Você sabe o que é scrapbook ou scrapbooking?

Considerado uma versão diferente do álbum de fotografias, o scrapbook é uma tendência que atravessa o tempo quando o assunto é guardar recordações de forma criativa.

No entanto, apesar de muita gente saber facilmente identificar esses álbuns e suas características artesanais, o mesmo não ocorre quando o assunto é saber o que é scrapbook, a palavra em inglês.

A tradução mais comum para esse termo é álbum ou livro de recortes. A palavra dialoga com a prática de fazer a seleção de fotos, notícias, cartas, anotações e aplicá-los a outros elementos em um livro ou álbum, como uma colagem.

Mas o que é scrapbook realmente? Quais os seus formatos e usos? Se você quer saber mais sobre isso, neste artigo abordamos os principais pontos que você precisa conhecer.

O que é scrapbook - exemplos de como fazer

O que é scrapbook?

Scrapbooks são álbuns de fotografias personalizados e construídos a partir de materiais diversos, como papelaria de texturas diferentes, adesivos, cartas, bilhetes e apliques, entre outros objetos decorativos e/ou que sejam recordações.

Quem não sabe o que é um scrapbook precisa entender, especialmente, que este livro de fotos ou de recordações é sempre único, porque, além das imagens, há também itens pessoais e o toque único que cada pessoa confere.

Scrapbooking é o nome da técnica e do estilo de colagem utilizados para criar esse tipo de livro de memórias visual.

Quando surgiu o scrapbook?

Esse álbum de recortes tem a origem pouco precisa. Alguns especialistas falam das primeiras versões do scrapbook nos século XV e XVI, aliados a um hábito documental, os chamados commonplace books.

Outros associam seu começo ao livro de história da inglaterra escrito por William Granger, no século XVIII. Essa edição continha imagens, textos e páginas em branco que podiam ser customizadas pelo leitor.

Confira: As histórias por trás de 8 fotografias famosas ao redor do mundo

A versão mais moderna do scrapbook é creditada a Marielen Christensen, dos Estados Unidos. Ela é autora da série de livros Keeping memories alive e abriu uma loja de artigos para scrapbooking na década de 1980.

Catálogo de produtos 2020

O que é scrapbook nos dias de hoje?

Certamente os scrapbooks mudaram ao longo do tempo. Não apenas seguindo o curso da história, o que adicionou a fotografia a essa arte, mas também considerando que a fotografia sofreu mudanças importantes, entrando na era digital.

Atualmente, o scrapbook continua sendo popular pela forma criativa de documentar e, a partir disso, reviver e apreciar momentos vividos. Especialmente eventos familiares, namoro, casamento, o crescimento de uma criança e lembranças de uma amizade costumam ser tema para lindos álbuns scrapbooks.  

Além disso, apesar de ser fortemente atrelado a uma prática artesanal e manual, já existem empresas especializadas em fornecer do álbum até alguns elementos que podem ser usados para personalizar.

Leia mais: Saiba quais são os tipos de álbum de fotos para formatura e invista nesse novo segmento

 

Por isso, adquirir esses livros de empresas tem sido uma solução que agrada a muitos usuários.

Como usar um álbum scrapbook?

Agora que você já sabe o que é scrapbook, é hora de conhecer algumas ideias de uso. 

Na prática, esses álbuns não têm formato e tamanho padronizados, por isso é preciso definir o assunto, eleger as imagens e os materiais e decidir qual a melhor abordagem de personalização.

Além disso, já é possível criar scrapbooks digitais e itens para recorte graças à existência de softwares específicos ou editores de imagens. No entanto, o scrapbook que realmente encanta é o físico, com suas texturas e apliques, como um presente.

Confira algumas ideias para scrapbook:

Recém-nascidos

Bebês crescem tão rápido! Por essa razão, ensaios e fotos de mêsversário estão se tornando uma prática bem comum. Mas já pensou em eternizar momentos inusitados?

O que é scrapbook - imagens de recém nascido

Confira esta ideia da apresentadora de TV americana Martha Stewart:

Em 2001, Martha presenteou sua filha com um conjunto de scrapbooks da neta. Os livros de recortes estão divididos em momentos especiais escolhidos pela avó, a exemplo das visitas da neta e a hora do sono.

Namoro

Documentar os meses e os anos de um relacionamento pode render um lindo scrapbook

O que é scrapbook: álbum de namorados

Imagens do restaurante favorito e do local do primeiro beijo, os bilhetes das sessões de cinema e muitas outras coisas podem compor o álbum de recortes, que pode ser dado como presente.

Polaroid

O estilo Polaroid de fotografia encanta pela simplicidade. Assim, um scrapbook com imagens nesse formato rende um álbum de memórias que pode servir a diversos temas.

O que é scrapbook: fotos de polaroid

Celebrar a amizade, registrar uma festa de aniversário e seus convidados, os anos escolares ou a faculdade são algumas ideias criativas. O scrapbook pode conter também mensagens dos amigos e pulseiras de eventos, entre outros itens.

Viagens

Outro segmento que poderia ganhar um scrapbook é o de viagens. O registro fotográfico nesses momentos já uma prática clássica, porém, com o álbum de recortes, é possível ir além e adicionar lembranças (como tickets de entrada, cartões-postais, cartões de visita etc.) dos locais visitados, elementos que ajudam a reconstruir a memória física da experiência.

O que é scrapbook de viagem

Casamento 

Por último, mas não menos importante, é a ideia de um scrapbook tematizando casamento. Com o tanto de inovação nesse setor, um álbum de recortes contendo fotos, itens da preparação dos noivos e da cerimônia, até mesmo mensagens dos pais, é uma lembrança com ainda mais dimensão que o álbum de fotos.

Scrapbook e scrap festa

Uma tendência super em alta quando o assunto é scrapbook é a concepção de uma festa utilizando as técnicas dessa arte na decoração, nas lembrancinhas e em demais itens, até mesmo no bolo.

O resultado, se bem executado, traz um ar criativo à festa e o custo costuma não ser muito alto, considerando que muito do scrapbook é impresso e recortado, como os apliques.

A memória dessas festas pode ser reconstruída em um álbum scrapbook e esses apliques e elementos decorativos podem figurar ao lado das fotografias como um livro de recordações.


Agora que você já sabe o que é scrapbook, confira alguns modelos personalizáveis da Photoalbum. E se quiser saber mais, fale conosco!

Confira também:

Comments

comments

Copyrights © - Todos os Direitos Reservados.
Powered by Print One