haver uma banca de jurados, pesquise o currículo, o perfil, trabalhos anteriores, do que eles gostam, etc. Não é uma questão de modificar o seu estilo para agradar um jurado, mas de se adequar às exigências de cada um.

Isso porque alguns jurados são muito tecnicistas, enquanto outros supervalorizam as narrativas. Por isso, o conselho é observar o perfil de cada um e, caso ganhar essa premiação seja muito importante para você, apresente os seus trabalhos que mais se adequam às exigências daquele corpo de jurados.

Adeque-se aos critérios de qualificação

Ainda sobre o edital do evento, acompanhe todas as especificações exigidas e os critérios de classificação. Os mais comuns deles são: qualidade técnica (enfoque, iluminação), composição (cor, balanço, contraste), originalidade, narrativa, etc.

Um detalhe simples, mas que muitos profissionais deixam passar é dar nome às fotografias. É muito importante submeter a imagens acompanhadas de um título para cada uma delas.

Ao criar os títulos, cuidado com os clichês! Não crie títulos descritivos, que funcionem como uma descrição da imagem, mas crie títulos relacionados à mensagem ou narrativa que você quer transmitir com aquela imagem.

4. Avalie seu material

Depois de escolher um concurso e se inteirar sobre as regras e julgamento do evento, submeta as fotografias selecionadas para a competição à revisão de amigos próximos ou outros profissionais de sua confiança.

Você pode aproveitar a tecnologia a seu favor e criar uma enquete nas suas redes sociais para submeter o seu trabalho ao julgamento dos seus seguidores.

Nos dois casos, você pode coletar excelentes insights para melhorar o seu produto, até porque um segundo olhar é sempre muito importante.

Mas esteja preparado para as críticas e receba-as com maturidade, tenha em mente que elas só tendem a contribuir com o seu trabalho.

5. Jamais desista!

Seguiu todas as nossas dicas e ainda não foi aprovado em um concurso de fotografia? Continue tentando outras vezes.

Lembre-se do que falamos no comecinho deste artigo, a participação nestes eventos envolvem inúmeras questões além da premiação.

Aproveite sempre a experiência e as críticas para melhorar seu trabalho e, de quebra, enriquecer seu portfólio.


Onde encontrar concursos de fotografias

Há diversos tipos de concurso de fotografia, desde edições únicas e pontuais, relacionadas à uma campanha de promoção de determinado tema ou a um evento específico, até competições internacionais consagradas, que podem ser organizadas ou patrocinadas por marcas de produtos relacionados ao mercado fotográfico profissional.

A Câmara de alguns municípios também pode se envolver na organização desses eventos com o objetivo de divulgar e valorizar a cultura e o patrimônio local.

No site da Confederação Brasileira de Fotografia são divulgadas uma infinidade de concursos de fotografia a nível nacional e internacional. E para competições internacionais, no site do Photo Contest Guru, há uma lista de concursos recomendados.

Você pode acessar os dois sites e conferir as possibilidades.

Mas, caso você queira participar de um concurso ainda esse ano, nós descobrimos dois que ainda estão com o prazo de inscrições aberto:

  • O 2º Concurso de Fotografia Photo Nature 2018, que recebe inscrições até o dia 15/10/2018. Para mais informações acesse o site do evento.
  • O 30º concurso fotográfico Internacional da República de San Marino recebe inscrições no site do evento até o dia 19/02/2019.

Conheça o Wedding Brasil: um concurso de fotografia impressa

E aí, gostando do nosso texto e das nossas dicas?

Se você é fotógrafo de casamentos e quer se destacar neste mercado, que tal participar do Concurso Wedding Brasil de Fotografia Impressa?

O evento que promete uma “leitura de portfólio elevada à décima potência”, agora tem a Kodak como patrocinadora oficial.

O Wedding Brasil é uma verdadeira aula para quem entende de foto.

Os trabalhos submetidos são avaliados por uma mesa com 5 juízes e 1 mediador e podem ser submetidos nas categorias:

  • Ensaios pré-wedding;
  • Dia do casamento – Making Of;
  • Dia do casamento – Posadas;
  • Dia do casamento – Cerimônia;
  • Dia do casamento – Festa.

Interessado? Então acesse o site oficial do evento, confira o regulamento e participe.

Conheça a Photoalbum Universal

A Photoalbum Universal atua no mercado há 55 anos. A empresa oferece serviços especializados e soluções em imagens que atendam às necessidades de nossos parceiros.

Inovação e qualidade estão presentes em nosso dia a dia. Estamos equipados com a mais alta tecnologia em equipamentos para recepção, tratamento, impressão e encadernação de imagens.

Nosso controle de processos é rigoroso e por isso garantimos aos nossos clientes produtos exclusivos e de excelência.

A Photoalbum Universal é referência no mercado fotográfico porque a proximidade com o cliente é uma de nossas metas. Isso só é possível porque fazemos da arte de produzir álbuns uma paixão.

Convidamos você para conhecer todos os nossos álbuns fotográficos!

Quer adquirir nossos produtos?

Entre em contato com a equipe da Photoalbum Universal!

Você pode falar conosco pela central de televendas através do número 0800 34 4100, ou acessar a página Contato, no menu do site, para solicitar o orçamento.

Não perca tempo! Estamos preparados para te atender da melhor forma.

Para continuar lendo conteúdos relevantes sobre o mercado fotográfico, acesse nosso blog!

Até a próxima!

Comments

comments

Copyrights © - Todos os Direitos Reservados.
Powered by Print One