Distância focal: tudo o que você precisa saber para tirar fotos melhores e de maior qualidade

Compreender a fundo as características da sua câmera fotográfica e como as suas lentes funcionam são pontos cruciais, porque isso exerce grande influência na qualidade das fotos

Com a distância focal não é diferente!

Existem excelentes cursos de fotografia online em que você pode aprender inúmeras coisas, como os tipos de lente para cada situação, história da fotografia, noções para entender de que forma o obturador, diafragma e a distância focal atuam nas fotos etc.

Sabendo da importância em compreender as funcionalidades dos equipamentos fotográficos, a Photoalbum apresenta tudo que você precisa saber sobre a distância focal neste artigo.

Distância focal: entenda tudo sobre essa característica

A distância focal é medida em milímetros, e tem a função de definir qual será a aproximação do objeto ou pessoa a ser fotografado/a em relação à imagem final.

É considerada uma das principais propriedades para os mais variados tipos de lente existentes, sendo um dos atributos mais utilizadas pelo profissional de fotografia.

Pelo nome e definição, a distância focal pode parecer algo de outro mundo e, de início podemos nem imaginar ao que realmente se refere. 

No entanto, basta relacionar a expressão “focal” ao que queremos enquanto foco enquadrado na imagem, que já começamos a entender melhor, concorda? 

Portanto, quando nos referimos a esse termo estamos falando da função “zoom”, que diminui ou aumenta o campo de visão na imagem.

É a distância focal que deixa o indivíduo/objeto mais ampliado ou reduzido, respectivamente.

Distância focal e seus exemplos

Fonte: Focusfoto.

Também conhecida como comprimento focal, ela representa a capacidade da lente de expandir a captura da imagem em um determinado ponto, mesmo que distante.

Vale ressaltar que quanto maior a abertura em milímetros, menor a profundidade de campo.

No próximo tópico vamos conhecer como essa característica funciona nos tipos de lente objetiva.

Como funciona a distância focal nas lentes objetivas?

A distância focal se comporta de maneira distinta em cada tipo de lente.

É importante saber como essa função se dá em cada modelo, para que possamos escolher o que traz maior qualidade ao trabalho que queremos.

Vamos conhecer?

Grande angular

A distância focal nas lentes do tipo grande angular é menor.

Quando esse tamanho é pequeno, as lentes levam o nome de fisheye (olho de peixe) e seu campo de visão varia de 60º a 180º.

Essa lente provoca uma sensação de foto prolongada, aumentando a profundidade de campo, com distorção de escala em todos os planos.

Assim, se o que você pretende fotografar estiver perto de você, a foto trará uma sensação de maior distância em relação à câmera, fazendo com que o objeto/indivíduo não fique enquadrado de maneira tão aproximada.

O comportamento da distância focal na lente grande angular.

Fonte: Proimagebrasil.

Micro ou macro 

As lentes micro, também conhecidas por macro, a depender do fabricante, têm a função de focar em distâncias precisas e curtas, mantendo a escala natural. 


Em algumas situações, é possível aproximar tanto que o objeto/indivíduo pode ser ampliado em até dez vezes o seu tamanho original, sem perder a qualidade da imagem.

Ao contrário de outras lentes, as macro/micro permitem uma focalização de maneira que a foto tenha riqueza em detalhes.

Fotos impressionantes de objetos aproximados podem ser tiradas com elas, permitindo a visualização do que os olhos humanos não conseguem captar com clareza. 

Geralmente, essas lentes possuem distância focal de 50mm, 90mm ou 180mm (teleobjetiva).

O comportamento da distância focal nas lentes micro e macro.

Fonte: Macrofotografia.

Objetiva Normal

A lente objetiva normal costuma ter 50º de campo de visão.

Ela tem esse nome porque a imagem é projetada em escala muito semelhante à percebida pelos olhos humanos, quase sem distorções, portanto, a foto nem se expande, nem se retrai.

É uma lente bem clássica.

O comportamento da distância focal de uma lente objetiva normal utilizando a própria lente como modelo.

Fonte: Sandmarc.

Objetiva de Zoom

Diferente da objetiva normal, nesse modelo há a possibilidade de movimentar as lentes em sua composição, permitindo a variação do comprimento focal. 

Essa característica otimiza o tempo do profissional, evitando que seja preciso trocar as lentes toda vez que uma distância focal diferente for necessária.

São lentes bem versáteis, capazes de exercer o papel de diversos outros tipos de objetiva (normal, grande angular e grande angular teleobjetiva).

A distância focal em uma lente objetiva de zoom.

Fonte: Nikon.

Teleobjetiva

Quando comparada à objetiva normal, as teleobjetivas apresentam distância focal maior e profundidade de campo menor.

Elas são capazes de produzir fotos ampliadas com achatamentos nos planos.

São utilizadas com o intuito de fotografar algo que está distante, ou seja, a distância focal entre o objeto/indivíduo e a câmera se torna menor.

Por fotografarem pontos distantes, o processo de nitidez fica mais difícil, exigindo mais atenção do fotógrafo no momento de usá-las.

É o tipo de lente perfeito para quem quer fotografar algo distante, mas com um detalhamento impecável.

A distância

Fonte: Nikon.

Agora que você sabe como a distância focal atua em cada tipo de lente, vamos entender como que essa propriedade interfere na qualidade das fotos, além de aprender a controlar essa função.

Como a distância focal atua na qualidade das fotos?

Recapitulando: quanto maior a distância focal, mais limitada será a área enquadrada, porém o detalhamento  será bem maior e o objeto em questão parecerá mais próximo.

Por outro lado, quanto menor o comprimento focal, mais ampla será a visão do todo, enquadrando mais objetos com maior distância em relação à câmera fotográfica.

Como usar distância focal para tirar fotos melhores?

Não existe uma lente boa ou ruim, e sim a mais adequada para a distância em que o objeto/indivíduo se encontra em relação à câmera, ao nível de detalhamento exigido e a fidelidade da escala necessária.

A lente é uma das partes mais importantes na produção de fotos de qualidade.

Você pode querer fotografar toda uma paisagem, ou focar em um objeto em um plano mais próximo, como também pode querer fotografar de perto algo que esteja um pouco mais longe etc.

São infinitas possibilidades, e é aí que a distância focal atua. Procure dicas de como tirar fotos para se ater melhor aos detalhes.

Faça uma análise de qual será a distância entre a câmera e o seu objeto de trabalho.

Observe também quão fiel à realidade precisa estar a escala e qual o nível de detalhamento desejado.

A partir daí, escolha uma lente que atenda perfeitamente a sua demanda.

Por exemplo: se deseja fotografar detalhes próximos, com uma escala real e um detalhamento grande, compre uma lente macro, pois é este tipo de lente que oferece os recursos para obter uma imagem próxima e precisa. 

Agora que você já sabe como funciona a distância focal, vamos apresentar dois tópicos para tirar fotos com boa nitidez.

Dicas para tirar boas fotos: evitando a pouca nitidez

Há pouco tempo lançamos um artigo sobre como tirar fotos perfeitas. Confira para aprender mais detalhes sobre os truques para ter fotos excelentes.

Neste tópico, vamos apresentar duas coisas importantes para que sua foto tenha nitidez satisfatória: vibração e equipamento.

Vibração

O efeito “turvo” das imagens se dá muitas vezes porque, além de não focar no objeto correto, a câmera tremeu no momento da captura ou o alvo a ser fotografado se mexeu na hora do clique. 

Posicionar a câmera fixamente sobre alguma superfície também é uma ótima maneira de contornar esse problema.

Equipamento

É essencial a aquisição de um tripé para quem busca a perfeição, porque ele ameniza as chances das fotos saírem tremidas devido a estabilidade proporcionada no momento da captura.

Principalmente para quem busca ganhar dinheiro com fotografia, vale a pena o investimento.

Fonte: Fotografiadicas.

Chegamos ao fim de mais um artigo e queremos saber: conseguimos tirar suas dúvidas? Já escolheu qual a melhor lente para atingir os seus objetivos? 

Se quiser aprender mais sobre fotografia e conhecer as principais técnicas de como tirar fotos incríveis, além de saber como anda o mercado fotográfico, você pode encontrar muitas informações no nosso blog

É somente através da constante busca pelo aprimoramento que você conseguirá ser um dos maiores profissionais do mercado.  Afinal, por que não?

Já pensou em ser o autor de fotos que entrem no hall das fotografias famosas mais conhecidas do mundo?

Na Photoalbum você encontra tudo o que precisa saber sobre o mercado de fotografia.

Conte com os nossos serviços para entregar o melhor resultado aos seus clientes, unindo suas belas fotos com todos os nossos tipos de álbuns fotográficos.

Somos referência no mercado fotográfico e estamos a postos para melhor atender você!

Se você gostou deste artigo, poderá gostar também:

Comments

comments

Copyrights © - Todos os Direitos Reservados.
Powered by Print One