Descubra os segredos para tirar fotos impressionantes

Além de eternizar bons momentos, a fotografia detém o poder de encantar. Mas isso eu tenho certeza que você já sabe.

Um bom click tem por trás muita técnica, às vezes uma boa câmera e, sempre, uma boa luz, elementos que, reunidos, são capazes de despertar emoções em quem o admira.

E o segredo de fotos impressionantes está justamente aí: na preparação do fotógrafo antes do registro.

Quem inicia na carreira deve ter em mente que os momentos que precedem o milésimo de segundo da foto são tão importantes quanto o próprio registro e, que é possível alcançar resultados excelentes mesmo nos primeiros projetos profissionais.

Você sabe quais são os segredos para tirar fotos impressionantes?

Preparamos um guia completo para você!

Por onde começar?

Como em qualquer campo de atuação, a entrega de bons resultados profissionais está diretamente ligada ao grau de preparação e estudo.

No campo da fotografia, o funcionamento é o mesmo. Apenas talento e paixão pela profissão não formam um bom profissional.

Pronto para saber quais os primeiros passos para entrar na lista de fotos mais impressionantes do mundo? Isso mesmo, pensemos alto!

Vamos lá!

Estude muito sobre fotografia

Como falamos, a preparação é essencial para atuar com fotografia e é isso que vai diferenciar o fotógrafo profissional do amador.

Conheça a história da fotografia, aprenda sobre as técnicas, busque informações em livros e, sempre que possível, realize cursos e oficinas.

Por mais que você acredite que entende muito sobre algum dos aspectos da fotografia, não pule essa etapa no seu aprendizado. Veja todos os conteúdos durante seu período de estudos – que deve ser contínuo, mas intenso no início da carreira.

Dominar a técnica e teoria permite que você atue com segurança, saiba lidar com imprevistos e aproveite as oportunidades de fazer excelentes registros.

Toda vez que pensar abandonar os estudos, lembre-se: o mercado exige fotógrafos excelentes e estar tecnicamente preparado é um diferencial.

Tenha um equipamento de qualidade

No início da carreira, o desejo de adquirir o melhor equipamento do mercado fala alto, mas esse pode não ser o momento para essa aquisição.

Um bom equipamento fotográfico é, sim, importante para a realização dos trabalhos, mas o conhecimento fará maior diferença nos resultados das imagens.

Por isso, pesquise sobre os dispositivos disponíveis para adquirir um de qualidade – dentro das suas possibilidades – e deixe para investir em máquinas mais robustas ao longo da sua carreira.

Dominar máquinas fotográficas mais “simples” (mas sempre profissionais), vai ajudar você a ter um desempenho ainda melhor quando adquirir um novo, e refinado, equipamento.

Escolha o nicho de atuação

Você deve escolher o nicho para fotografar por um motivo simples: aumentar a sua qualificação.

Enquanto fotógrafo, você terá capacitação para atuar em diversas áreas, mas escolher uma específica para direcionar seus esforços no sentido da técnica permitirá que você se torne um fotógrafo excepcional.

Direcionar seu trabalho para um nicho também permite que você conheça a expectativa do seu cliente, de modo a influenciar a sua evolução profissional, possibilitando que você entregue fotos impressionantes e encantadoras.

Enriqueça seu repertório

Nossa criatividade surge por meio de estímulos, por isso é importante que você esteja exposto a eles.

Busque novas inspirações para o seu trabalho: visite exposições, observe paisagens, procure por livros, sites de fotografia, filmes, faça viagens. Enfim, busque por novas concepções de fotografia. E nesse sentido, tudo é válido.

O segredo das fotos impressionantes

Depois de dar os passos iniciais rumo às primeiras fotos impressionantes, após todo período de preparação, chegou o momento do registro. Esse instante também requer sua atenção.

Lembre-se que organizar os detalhes antes de capturar a imagem é tão importante quanto fotografar: observar o ambiente, separar todos os equipamentos, preparar o espaço para fotos.

Mas, antes de partirmos para os segredos de uma excelente foto, queremos que você lembre de uma obrigação básica: configurar a câmera.

No seu checklist de fotógrafo, coloque ao lado do item “configurar a câmera” a observação “nunca esquecer”.

Parece óbvio, mas é uma etapa muito importante!

Conheça o ambiente em que tirará as fotos antes de iniciar o trabalho. Esse cuidado vai permitir que você configure sua câmera DSLR de acordo com o ambiente e a ocasião, não perdendo o instante certo do clique.

O que você precisa configurar na sua DSLR antes de começar a fotografar:

  • velocidade do obturador;
  • ISO;
  • abertura da lente;
  • fotometria;
  • qualidade da imagem;
  • espaço de cor;
  • equilíbrio de brancos;
  • correção de lente;
  • foco.

Conhecer bem sua câmera e mantê-la configurada possibilita que você fotografe o inesperado, onde, muitas vezes, se escondem os encantos das fotos impressionantes.

Só com esse primeiro passo, é possível que você tenha “fotos sem photoshop”, sem edições, mas com resultados incríveis.

Curioso para conhecer de fato o segredo de uma foto impressionante? Então, chega mais!


O grande segredo das fotos mais impressionantes do mundo: a composição

O modo como os elementos se organizam na sua imagem vão dizer muito sobre a qualidade da foto e seu potencial profissional.

Cores, texturas, formas e plano são elementos que traduzem o que você quer dizer com a imagem e, ao passo, transmitem os efeitos emocionais a quem vê.

Teste todos os recursos da máquina antes de fotografar profissionalmente.

Faça experiências de foco, posição dos elementos, planos, dentre outros.

Algumas dicas de composição são clássicas e funcionam nas diversas ocasiões.

As listamos a seguir.

Regra dos terços

Utilize a função de grade disponível na câmera e posicione o elemento que deve ter destaque na interseção entre as linhas.

A regra dos terços ainda pode ser usada em outro caso, quando envolver fotos do horizonte. Utilizam-se as linhas naturais do cenário para aplicar a regra; considera-se apenas as três linhas horizontais da grade.

Linhas Horizontais

Foque em algum ponto que tenha uma linha natural (ponto de perspectiva ou horizonte). Desse modo, a imagem dará a sensação de movimento e/ou velocidade.

Mas não esqueça da regra dos três terços nesse momento.

Enquadramento

Procure no ambiente elementos que representam quadros naturais, que lembram molduras: janelas, portas, uma vista de dentro de uma caverna, galhos de plantas. Nesse momento, use sua criatividade para que eles façam sentido nas suas fotos.

Contraste

Fotografe elementos que tenham um contraste evidente em relação ao cenário. Dessa forma, os elementos principais tendem a se destacar.

Olho dominante centralizado

O olho dominante deve ocupar o centro da imagem. Essa técnica faz com que a pessoa fotografada tenha mais expressividade.

Texturas e repetições

Utilize padrões naturais (de cores, por exemplo) ou repetição de elementos para fotografar. Para conseguir um resultado mais interessante, busque por algum elemento fora do padrão, com ele você obterá contraste.

Simetria

A mais clássica das composições, afinal, permite o alinhamento. Fotografe de modo que os dois lados sejam semelhantes.

Inspire-se!

As dicas e técnicas são muitas, por isso, estude e atualize seus conhecimentos a fim de seguir o melhor caminho

Aplique nossas dicas no seu dia a dia e depois compare com suas fotos anteriores. As mudanças serão graduais, mas você perceberá a mudança do seu portfólio, chegando cada vez mais perto do resultado que deseja: fotos impressionantes.

Para não esquecer nenhuma delas, salve este artigo entre seu favoritos e revise sempre que for necessário.

A gente espera ter ajudado a construir um portfólio com fotos perfeitas!

E como somos parceiros nesse processo de crescimento, separamos algumas fotos para você se inspirar. Esperamos que goste!

 

Comments

comments

Copyrights © - Todos os Direitos Reservados.
Powered by Print One