Tudo o que você precisa saber sobre marketing para fotógrafos

Olá! Pronto para aprender bastante sobre marketing para fotógrafos?

Espero que sim, pois preparamos um conteúdo capaz de auxiliar você a pensar em estratégias para atrair e encantar novos clientes com o objetivo de tornar seu negócio ainda mais lucrativo.

Todo profissional tem a obrigação de se dedicar para ser melhor no que faz a cada dia, mas como fazer com que as pessoas percebam o valor do seu serviço?

O marketing, com certeza, pode te ajudar.

Se você é fotógrafo e está lendo este artigo, entenda uma coisa:

Independentemente da sua escolha de viver dessa profissão ou de apenas complementar sua renda, saber como tirar fotos perfeitas é muito importante, mas não é o suficiente.

Você deve procurar saber o caminho que deve seguir para definir:

  • qual serviço você vai prestar;
  • quanto você vai cobrar por isso;
  • onde irá atuar;
  • de que forma irá divulgar seu trabalho para conseguir novos clientes;
  • entre outras coisas.

Ficou interessado em saber como o marketing pode ajudar você a alavancar seus negócios na área de fotografia?

Então eu recomendo que você continue com a gente até o fim deste texto!

Antes de iniciar, fica aqui um alerta: pegue um papel e uma caneta ou abra o bloco de notas do seu computador para fazer anotações, pois é capaz que tenha alguns insights até o fim da leitura.

Agora sim vamos ao que interessa! Começando pela definição de marketing.

O que é marketing?

De acordo com Philip Kotler, professor e autor de diversos livros que são referência nessa área…

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.

Resumindo: é buscar entender o que um determinado público quer para poder ofertar a ele um produto que atenda suas demandas, no intuito de obter retorno financeiro.

E quais são os objetivos do marketing?

Muito mais do que vender um produto, suas estratégias são aplicadas para:

  • pensar em desenvolver produtos que satisfaçam as necessidades dos consumidores para serem inseridos no mercado;
  • fidelização de clientes;
  • gerenciamento de marcas;
  • construção de bons relacionamentos com consumidores e parceiros;
  • educar o mercado sobre o que sua empresa oferece;
  • etc.

O discurso que iguala os conceitos de marketing ao de propaganda é um equívoco.

Você é um profissional, portanto não adote a linguagem do senso comum!

A comunicação com o mercado é, apenas, uma parte das estratégias que ele engloba.

Mas por que ele é tão importante para os fotógrafos?

É o que vamos responder agora.


A importância do marketing para fotógrafos

O marketing é importante para os fotógrafos porque são suas estratégias que fazem você conseguir entrar e se estabelecer nesse mercado tão competitivo.

Quem trabalha com fotografia sabe que esse ofício envolve muitos desafios, e o principal deles é a concorrência.

Existem muitos profissionais que atuam nessa área atualmente! Você mesmo deve conhecer muitos deles na sua região.

Com certeza você já deve ter pensado: o que eu preciso fazer para que uma pessoa escolha a mim e não a outro fotógrafo?

Pois é… A disputa é realmente grande, mas isso não é motivo para desanimar.

O segredo está em saber como se diferenciar dos concorrentes ao entregar um serviço que tenha um maior valor para o cliente.

Ou seja: garantir que seu produto seja o melhor!

Para começar, um fotógrafo precisa definir sua especialidade. Não adianta você querer abraçar o mundo ao dizer que faz fotos de diversos tipos (casamento, formatura, newborn, subaquática…), porque senão sabe o que acontece?

1º: Você não vai ser excelente em nenhum desses ramos;

2º: Vai ser muito mais difícil você se inserir no mercado.

Quando você se dedica ao que é especialista, além de você aprimorar suas habilidades em um único negócio, você consegue trabalhar melhor o marketing da sua empresa para definir seu posicionamento e se consolidar no local onde você atua.

O que é necessário para ter uma boa estratégia de marketing para fotógrafos?

  1. Definir o serviço de fotografia que você pretende oferecer

Em primeiro lugar, você precisa definir em que nicho de mercado você irá atuar.

Mas o que é nicho de mercado?

Consiste em um público segmentado que tem necessidades muito particulares.

As pessoas que demandam por serviços de fotografia representam uma parcela grande do mercado.

Então, se você quiser vender para elas, mas se posicionar somente como um fotógrafo, é natural que elas perguntem qual a sua especialidade.

No entanto, se você falar para essas pessoas que é um profissional especializado em fazer fotos de bebês recém-nascidos, por exemplo, a comunicação será assertiva porque você vai conseguir falar diretamente com pessoas que têm um potencial interesse nesse serviço.

Os consumidores estão muito exigentes em relação a isso, tanto que é comum eles procurarem no Google exatamente o que querem.

Por isso ressaltamos que você deve definir sua especialidade.

Trabalhe com o que você gosta e com o que você é realmente bom. Pode parecer clichê, mas é a realidade.

Você dispersa sua concentração e passa a disputar mercado com ainda mais concorrentes ao atuar com tipos de fotografias distintos.

Primeiro se estabeleça em um ramo. Depois, quem sabe você não pode alçar vôos diferentes e trabalhar com novos estilos?

Ah! E não esqueça você deve ofertar serviços completos.

Os clientes que contratam fotógrafos geralmente querem guardar estas imagens.

Uma boa oportunidade é oferecer a elas álbuns de fotos para que eles possam eternizá-las.

A Photoalbum Universal oferece tipos de álbuns fotográficos que se adequam a qualquer estilo que você decidir trabalhar.

Você pode conferir os modelos no nosso catálogo.

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2. Estabelecer o preço do serviço

Antes de definir o quanto você vai cobrar pela entrega final do seu trabalho você precisa compreender quais são seus gastos.

O planejamento de vendas do seu serviço precisa constar o quanto você investiu para poder definir em quanto tempo e quantos serviços são necessários ser vendidos para ter uma previsão de lucro.

Mas atenção: encontre o equilíbrio entre o que você precisa de retorno financeiro e a dinâmica do mercado.

Por isso, estude bastante seus concorrentes: veja quais serviços eles entregam e o quanto cobram por isso.

Se você estiver iniciando sua carreira de fotógrafo, uma boa dica é colocar o preço um pouco abaixo da média praticada para você conseguir ser inserido no mercado.

À medida que você melhorar sua entrega e se estabelecer enquanto profissional, você pode começar a cobrar um preço mais elevado.

3. Compreender as características dos locais em que se planeja atuar

Se você pensa em inserir um serviço de fotografia em um determinado local, compreender as características desse lugar é fundamental.

O local onde você mora geralmente é o ponto de partida do início da sua carreira.

Então entenda como funciona o mercado nessa região. Isso vai te ajudar também a descobrir quem é seu público.

Você pode fazer pesquisas sobre os diversos ambientes de marketing que envolvem seu negócio.

Assim, com informações corretas, você consegue enxergar melhor o que seu público-alvo espera de um serviço de fotografia.

Mas o que é público-alvo?

É o segmento do mercado que você quer oferecer seu serviço!

Para definir quem é ele, é essencial que você saiba:

  • idade;
  • gênero;
  • nível de educação;
  • estado civil;
  • renda;
  • qual o momento que ele está passando (está noivo, vai ter um filho, vai se formar, etc.);
  • entre outras coisas.

Quanto mais o seu nicho for segmentado, melhor será a delimitação do seu público-alvo.

Para finalizar este ponto, não podemos deixar de falar da importância da internet para a expansão e conquista de mercados, principalmente no que diz respeito à oportunidades em locais mais distantes.

Ela, literalmente, rompeu fronteiras.

Então, neste mundo globalizado, você também deve buscar mais informações sobre outros lugares.

Assim você estará preparado para poder oferecer seus serviços em outras regiões.

4. Saber como promover o trabalho

Para promover seu trabalho, é necessário que você utilize estratégias e ferramentas de comunicação para atingir o cliente.

Elas são fundamentais para que você possa se posicionar no mercado de forma que as pessoas compreendam qual tipo de serviço você oferta, a maneira como você atua, seu diferencial competitivo, entre outros fatores.

Confira algumas formas de divulgação do seu trabalho e de relacionamento com o cliente que você pode utilizar no seu negócio.

Propaganda

A propaganda é utilizada para informar seu público-alvo sobre qual é seu negócio.

Sua finalidade também é falar as características e atributos do produto que você oferece.

Alguns meios onde ela é aplicada são em:

  • cartazes;
  • panfletos;
  • anúncios em televisão, jornais, revistas ou internet (Google, YouTube e redes sociais);
  • entre outros.

Promoção de vendas

A promoção de vendas é aplicada quando um serviço é ofertado de forma que o cliente seja contemplado com alguma vantagem.

Esta pode ser uma ação sazonal a depender do segmento em que você atua.

Ela é muito útil quando se quer atacar o concorrente, pois é diretamente relacionada a um dos fatores principais para a consideração de compra: o preço.

Veja abaixo alguns exemplos de promoção de vendas:

  • sorteios;
  • brindes;
  • descontos para clientes que indicaram seu trabalho a outras pessoas;
  • etc.

Merchandising

O merchandising é uma ação que permite que o potencial cliente experimente seu serviço para que ele se interesse.

É muito comum ser aplicado em lojas, ou em locais que contam com um ponto de venda.

Acontece que com a fotografia é diferente…

Muitos fotógrafos não têm um local específico para atender as pessoas que buscam seus serviços.

E como fazer com que eles tenham contato com seu trabalho?

Aquele velho ditado cai muito bem em uma situação como esta:

“Se o cliente não vai você, vá até o cliente!”

Você deve pensar onde o público que você quer atingir está.

Aí vão alguns exemplos de lugares:

  • feiras de casamento;
  • aniversários de criança;
  • lojas de bebê;
  • etc.

Seu portfólio é um instrumento que você deve levar sempre para esses lugares, pois é por meio da apresentação dos seus trabalhos que os clientes podem se interessar em contratar seus serviços.

Eventos

Os eventos são os momentos ideais para você se apresentar como profissional e para mostrar seus trabalhos realizados.

Existem os mais variados tipos os quais você pode participar, tais como:

  • feiras de casamento ou de formatura, para apresentar a sua capacidade técnica nestes eventos específicos;
  • competições, para demonstrar seu diferencial;
  • workshops temáticos, para melhorar sua performance enquanto profissional em uma determinada área;
  • exposições, para mostrar trabalhos já realizados ou relacionados a algum tema;
  • entre outros.

Marketing digital

Como grande parte das pessoas estão conectadas pela internet, a sua presença online é imprescindível.

Muitos dos clientes recorrem ao Google para buscar por serviços. Então, é recomendável que você tenha um(a):

  • site, para apresentar seu perfil, portfólio e formas de contato;
  • blog, para divulgar conteúdos sobre o mundo da fotografia e o mercado que você atua e atrair seu público;
  • e-mail, para interagir com seu público de maneira direta e formal;
  • rede social, para divulgar seu trabalho, interagir com seu público e com outros profissionais, bem como observar tendências para ter insights e aplicar no seu negócio.

Outra forma interessante e essencial para qualquer fotógrafo propagar seu trabalho é realizando parcerias com empresas que atendam o mesmo público que o seu, como por exemplo:

  • casas de eventos;
  • buffets;
  • equipes de filmagens;
  • fotógrafos de outros ramos para te dar indicações;
  • empresas de formatura;
  • etc.

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre marketing para fotógrafos?

Viu que para ganhar dinheiro trabalhando com fotografia você precisa saber mais do que dominar as técnicas?

O marketing para fotógrafos é importante porque com as estratégias e ferramentas adequadas você pode alavancar – e muito – o seu negócio.

Queríamos deixar um aviso para você:

As ferramentas de comunicação com o cliente que apresentamos aqui não devem ser aplicadas de maneira aleatória!

Isto porque conseguir bons resultados em marketing é relativo em vários sentidos.

Lembre-se que é muito provável que as atitudes realizadas com base em projetos de outras empresas não tragam os mesmos resultados para o seu negócio, e que a quantidade de ações que você efetua não determinam o sucesso em marketing.

Por isso é importante você conhecer o mercado que você atua, entender e definir seu público-alvo, bem como ter noção do seu potencial de negócio.

Assim você consegue pensar nas ferramentas que sejam efetivas para conquistar o resultado pretendido.

Ressalto, mais uma vez, que você pode oferecer serviços completos ao ofertar álbuns de fotografias aos clientes.

Se eles querem fotos, por que não oferecê-los este produto? Faz todo sentido!

Continue a acompanhar os conteúdos do nosso blog! Estamos dispostos a ajudar você com artigos de qualidade.

Conte com a Photoalbum Universal

A Photoalbum Universal atua no mercado há 55 anos. A empresa oferece serviços especializados e soluções em imagens que atendam às necessidades de nossos parceiros.

Inovação e qualidade estão presentes em nosso dia a dia. Estamos equipados com a mais alta tecnologia em equipamentos para recepção, tratamento, impressão e encadernação de imagens.

Nosso controle de processos é rigoroso e por isso garantimos aos nossos clientes produtos exclusivos e de excelência.

A Photoalbum Universal é referência no mercado fotográfico porque a proximidade com o cliente é uma de nossas metas. Isso só é possível porque fazemos da arte de produzir álbuns uma paixão.

Convidamos você para conhecer nossos produtos!

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