Como fazer uma diagramação de álbum de casamento?

A diagramação de álbum de casamento é o momento o qual você precisa ter atenção total aos detalhes, pois a forma como as fotos são organizadas faz toda a diferença para quem observa aquele trabalho.

Apesar da pessoa que te contratou ser responsável pela definição de onde cada foto deve estar, você pode ajudá-la a dar aquele toque final no produto que ela comprou.

Afinal de contas, todo contratante quer que os registros daquele dia sejam perfeitos.

As imagens não podem estar dispostas de qualquer forma, elas precisam seguir uma ordem para fazer sentido a quem vê o material, não é mesmo?

Por isso, preparamos este artigo para você saber a importância de um álbum fotográfico bem-organizado, bem como iremos te mostrar um exemplo de como você pode fazer essa diagramação.

Vamos lá?

A importância da diagramação do álbum de casamento

No blog post “Como montar um álbum de fotos?”, falamos bastante sobre a importância da diagramação dos álbuns fotográficos e como esse material deve ser organizado.

Caso queira dar uma olhada, basta clicar aqui.

A principal importância de diagramar esse material é a necessidade do conjunto das imagens contarem uma história, pois as pessoas que observam seu trabalho percebem a linearidade que o material possui e se sentem entretidas.

Isso acaba sendo um desafio porque a organização se torna um processo de construção que une você e seus clientes, sabe por quê?

É o casal que decide o tipo de álbum fotográfico que será utilizado (álbum profissional, álbum encadernado ou fotolivro) e as fotos que serão colocadas.

A partir de então, você deve adequar a diagramação de acordo com o que os noivos(as) escolheram.

Outro fator importante que envolve a confecção do álbum de casamento é o fato do resultado final servir como uma vitrine do seu serviço.

Então, você precisa trabalhar com bastante dedicação e cuidado, pois seus clientes são os principais divulgadores do que você faz.

Além disso, se o produto finalizado for considerado um sucesso pelos seus contratantes, ele pode servir como portfólio para você apresentar seu trabalho para futuros casais.

Aliás, você sabe como montar um portfólio daqueles que se vendem sozinhos?

Fizemos um material que ensina como fazer um material de apresentação de sucesso. Se tiver interesse, clique na imagem para acessá-lo:

como-montar-um-portfolio-fotografico

Como montar um álbum fotográfico de casamento

Veja agora o como montar um álbum de casamento.

Lembre-se de que é apenas um exemplo, mas que está de acordo com a forma que os melhores profissionais da área fazem.

[Passo #1] Capa

A capa é responsável por dar aquela primeira impressão, contudo, a forma como ela deve ser confeccionada depende de muita coisa.

A começar pelo tipo de álbum fotográfico: de que material ele será feito? Ele virá acompanhado em um estojo ou em uma caixa?

Tudo isso faz com que a diagramação da capa seja bastante relativa.

Mas, independentemente disso tudo, a capa precisa ter a identidade do casal. É fundamental que ela tenha a cara dos noivos.

[Passo #2] Making of do casal

As primeiras fotos devem mostrar a preparação do casal para o tão sonhado evento, contudo, não devem conter imagens misturadas de cada noivo. Apresente como foi a arrumação de um e depois do outro.

Coloque as fotos do local onde eles se prepararam para o evento, eles provando a roupa, arrumando o cabelo, enfim… Explore momentos espontâneos e descontraídos com os padrinhos e familiares.

[Passo #3] Cerimônia de casamento

Nesta parte é interessante mostrar o local onde foi feito o casamento, explorando sua decoração antes de mostrar o início da cerimônia de fato.

Em seguida, deve-se apresentar a:

  • entrada dos convidados;
  • entrada do(a) noivo(a) e a sua expectativa para a chegada da(a) noiva(a);
  • chegada da noiva (saída do carro e a entrada ao local da cerimônia);
  • início da cerimônia;
  • discurso e oração;
  • troca de alianças;
  • e o beijo dos noivos.

[Passo #4] Sessão de fotos dos noivos – agora, recém-casados

Aqui devem ser colocadas fotos românticas dos noivos em diferentes locais no evento, aproveitando a decoração. É o momento de você explorar sua criatividade e apresentar toda a sua técnica.

[Passo #5] Sessão de fotos com familiares, madrinhas, padrinhos e outros convidados

Esta é aquela parte tradicional a qual os noivos tiram fotos com seus familiares, com as madrinhas e os padrinhos e com os amigos convidados para o evento.

[Passo #6] Festa

Aqui, primeiro são apresentados a decoração de todo o casamento e o buffet.

Depois, é o momento de colocar a foto dos(as) noivos(as) dançando, depois de todos os convidados juntos se divertindo, etc.

É interessante colocar imagens de momentos inusitados e descontraídos.

[Passo #7] Despedida do local do evento e ida para a lua de mel

Por fim, deve-se encerrar o álbum de casamento com os noivos se despedindo do local e se dirigindo à lua de mel.


Gostou deste artigo?

Espero que você tenha compreendido a importância da diagramação dos álbuns de casamento. Este serviço exige uma dedicação minuciosa e detalhista, porém, o resultado final é realmente encantador.

Sabemos que para agradar o cliente, você precisa ter um produto de qualidade, e este é um atributo da Photoalbum Universal reconhecido pelos nossos parceiros.

Nós temos diversos modelos de álbuns de casamento, para conferir basta clicar neste link. Também trabalhamos com impressão em vários tipos de papel fotográfico e diagramação de fotolivros.

Quer saber mais sobre os produtos que ofertamos? Fale com nossa equipe comercial! Estamos à disposição para tirar qualquer dúvida.

Este conteúdo pode servir de inspiração para outros profissionais da área, então, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais? Basta clicar em um dos botões de compartilhamento ao lado.

E você, como costuma diagramar os álbuns de casamento dos seus clientes? Deixe seu comentário no final da página, desta forma poderemos incrementar este conteúdo com mais ideias.

Até a próxima!

Conheça a Photoalbum Universal

A Photoalbum Universal atua no mercado há 55 anos. A empresa oferece serviços especializados e soluções em imagens que atendam às necessidades de nossos parceiros.

Inovação e qualidade estão presentes em nosso dia a dia. Estamos equipados com a mais alta tecnologia em equipamentos para recepção, tratamento, impressão e encadernação de imagens.

Nosso controle de processos é rigoroso e por isso garantimos aos nossos clientes produtos exclusivos e de excelência.

A Photoalbum Universal é referência no mercado fotográfico porque a proximidade com o cliente é uma de nossas metas. Isso só é possível porque fazemos da arte de produzir álbuns uma paixão.

Convidamos você para conhecer todos os nossos álbuns fotográficos!

Comments

comments

Copyrights © - Todos os Direitos Reservados.
Powered by Print One