Fique por dentro das melhores dicas de como tirar fotos

Olá, amigo(a) fotógrafo(a). Como vão os trabalhos?

Sabemos que o período em que vivemos é de veiculação de inúmeras informações a todo momento. Nesse contexto, o profissional que não busca se atualizar e aprender além do que é requisitado pelo mercado fica para trás, não é mesmo?

Por conta disso, decidimos ajudá-lo(a). 

Neste artigo apresentaremos as melhores dicas de como tirar fotos impecáveis e garantir que seu trabalho se destaque dentre tantos outros.

Sem mais delongas, vamos conhecer quais são essas dicas?

Saiba por que você deve conhecer a história da fotografia para ser um bom profissional

Truques e dicas de como tirar fotos para impressionar seu cliente

Existem infinitas técnicas utilizadas por fotógrafos(as) para captar imagens excelentes em momentos únicos que fogem do padrão de uma fotografia comum, justamente para que aqueles registros retratem uma história cheia de sentimentos.

Preparado(a) para conferir como tirar boas fotos e a fazer efeitos incríveis? Vamos lá!

Dica 1# Efeito Contraluz

Executar a técnica de fotografia contraluz consiste em posicionar seu objeto principal da foto em frente da iluminação, de forma que apenas a silhueta apareça.

Esta técnica pode ser feita tanto com luz natural, como no pôr do sol, quanto com luz artificial.

Atente-se para não estourar a claridade do fundo ou escurecer toda a imagem, quando a única coisa que deve estar escura é seu item principal. Como podemos ver na imagem abaixo!

FONTE: http://bit.ly/efeito-contra-luz

Dica 2# Efeito Golden Hour

FONTE: http://bit.ly/efeito-golden-hour

Esse modelo de foto não depende de nenhum apetrecho de iluminação artificial. A luz protagonista da vez é o sol, e o momento em que a claridade está no seu melhor ângulo (entre 1h antes do pôr e 1h após raiar do sol).

Este efeito é chamado de “hora dourada”, e não é difícil de conseguir alcançá-lo, pois, pelo fato do sol estar mais baixo, seus raios de luz não são “duros” e refletem de uma forma sutil, deixando todo o cenário levemente iluminado.  


Dica 3# Efeito Bokeh

Este termo vem do japonês “boke”, que significa “desfoque” na língua portuguesa. O efeito consiste em desfocar o fundo da imagem, dando enfoque apenas para o item que está próximo da lente da câmera. Como mostra a imagem abaixo:

FONTE: http://bit.ly/efeito-Bokeh

Porém, esse efeito tem uma característica ímpar: é causado por pequenos pontos de luz no fundo da foto, e acaba sendo considerado um “filtro” de estampa de luz.

Para fazer o efeito bokeh é simples: utilize uma lente fixa (esse tipo de lente tem uma boa abertura do diafragma e a amplitude de profundidade de campo, oferecendo um resultado melhor) e, posteriormente, foque item principal desfocando todo o fundo.

Dica 4# Efeito Lens Flare

Esta dica de como tirar foto com efeito de luz surgiu de uma falha técnica. O fotógrafo, ao realizar a foto, percebeu que a luz refletiu diretamente na lente da câmera e se distorceu, causando esse efeito lindo e muito querido pelos profissionais de fotografia.

Quando o raio de luz bate no centro da lente, a foto estoura e estraga a imagem. Mas, quando ela entra pelas bordas, resulta neste lindo efeito. Observe na foto abaixo:

FONTE: http://bit.ly/efeito-lens-flare

Para fazer esse efeito, enquadre a luz no canto da lente, refletindo seus raios nas bordas. Apesar de ser uma técnica muito simples, utilizá-lo resultará em muitas fotos profissionais.

Tem curiosidade em saber o que fazer para melhorar seu trabalho como fotógrafo? Conheça os segredos para tirar fotos impressionantes!

Saiba o que você precisa dominar para tirar fotos profissionais

Existem muitas dicas de como tirar fotos pela internet, mas muitas delas são explicadas para profissionais que já entendem muito bem da sua câmera, termos e técnicas. 

Por conta disso, vamos apresentar um pouco sobre o que você precisa compreender para conseguir manusear a câmera de forma que não dependa nunca mais do modo automático e assim consiga tirar fotos profissionais.

Passo 1: saiba qual a importância de utilizar a luz corretamente

A luz é um ponto de suma importância, pois influencia diretamente na qualidade da sua foto. Existem dois tipos: dura e difusa.

Tudo ao nosso redor é iluminado de alguma forma, só temos que aprender a observar a luz e o ambiente.

As dicas de como tirar foto em dias nublados são fáceis. Pelo fato da luz ser suave e difusa (as nuvens fazem o papel de suavizar a luminosidade), você pode fotografar normalmente e, ao editar suas fotos, adicionar um pouco de coloração às imagens, já que dias nublados não costumam ter um visual de muita cor.

Já em dias ensolarados, a luz possui intensidade diferente em áreas e sombras. Então, nesse caso, aconselhamos fazer a fotometria nas áreas que possuem muita luz. 

Caso o lugar não ofereça sombra para fotografar a pessoa, opte por realizar o ensaio em horários que o sol não está tão forte, como antes das 11h e após às 16h.

Em lugares de pouca luz, faz-se necessário o uso de flashes ou de uma configuração da câmera chamada ISO. Ele clareia os pixels escuros da foto, mas muitas vezes não fica fiel à imagem real.

Então, antes de fotografar, analise o tipo da luz e a intensidade necessária para saber quais técnicas aplicar.

Passo 2: entenda como usar a composição na fotografia

Analise a imagem antes de fotografar. Apesar de sabermos que seguir regras nos limita, é preciso entender algumas coisas para que você consiga fotos profissionais, como o princípio da composição.

A regra dos três terços

Essa regra consiste em dividir a tela da sua câmera em 9 quadros, e o item ou pessoa que você deseja fotografar deve estar em uma das junções das linhas.

Na maioria dos casos, quando o(a) fotógrafo(a) estiver acostumado com esse tipo de técnica, as linhas tendem a  se tornar imaginárias.

Passo 3: como o obturador da câmera funciona  

Sabe aquele barulho que sua câmera faz quando você aperta o botão para fotografar? É o obturador entrando em ação.

É ele que controla a duração do tempo que o sensor vai receber a luz. Quanto mais tempo aberto, mais luz o sensor vai captar e sua foto ficará mais clara.

Quer saber uma dica de como tirar foto de um céu estrelado? Coloque sua câmera no modo manual e deixe o obturador configurado para ficar bastante tempo aberto. Dessa forma, o sensor da câmera irá capturar todas as estrelas e a claridade do céu.

Agora uma dica de como tirar foto em movimento ou em momentos espontâneos:

  • configure seu obturador em velocidades altas, como “1/8000” que é equivalente a 1 segundo dividido por 8000. Assim, seu obturador fechará rapidamente, conseguindo capturar cenas com movimentos rápidos como, por exemplo, o pulo de uma criança.

De início, mexer com essas configurações tão rápidas é um pouco complicado. Porém, com o tempo você irá se familiarizar com essa técnica e fará registros únicos.

Se atualize e confira tendências do mercado de fotografia e venda muito mais!

Extra: dicas de fotografias perfeitas 

Agora que conheceu nossas dicas de como tirar fotos e algumas técnicas para ter fotos profissionais, vamos conferir outras dicas de fotografia para cada tipo de tema a ser fotografado?

Dicas para fotografar pessoas

Como vimos, existem diversos truques para fotografias que influenciam diretamente na estética e resolução. Então, listamos algumas coisas que você deve se atentar na hora de fotografar pessoas:

  • use iluminação suave;
  • evite sombras no rosto: a não ser que as fotos sejam artísticas, você pode abusar de sombras e iluminações, mas se for foto normal, priorize uma iluminação uniforme;
  • destaque os olhos;
  • lembre-se de utilizar as regras de composição.

Dicas para fotografar grupos

Momentos em família e amigos sempre têm muita gargalhada e brincadeira, correto? Por isso hoje vamos dar dicas de como tirar fotos em grupos:

  • prefira as fotos espontâneas: essas imagens conseguem passar o sentimento real do momento em que a foto foi tirada.
    Por isso, deixe as pessoas se sentirem à vontade com a câmera e busque fotografar momentos naturais em que ninguém esteja tenso ou posando para a foto;
  • sugira poses engraçadas e criativas: em festa de 15 anos, por exemplo, sugira que a aniversariante seja carregada pelos seus familiares.

Dicas para fotografar crianças

Fotografar crianças não é tarefa fácil: requer muita técnica, paciência e amor pelo trabalho. 

Confira algumas dicas de como tirar foto de crianças:

  • seja paciente, empático e carinhoso com a criança. Ela não entende o que sua câmera faz, então, tente interagir ao máximo para que ela queira continuar ali;
  • ofereça distrações: estamos falando de crianças, e elas são movidas a distrações e cores. Então, leve brinquedos coloridos para que ela sinta que fazer aquelas fotos é algo divertido.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe o blog da Photoalbum Universal para ficar por dentro de todas as novidades e tendências que o mercado fotográfico exige e garanta seu diferencial.

Se você gostou deste artigo, poderá gostar também:

Comments

comments

Copyrights © - Todos os Direitos Reservados.
Powered by Print One