Mercado fotográfico: como ter sucesso nesse segmento

Você está por dentro de tudo que está acontecendo no mercado fotográfico?

Todas as áreas profissionais exigem que a pessoa esteja sempre informada sobre os dados e outras coisas que ocorrem dentro do seu segmento, pois esta é a única maneira de se manter competitivo no mercado de trabalho.

E para você, esse contexto não seria diferente.

Neste artigo, você vai encontrar informações relevantes sobre o mundo da fotografia. Não perca a oportunidade de se manter atualizado(a) e aproveite já as oportunidades que esse ramo está te oferecendo!

Vamos lá?

Análise de cenário do mercado fotográfico brasileiro

Desafio em relação aos materiais de trabalho

De acordo com a International Data Corporation (IDC Brasil), consultoria especializada em pesquisa de mercado, 47,7 milhões de smartphones foram vendidos em 2017 – um crescimento de 9,7% em relação ao ano de 2016.

Ou seja, mais pessoas passaram a utilizar dispositivos móveis capazes de fazer fotografias com, pelo menos, uma qualidade razoável.

Sabemos que esses aparelhos digitais representam uma ameaça para os profissionais que trabalham nesse segmento, contudo, trago para vocês um dado animador:

A compra de câmeras profissionais vem aumentando ano após ano (informações disponibilizadas pela FHOX na Feira Fotografar, em São Paulo, no ano de 2017).

Isso significa que, diante do cenário apresentado em relação ao consumo de celulares, os profissionais perceberam que precisam adquirir equipamentos ainda melhores para que seja agregado valor aos seus serviços.

Então, percebe-se que os contratantes de serviços fotográficos passaram a exigir uma performance ainda maior desses profissionais. Os clientes querem que eles façam fotos perfeitas.

Prepare-se para investir em equipamentos e outros materiais, mas, principalmente, em conhecimento para que você consiga entregar um produto que tenha um diferencial competitivo.


Tipos de fotografias: Impressas x Digitais

A quantidade de fotos impressas tem diminuído bastante nos últimos anos, segundo a FHOX.

A possibilidade de ter fotos armazenadas em dispositivos digitais fez com que, infelizmente, as pessoas optassem por não gastar com impressão das imagens em papéis fotográficos.

Isto quer dizer que sua venda de álbuns de fotos está ameaçada?

Depende.

Para que você continue vendendo esses produtos, é fundamental que você faça com que seus clientes continuem a perceber os benefícios e a importância de terem aqueles registros guardados em um local especial!

Caso contrário, eles continuarão seguindo essa tendência.

Aconselhamos você a aprender mais sobre marketing para fotógrafos para poder descobrir qual a forma de oferecer esses serviços aos contratantes.

Possibilidades em determinados campos de atuação

Nós reunimos dados sobre o mercado fotográfico brasileiro referentes ao ano de 2017 que demonstram que há um campo vasto a ser explorado por profissionais dos segmentos de casamento, newborn e formatura:

  • mais de 1 milhão de casamentos foram realizados;
  • mais de 3 milhões de bebês nasceram;
  • a quantidade de formandos tem aumentado nos últimos anos, mesmo com a diminuição de faculdades pelo país.

Isso não é ótimo? Se você trabalha em um desses segmentos, está com uma oportunidade enorme nas mãos!

Qual é o casal que não deseja registrar o evento de um dos dias mais especiais de suas vidas?

Você conhece alguma família que não queira registrar os primeiros meses de vida do seu(ua) filho(a)?

Qual é a turma de estudantes que não tenha pelo menos uma pessoa que não queira fazer uma festa de formatura?

As pessoas desejam registrar momentos que envolvem emoção, então utilize esse fato ao seu favor, se especialize no seu nicho de mercado e convença seus potenciais clientes a te contratarem.

Como se destacar diante dos concorrentes?

Este é um desafio para todos os profissionais desta área, pois, em todo lugar, o mercado está saturado.

E as consequências disso não são muito positivas…

Como o mercado encontra-se cheio de fotógrafos, é comum encontrar profissionais que cobram muito menos do que o normal devido à necessidade de se inserirem nesse ramo, bem como pela falta de expertise.

Mas há uma luz no fim do túnel! Veja agora duas dicas sobre como você pode se destacar diante dos concorrentes:

1. Mergulhe de cabeça no seu nicho de mercado

Não dá para fazer todos os tipos de trabalho do jeito que o mercado se encontra. Além de ser muito caro, você não vai conseguir se especializar em nenhuma das áreas.

O ideal é encontrar um nicho que você se identifica e se dedicar exclusivamente a ele! Ao investir em conhecimento, você acaba se tornando capaz de realizar um serviço que nenhum outro concorrente faz na sua região.

Isso faz com que seu trabalho seja valorizado.

2. Ofereça sempre o melhor para seus clientes

Lembre-se de que fazer fotos é apenas uma etapa do trabalho. Dominar a técnica é essencial, mas o conjunto precisa ser perfeito também.

Preocupe-se com tipo de papel fotográfico ideal para a impressão das imagens dos seus clientes e ofereça álbuns de fotos de boa qualidade.

A Photoalbum Universal realiza impressões de fotografias e, além disso, é referência no mercado de álbuns fotográficos.

Se quiser saber mais sobre nosso negócio, basta clicar aqui e entrar em contato com a nossa equipe.

Para conferir nossos produtos, basta clicar na imagem abaixo:

Catálogo 2019 da Photoalbum Universal

Mas como se destacar no mercado se você for iniciante? É o que vamos ver agora.

Como se estabelecer no segmento de fotografia

Se você ainda pretende iniciar a carreira no ramo da fotografia, é necessário ganhar experiência de alguma forma.

Recomendamos que você experimente, se possível, todas as possibilidades de atuação que o mercado fotográfico oferece, até descobrir em qual área você se dá melhor.

Aproveite para montar seu portfólio, pois é com este material que você irá apresentar toda a sua técnica para seus futuros clientes.

– Ah, mas eu não sei por onde começar!

É bem simples: comece trabalhando de graça.

De graça? Como assim?

Na verdade é uma forma de prospectar novos clientes.

Peça para seus familiares, amigos ou até mesmo outros profissionais conhecidos que já estejam inseridos no mercado para poder fotografar qualquer evento que eles façam ou participem.

Com certeza eles irão facilitar esse caminho para você.

Você também precisa participar de palestras, feiras de fotografias, workshops, etc. para adquirir conhecimento e também ampliar seu network profissional. Isso pode fazer muita diferença lá na frente.

Gostou do nosso conteúdo?

Espero que você tenha gostado do nosso artigo!

É fundamental que você esteja por dentro das informações sobre o que ocorre no mercado fotográfico. Essa é a nossa forma de contribuir para o desenvolvimento dessa profissão tão linda.

Se você quiser mostrar este artigo para seus amigos nas redes sociais, basta clicar nos botões de compartilhamento ao lado.

E se quiser ler mais artigos, fique à vontade para conferir nosso blog.

Até a próxima!

Conheça a Photoalbum Universal

A Photoalbum Universal atua no mercado há 55 anos. A empresa oferece serviços especializados e soluções em imagens que atendam às necessidades de nossos parceiros.

Inovação e qualidade estão presentes em nosso dia a dia. Estamos equipados com a mais alta tecnologia em equipamentos para recepção, tratamento, impressão e encadernação de imagens.

Nosso controle de processos é rigoroso e por isso garantimos aos nossos clientes produtos exclusivos e de excelência.

A Photoalbum Universal é referência no mercado fotográfico porque a proximidade com o cliente é uma de nossas metas. Isso só é possível porque fazemos da arte de produzir álbuns uma paixão.

Convidamos você para conhecer todos os nossos álbuns fotográficos!

Comments

comments

Copyrights © - Todos os Direitos Reservados.
Powered by Print One