A importância do logo para fotógrafos e o que levar em conta na hora de criar o seu!

Logomarca para fotógrafo? Logotipo fotográfico? Logo para fotógrafos?

Por mais que ainda haja confusão sobre qual é a expressão correta, todas elas conseguem passar a mesma ideia: é a assinatura do seu negócio.

Por isso, o logo é o que faz a tradução visual da personalidade da sua marca, permitindo que o público se identifique com ela.

No mercado fotográfico não é diferente! Portanto, preparamos um artigo completo para a criação de excelentes logos para fotógrafos.

Assim, saiba aqui a importância de fazer uma boa escolha dos elementos que vão compor a sua assinatura de fotografia profissional e também o que deve ser levado em conta.

Vamos conferir?

O que é um logo de fotógrafo?

O logotipo é a representação visual que serve de identificação para seu serviço ou sua empresa no mercado fotográfico. 

Então é por meio dele que o público vai conseguir reconhecer e diferenciar seus produtos e serviços dentre os concorrentes.

Decerto, um logo é o primeiro passo para ganhar dinheiro com fotografia.

Quando a imagem vem acompanhada de um texto, chamamos o símbolo completo de logotipo (integração de símbolo + palavras). 

Um exemplo claro é o logo da Adidas (apenas o símbolo) e seu logotipo (quando o símbolo e a palavra “Adidas” se unem).

Muitas pessoas desconhecem como é o processo por trás do trabalho de criação:  pesquisas aprofundadas, desenvolvimentos que partem das teorias do design, juntamente com psicologia das cores, composição de símbolos etc.

Portanto, para a criação de um excelente logo para fotógrafo é preciso contratar um designer.

Contudo, esse artigo te mostrará os pontos que você deve levar em conta na hora de bater um papo com o profissional.

Antes de começar a elaborar suas criações, o designer faz uma análise de tudo que envolve o projeto que está prestes a iniciar, por exemplo:

  • quais as intenções da criação,
  • imagens que podem ou não ser usadas,
  • quais cores devem ser empregadas,
  • qual o melhor formato de tamanho,
  • tipografia mais eficiente e harmoniosa para o projeto etc

São coisas que apenas um profissional bem preparado vai levar em consideração.

Por isso é tão importante ser criterioso na hora de contratar um designer gráfico para cuidar da sua marca.

Assim, terá a certeza de que estará transmitindo a mensagem correta para seu público-alvo.

Qual sua importância e como usar?

A maioria dos novos empreendedores, por pouco dinheiro para investir no início, adia a criação da identidade visual do seu negócio.

Geralmente estão aguardando a chegada de alguns clientes para executar essa etapa.

Entretanto, esse é um dos 5 erros mais comuns que profissionais da fotografia cometem.

Afinal, caso você não entregue nenhum cartão de visita, ou até entregue um temporário sem logo, a credibilidade do seu serviço poderá ser questionada.

E ao entregar álbuns fotográficos especiaisfotolivros? Assinando com o seu logo, a sua marca ficará ali para sempre! Já pensou nisso?

Além disso, o logo oferece a possibilidade de ser utilizado em diversos lugares, como:

  •       fachada:

Logo de fotógrafo aplicada em uma fachada

Fonte: Janaina Carvalho

  •        site:

A logo também pode ser aplicada em um site de fotógrafo

Fonte: Fernando Lima

Logotipo aplicado em redes sociais e álbuns fotográficos de fotógrafos profissionais

Fonte: Michelle Cardoso

  •       cartão de visita etc. 

Catão de visitas de um fotógrafo com a sua logo em verniz localizado

Fonte: Pinterest

Primeiramente é preciso estar ciente de que, ao abrir seu negócio, você deve procurar o caminho mais rápido para ser reconhecido.

Por isso, adquirindo um bom logo para fotógrafo você terá visibilidade no mercado de fotografia.

É esse o caminho para, gradativamente, ir conquistando valor e reconhecimento para a sua marca.

Eventualmente ignorada a importância do logo, alguns problemas podem aparecer, tais como:

Identidade confusa

Se você utilizar um logo para fotógrafo temporário ao começar a prestar o seu serviço, e pouco tempo depois alterar sua identidade, seus clientes ficarão confusos.

Isso ocorre porque acharão que os logos são de negócios distintos ou que a empresa está com outro dono, por isso esteja atento.

Aparência de amadorismo

Utilizar materiais que não foram desenvolvidos por profissionais qualificados atrapalha a imagem do seu serviço. 

Afinal transparece que você não se importa tanto com a qualidade entregue, causando desconfiança e perdendo credibilidade.

Posicionamento descentralizado

Cuidar da sua identidade visual de maneira desleixada e descentralizada causará crise de identidade para o seu serviço.

Por isso, não vale deixar o logo do cartão de visita seja diferente do seu site de fotografia, por exemplo.

Assim, esteja atento para usar a sua identidade visual em todos os seus canais. É uma boa prática de marketing para fotógrafos.

Busque profissionais que tenham um portfólio preparado e desenvolva uma identidade única e exclusiva.

Só assim você conseguirá fixar na mente do seu público que aquele logo é seu.

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Logo para fotógrafo: elementos que compõem

O logotipo é composto de três elementos: cor, símbolo e texto. 

Portanto, vamos conhecer um pouco mais sobre a escolha de cada um!

Cor

A cor é tão importante que talvez seja o elemento mais forte de um logo.

Afinal ela causa impactos e sensações naqueles que estão a observando, sendo normalmente a primeira coisa a ser notada. 

Por exemplo: o vermelho representa amor, paixão; o cinza, calmaria; azul, a seriedade de uma empresa e, quando combinado com o preto, dourado ou prata, passa a ideia de um serviço premium

Tudo isso faz parte da psicologia das cores.

Símbolo

No mundo da fotografia, o normal é utilizar elementos fotográficos nos logos, como câmeras fotográficas, lentes ou até coisas que remetam a um estúdio fotográfico

Porém, se você quiser seguir por outro caminho, sinta-se à vontade! 

O mercado de fotografia está saturado de coisas parecidas, por isso apostar em algo diferente é uma boa estratégia de diferenciação. 

Afinal, quem disse que um fotógrafo não pode usar uma borboleta em seu logo, por exemplo? 

A regra é: não há regras.

O importante é você estar com um logo que te agrade, transmita a ideia que você quer passar e que seja algo harmônico visualmente.

A escolha do ícone do seu logo vai depender da análise do designer com base nas informações do seu briefing, documento que registra todas as informações do projeto, feito a partir de uma conversa entre o cliente e o profissional.

Confira abaixo alguns exemplos de ícones comumente utilizados, que são logos básicos de fotógrafos:

 Exemplos de diferentes logomarcas de fotógrafos

Fonte: Freepik

Agora confira alguns outros caminhos criativos que se distanciam do tradicional e também são bacanas:

Logo do fotógrafo Alberto Agasi

Fonte: Aka Designer

Logotipo diferenciado do fotógrafo Renato Olivas

Fonte: Renato Olivas Fotografia

 Logo da Du Pavan, design e fotografia.

Fonte: Du Pavan I Design e Fotografia

Texto 

Não existem ao certo fontes para logo de fotógrafo – o que existem são tipografias que casam com o símbolo e a ideia a ser passada, alcançando uma harmonia dos elementos. 

Tenha em mente a importância que é a definição da sua marca e busque entender como os modelos de tipografia influenciam na leitura da sua identidade visual. 

Os principais modelos de fonte são: 

  • com serifa: possuem pequenas linhas adicionais no fim das extremidades de cada letra e remetem a coisas tradicionais (Times New Roman, Trajan, Baskerville, Georgia Italic);
  • sem serifa: entregam um visual mais moderno, remetendo jovialidade (Helvetica Bold, Franklin Gothic, Calibri, Myriad Italic);

 Exemplos de tipografia com e sem serifa para uso em logo para fotógrafo

  • fontes do tipo script se parecem muito com caligrafia, como se fosse feita à mão, e remetem à elegância e ternura (Bickham Script, Edwardian Script, Lavanderia); e

 Tipografias caligráficas para logos de fotógrafos

 

  • fontes modernas possuem um estilo novo e representam determinação, progresso e elegância (Futura, ITC Avant Carde Extra Light)

Exemplos de tipografias modernas para logo para fotógrafos

Outros exemplos de logos para fotógrafos, agora observe o uso das tipografias: 

Logo da fotógrafa Vera Grasi

Fonte: Vera e Grazi I Fotografias Casamentos

 

Logo do fotógrafo Paulo Villas Boas

Fonte: Paulo Villas Boas I Photo & Video

Logo moderna da fotógrafa Dany Braga.

Fonte: Dany Braga

Pontos a conversar com o designer do seu logo de fotógrafo

Depois de conhecer a importância do logo para fotógrafos, os elementos que o compõem e inspirações do mercado, chegou a hora de entender os fatores que você pode levar em conta na hora de conversar com o profissional!


Quer ter um estilo único?

O que o profissional de fotografia pode estabelecer em um logo é seu estilo de trabalho ou simplesmente a sua essência transmitida visualmente.

Por isso, um logo para fotógrafo deve representar a imagem do profissional de forma que seus clientes associem a marca à sua personalidade e forma de trabalhar.

Ao designer, liste as principais características da sua empresa e da linha que seu trabalho segue.

Para isso tente dar o máximo de detalhes para que o profissional possa sentir o seu estilo.

Se quiser, também cite coisas pessoais como emoções ao fotografar, sentimentos importantes para o seu trabalho, histórias que você considere importante para o seu trabalho etc.

Afinal, essas sugestões auxiliam no processo criativo e agregam valor ao logo.

Se tiver uma especialidade, converse com o profissional para ver se é uma boa opção evidenciá-la no logo

Caso seja adequado ao projeto, o ideal é acrescentar ao logotipo elementos que remetam ao segmento que você atua (newborn, casamentos, ensaio fotográfico infantil, etc.).

Se você costuma fotografar casamento, por que não fazer alguma referência a isso?

O profissional certamente saberá guiar essa conversa de modo a te dar ótimas opções!

Converse sobre a durabilidade do seu logo fotográfico

Lembre-se de que modificar seu símbolo pode causar impressão de instabilidade e perda de associação da marca com seu trabalho.

Então, um logo que poderá ser usado por um longo período de tempo sem ficar obsoleto ou ultrapassado é sempre uma boa ideia.

Converse com o designer sobre possibilidades relacionadas a isso.

Sugira as cores com parcimônia

Se você for do time que gosta de se envolver no projeto (ao invés de só esperar ficar pronto), aconselhamos estudar o significado e o efeito das cores.

Afinal, cada cor remete a uma sensação, como branco e azul (paz), roxo (luxúria), laranja (agitação e fome).

O profissional terá uma sensibilidade muito grande em relação a isso, afinal é a sua especialidade, porém o seu gosto deve ser levado em consideração também.

Por exemplo: você quer utilizar a cor verde, mas o significado dela não está de acordo com o que você imaginou. O que fazer?

Então, essa é a hora de decidir se prefere dar mais importância ao seu gosto ou ao que aquela cor normalmente significa.

Não existe certo ou errado, por isso converse com o profissional para que vocês consigam alcançar o equilíbrio nisso.

Lembre-se da aplicabilidade do seu logo de fotógrafo

É de grande importância conversar com o designer sobre a criação de diversas adaptações do seu logo de fotógrafo, dessa forma ele poderá ser aplicado em cima de qualquer fundo, independentemente da sua cor ou tamanho.

O mais simples é solicitar, além do seu logo original, versões totalmente brancas e também totalmente pretas, assim a possibilidade de usar a sua logo se estende a infinidades de planos de fundo.

Outra importância da versão monocromática (toda em uma cor) é que quando os logos são utilizados de formas não convencionais (gravação a laser, bordado, impressão 3D ou tecido etc.), as máquinas que realizam o trabalho não recebem arquivos coloridos.

Vamos usar o nosso logotipo para exemplificar a aplicabilidade:

Aplicabilidade da nossa logomarca em diferentes fundos

Repare que na primeira opção foi possível usar o logo em suas cores originais.

Entretanto, se usássemos ele na segunda imagem, com o fundo preto, a leitura ficaria comprometida, por isso foi usado o logo em sua versão branca.

Portanto, esteja ligado nisso quando conversar com o profissional escolhido.

Ele provavelmente já estará atento a esse fator, mas não custa conversar sobre para deixar as expectativas definidas.

Gostou?

Por fim, deu para entender a importância de um logo para que o seu serviço de fotógrafo seja melhor visto? Esperamos que sim!

Afinal, suas fotos impressionantes merecem uma assinatura a altura. Quem sabe um dia elas cheguem ao hall de fotografias famosas!

Continue acompanhando nosso blog para se manter atualizado sobre as novidades do mercado fotográfico e até o próximo artigo.

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