Fotolivro: o que é, para que serve e como fazer um

Consegue imaginar ter um livro ilustrado com as imagens dos melhores momentos da sua vida? O fotolivro é um livro de registros impressos, feito para guardar para sempre as suas recordações!

Fotolivro é um tipo de álbum fotográfico, um tanto diferente daquele álbum tradicional. Nele, ao invés de coladas, as fotos são impressas direto nas páginas e recebem um tipo de cobertura transparente de proteção, aumentando o seu tempo de durabilidade, o que chamamos de laminação.

Os fotolivros têm se tornado uma ótima opção entre as pessoas que curtem passar um tempo personalizando o seu próprio álbum.

O que é fotolivro

Considerado um modelo moderno de álbum, o fotolivro é um tipo particular de livro fotográfico, onde as imagens predominam sobre o texto.

Bastante conhecidos nos Estados Unidos e na Europa e começando a fazer sucesso no Brasil, os fotolivros são também utilizados por fotógrafos que desejam impulsionar seus trabalhos.

O charme do fotolivro é a possibilidade de juntar momentos e recordações de modo criativo, com aquelas fotos que estavam lá perdidas dentro de pastas em seu computador. Assim como um livro, além das fotos, você pode colocar figuras, tags, textos e até mesmo dar um nome a ele.

As pessoas contam suas histórias nesses livros, sejam elas histórias de amor, de viagens, festas ou casamentos, e o seu maior propósito é poder eternizar momentos especiais de maneira original, empregando personalidade em suas páginas.

Qual a diferença entre álbum e fotolivro?

As duas principais diferenças entre o álbum tradicional e o fotolivro são: estilo e durabilidade.

Para o álbum tradicional as fotos costumam ser impressas em papel fotográfico, possuindo saquinhos para a distribuição delas. Entre as páginas existem divisórias, o que dificulta a visualização das fotos.

No fotolivro, as fotos são impressas diretamente nas páginas, que podem, ou não, recebem laminação e costumam ser em papel couché de diversos tipos de gramatura, possuindo sempre capa fotográfica. As páginas são mais maleáveis e não possuem divisórias.

O fotolivro contém um estilo próprio e único, devido a liberdade existente em sua composição. Já a sua durabilidade é fruto do material utilizado.

As fotos do seu álbum não vão mais ficar cair por tudo quanto é lado se você pegar de mal jeito!

Modelos de fotolivro

Conheça alguns exemplos de fotolivros e suas especificações:

    • Prime: capa dura impressa personalizada e laminada fosca ou com brilho; dorso quadrado; álbum vincado com abertura panorâmica 180º, de 10 a 40 lâminas, com laminação U.V. fosca ou com brilho; papel fotográfico equivalente a 600g/m².
    • Espiral: capa e contracapa dura impressa personalizada e laminada fosca ou com brilho; dorso espiral wire teck revestido em couro sintético; álbum com fotos separadas ao meio e abertura 180º, de 20 a 100 páginas; papel couché 250g/m² impresso frente e verso sem laminação.
    • Flex: capa flexível impressa personalizada e laminada fosca; dorso quadrado; álbum com fotos separadas ao meio, de 20 a 120 páginas; papel miolo couché 170g/m².
    • Flex Plus: capa dura impressa personalizada e laminada fosca ou com brilho; dorso quadrado; álbum com fotos separadas ao meio, de 20 a 120 páginas; papel miolo couché 170g/m².
    • Supreme: capa dura impressa personalizada e laminada fosca ou com brilho; dorso quadrado; álbum com fotos separadas ao meio e abertura 180°, de 20 a 80 páginas, com laminação U.V. fosca ou com brilho; papel couché equivalente a 600g/m².
    • Revista Plus: álbum impresso em papel maleável, encadernado pelo centro com grampos, de 20 a 40 páginas em múltiplos de 4; papel miolo couché 170g/m².
    • Revista Pró: álbum impresso em papel maleável encadernado pelo centro com grampos, de 20 a 40 páginas em múltiplos de 4; papel miolo couché 118g/m².
    • Super: capa dura impressa personalizada e laminada fosca ou com brilho; dorso quadrado; álbum com fotos separadas e abertura panorâmica 180°, de 20 a 120 páginas com laminação térmica fosca; papel couché equivalente a 300g/m².

Existe um número mínimo de 20 páginas para a montagem de um fotolivro, porém isso não limita a quantidade de fotos que você poderá utilizar no seu livro, é permitido mais de uma por página. Veja outros exemplos clicando aqui.

Como montar um fotolivro

A possibilidade de ter um livro com suas fotos impressas é maravilhoso, não é mesmo? E o processo de montagem é ainda melhor!

A confecção do fotolivro é simples e fácil, podendo ser feito em casa por você. Selecione as fotos que gostaria de ver no seu fotolivro, baixe gratuitamente o nosso software exclusivo, instale-o em seu computador e dê início a montagem do seu álbum do seu jeito.

Após ter instalado o software, os primeiros passos são: a escolha do tamanho que o seu livro terá, a quantidade de páginas, o acabamento, o modelo e o tema.

Feito isso, você irá partir para a diagramação das imagens, podendo ser manual – feita uma a uma – ou automática, onde o próprio software fará isso por você.

Concluiu a montagem do seu fotolivro? Agora é só finalizar! É importante colocar o endereço correto para a entrega ser realizada com sucesso. O pagamento é feito somente ao finalizar o processo de montagem, podendo ser através de cartão de crédito ou boleto bancário.

Vantagens de ter um fotolivro

Imagine o quanto pode ser divertido e gratificante você montar seu próprio fotolivro, sentado no sofá da sua casa, na companhia de alguém especial que poderá te ajudar na escolha das fotos, da ordem cronológica delas, e do melhor tema para auxiliar na composição.

Além de duradouros esses livros são muito bonitos, pois podem ser feitos de modo a combinar plenamente com a escolha das imagens.

Você pode ter fotolivros da sua festa de aniversário, da sua viagem, dos primeiros aninhos do seu bebê e dar para ele a cara que aquele momento teve para você, podendo ele ainda fazer parte da decoração da sua casa.

Dentro da sua linha de produtos, a Photoalbum Universal oferece diversos modelos de fotolivros para serem feitos por você. Você pode conhecer mais sobre eles aqui.

Comments

comments

2 respostas para “Fotolivro: o que é, para que serve e como fazer um”

Os comentários estão desativados.