Marketing para varejo: estratégia para vender mais

Se você possui uma loja, é imprescindível entender sobre marketing para varejo.

Você acha mesmo que para garantir a venda de muitos álbuns fotográficos basta organizá-los na estante?

Claro que não!

Existem estratégias aplicadas por varejistas que fazem com que os clientes comprem mais os produtos do seu estabelecimento.

Elas funcionam, e você finalmente vai conhecer quais são!

O texto tem o objetivo de apresentar dicas que podem ser empregadas para alavancar a venda de álbuns de fotos, mas você também pode adaptar para a comercialização de outros produtos da sua loja se quiser.

Vamos ao que interessa? Então continue a leitura.

O que é marketing para varejo

Marketing para varejo são ações estratégicas aplicadas nos pontos de venda que englobam os seguintes objetivos:

  • compreensão das necessidades e comportamentos dos clientes;
  • estabelecimento do relacionamento do consumidor com foco na fidelização;
  • promoção da loja e dos produtos ofertados.

Os varejistas utilizam essas táticas para poder entender quais são os tipos de mercadorias que os consumidores buscam.

Isso pode determinar seu modelo de negócio: se você irá trabalhar com uma maior gama de produtos ou se irá se aprofundar em alguma linha específica, por exemplo.

A essência do marketing para varejo é entender como os clientes agem dentro e fora das lojas, no intuito de pensar na melhor forma de organizar o estabelecimento.

Você sabe por que isso é importante?

A maioria das pessoas decidem o que vão comprar quando estão dentro do ponto de venda!

Portanto, além da disposição dos elementos da loja, o atendimento se faz relevante neste sentido.

Além disso, ações de divulgação da loja e dos produtos que você oferta também têm importância uma vez que são fundamentais para o fortalecimento e reconhecimento da sua marca.

Como funciona o marketing para varejo

O marketing para varejo é baseado nos famosos 4’Ps de produto, preço, praça e promoção.

O que ele tem de especial é o foco no ponto de venda!

A seguir, vamos entender como cada um desses componentes do mix de marketing podem ser trabalhados quando tem esse direcionamento.

Produto

Este é o principal composto do marketing para varejo. Afinal de contas, o que realmente atrai os clientes à loja são os bens que ela oferta, pois isto está atrelado às suas necessidades.

Você pode optar por trabalhar com uma ou várias linhas de itens, depende de como seu negócio é caracterizado.

Sua empresa pode ter:

  • produtos diferentes com pouca variedade;
  • mesmos produtos com muita variedade;
  • produtos diferentes com muita variedade;
  • ou mesmos produtos com pouca variedade.

Um elemento fundamental do marketing para uma loja de varejo é a escolha das mercadorias que você quer vender.

Elas variam de acordo com o tipo de público que você pretende atingir.

Uma loja pode oferecer somente produtos de alta qualidade pertencentes às marcas de renome; de baixa qualidade de empresas não tão conhecidas; ou das duas categorias.

Não existe certo ou errado. Tudo vai depender do seu plano de negócio.

Uma das táticas que dizem respeito ao P de Produto é a inserção de benefícios para cada item que os clientes adquirem.

As empresas costumam adotar este tipo de prática porque ela acaba por agregar valor aos bens e, por consequência, fortalece a imagem da marca.

É comum elas fornecerem garantias, trabalharem com devoluções de artigos com avarias, consertos, etc.

Preço

O preço no marketing para varejo determina o público-alvo, delimita os concorrentes da sua loja e tem papel significativo na atração de clientes.

A definição dos valores dos itens que você oferta estão relacionados aos custos que você tem e à estratégia que define o tipo de comprador que você quer que adquira seus produtos.

Você provavelmente deve ter concorrentes próximos a sua loja que vendem produtos semelhantes aos seus, mas praticam preços diferentes.

Já parou para pensar o por quê deles fazerem isso? Nada é por acaso.

Então é bom você estudar o mercado e levar em consideração as ações dos seus competidores para poder definir sua estratégia.

Há pontos importantes que todo dono de loja deve prestar atenção para poder aplicar boas ações deste tipo no marketing para varejo:

  • estabelecer listas de preços compatíveis com o mercado;
  • proporcionar diferentes formas do cliente pagar por um produto;
  • disponibilizar descontos e ofertas especiais em épocas sazonais.

Essas são práticas que a grande maioria dos negócios aplicam e fazem com que eles se tornem mais competitivos no mercado em que estão inseridos.

Praça

A praça, de maneira geral, consiste nas áreas que seus produtos conseguem cobrir em uma região, nos canais de distribuição das mercadorias, no estoque e no transporte dos bens até a loja.

Porém, no marketing para varejo, este composto está relacionado ao ponto de venda.

A localização do estabelecimento precisa estar em um lugar onde os potenciais clientes que circulam por ali sejam do perfil do público-alvo que você definiu.

Ele também deve estar em um local de fácil acesso, assim o fluxo de pessoas que irão passar pela loja será grande.

Por isso, há de se pensar no percurso que essas pessoas fazem até chegar à loja.

A parte interna do ponto de venda também é fundamental quando se trata de marketing para varejo: você precisa garantir que os produtos estejam dispostos de forma que consigam ser bem visualizados.

Além disso, deve-se organizar a loja para que as pessoas tenham o máximo de espaço para circular nela.

Para isso, algumas ações são realizadas, como por exemplo o merchandising que vamos ver mais adiante.

Promoção

A promoção consiste em ações integradas de comunicação que tem o objetivo de promover a marca e os produtos que a loja oferta para os clientes.

Elas são responsáveis por fazer com que as pessoas conheçam o ponto de venda e se sintam atraídas a visitar aquele lugar para ver, experimentar ou adquirir as mercadorias.

E que ações são essas? Confira agora alguns tipos que são aplicadas pelas empresas.

  • Propaganda: tem a função de informar os potenciais clientes sobre a marca, a loja, o que ela oferta e as características dos bens.
  • Promoção de vendas: ação por tempo limitado que tem o intuito de alavancar as vendas de um produto por meio da utilização de benefícios (descontos, brindes, combos, etc.) que incentivem o consumidor a adquirir determinado item.
  • Merchandising: ação que destaca o produto que você deseja ofertar por meio da evidência do item no ponto de venda ou da sua experimentação por parte dos clientes. Esta prática induz o consumidor a adquirir o bem por impulso.
  • Marketing digital: é exercido com o intuito de fazer com que sua marca seja fortalecida no ambiente online e para que as informações do produto estejam facilmente disponíveis e detalhadas, visto que 81% dos consumidores procuram por bens em sites de busca antes de efetuar compras. O marketing digital também configura-se como uma estratégia útil para estreitar o relacionamento com o cliente por meio de canais como: redes sociais, e-mails e blogs.

Existem outras diversas outras ações, mas as citadas são as principais.

Vale a pena estudar ferramentas de promoção de marketing para varejo, pois quando elas são bem aplicadas, a probabilidade de você conquistar a fidelização do cliente aumenta consideravelmente.

Como o marketing para varejo pode aumentar as vendas de álbuns fotográficos da sua loja

Agora você provavelmente deve estar curioso para saber como você pode vender mais álbuns fotográficos ao aplicar estratégias de marketing para varejo.

Vamos te dar 4 dicas simples de como você pode aumentar seu faturamento com esse produto.

Elas são relacionadas com os conceitos básicos do composto de marketing, os quais já citamos.

Muitos varejistas sequer trabalham com essa estratégia de negócio, o que pode ser bom, pois representa uma grande vantagem em relação aos seus concorrentes.

Prepare suas anotações e vamos à leitura.

1. Defina a variedade de álbuns de acordo com a estratégia do seu negócio

Sua loja vende diversos produtos ou itens exclusivos? Esse posicionamento deve refletir nos tipos de álbum fotográfico que você oferta.

Se você trabalhar com variedades no seu estabelecimento, tenha modelos de vários estilos nas suas prateleiras.

E se seu negócio for relacionado à fotografia, tenha no seu portfólio diversas opções de álbuns fotográficos, dos mais variados estilos, para que o cliente tenha poder de escolha e não opte por comprar na loja do seu concorrente.

2. Valorize o produto a partir do posicionamento da marca

Agregue o valor que sua marca tem ao preço dos álbuns que você vende!

E como fazer isso?

Descubra seu diferencial, explore-o e insira no discurso da sua empresa.

Estude o mercado e verifique se sua loja:

  • é a única que vende álbuns na região;
  • é a única que comercializa os estilos que você oferta;
  • tem os mais variados tipos de álbum;
  • possui estoque necessário para suprir a demanda dos clientes.

Tudo isso valoriza os itens que você oferece aos consumidores.

Atenção: isto não significa que você deve aumentar ou diminuir o preço dos álbuns se seu negócio tiver ou não essas características.

A valorização do produto a partir do posicionamento significa ter uma justificativa coerente sobre o quanto você cobra aos clientes a partir de um conceito plausível e percebido por eles.

3. Integre o mundo online e o offline

Seja omnichannel: faça suas lojas física e virtual serem uma só.

Proporcione uma experiência positiva aos seus clientes quando estes entrarem em contato com a empresa, seja a partir da facilidade de lhes conceder informações ou ao garantir a disponibilidade dos seus produtos com a integração do seu estoque à loja online.

Separar esses dois ambientes nos dias atuais é um erro, pois o comportamento do consumidor já exige esse dinamismo.

Isso assegura qualidade ao atendimento e faz com que eles percebam a sua loja como referência em relacionamento com o cliente, o que propicia a sua fidelização.

4. Pratique a venda consultiva

Capacite-se ou eduque sua equipe de vendedores para que eles compreendam as necessidades e o momento de compra dos clientes para dar-lhes informações úteis sobre o produto que desejam para que eles tomem a decisão correta.

Desta forma, eles irão perceber os benefícios que o item pode lhes proporcionar com mais facilidade, bem como vão enxergar os atendentes como parceiros e não como pessoas que somente querem vender de qualquer maneira sem se importar se a mercadoria irá resolver seus problemas ou não.

Aproveite nossas recomendações!

Gostou das nossas dicas? Então não perca tempo e comece a pensar em estratégias de marketing de varejo para seu negócio!

Lembre-se de estudar bastante o mercado para poder alinhar os objetivos do seu empreendimento com os interesses dos públicos que você quer atingir.

Você já trabalha com todos os tipos de álbuns fotográficos? Caso queira conhecer outros estilos para ampliar o portfólio da sua loja, basta clicar neste link.

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Continue a acompanhar nosso blog! Vamos seguir publicando conteúdos que irão auxiliar você, varejista, a alavancar a venda de álbuns fotográficos no seu estabelecimento.

Boas vendas e até a próxima!

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