Organização de estoque: dicas para uma gestão eficiente

Enfrentar problemas com organização de estoque pode até ser comum, mas, absolutamente, não é saudável e pode ser muito danoso para o seu negócio.

Independente da área de atuação do seu empreendimento, fazer uma boa gestão do estoque implicará positivamente no seu processo produtivo e na organização da sua empresa, além de impactar nos gastos, ou melhor, na economia.

O conceito de economia se aplica visto que, estoque é o nome que se dá ao armazenamento de materiais fundamentais para o funcionamento do seu negócio, de modo que estejam disponíveis para suprir as demandas da clientela no tempo planejado.

Mas, como organizar esses materiais de forma eficiente e não mais perder dinheiro por conta da má gestão?

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura para descobrir.

Por que você deve investir na organização de estoque?

O maior motivo para o investimento é a redução de gastos desnecessários.

A organização de estoque  manterá sua operação organizada,otimizará os recursos da sua empresa e lhe poupará tempo – além de algumas dores de cabeça.

Não há dúvida de que o investimento na gestão do estoque potencializará sua lucratividade.

A organização do estoque visa alinhar a quantidade de produtos ao comportamento de compra do consumidor. Ter o produto em mãos, no momento que o cliente solicita, demanda planejamento e controle de estoque.

Saiba, agora, como realizar a organização dele.

Como organizar um estoque

Um dos pontos importantes nesse aspecto é o espaço disponível para o armazenamento do seu material, já que, sem espaço, não há como armazená-lo de forma adequada.

Por outro lado, se houver um excedente do estoque, por exemplo, gera-se um custo desnecessário.

Parece óbvio, mas tem muito lojista que leva isso em consideração na hora da compra ou no momento de adquirir o espaço.

Todos de acordo que planejar é o primeiro passo, certo?

Então, vamos às próximas etapas da organização de estoque para sua loja.


Preveja sua demanda

Prever demandas significa se antecipar à necessidade do mercado em determinada época para que você estoque o material suficiente, sem desperdício ou falta.

Para fazer a previsão é preciso considerar todas as variáveis possíveis, tais como período do ano, concorrência, mercado, tipo de mercadoria etc.

Ao evitar gastos na organização de estoque, você poderá oferecer preços mais atrativos para os seus consumidores, já que não precisarão ser repassados.

Demanda e organização de álbum fotográfico

Para quem trabalha com a venda de álbuns fotográficos, o método just in time (“apenas na hora”, em tradução literal) tem se apresentado como um ótimo modelo para otimizar a logística de compra e de estocagem.

Na metodologia, a quantidade de materiais no estoque é mínima, de modo que os fornecedores os entregam apenas na hora em que serão utilizados. É um método que lembra o de produção por demanda.

Porém, para optar por esse modelo, você precisará de fornecedores muito confiáveis, que cumpram prazos e sejam comprometidos.

Encontre bons fornecedores

Fornecedores são peças fundamentais na organização de estoque.Eles precisam estar empenhados em atender às suas demandas e prazos.

Ter uma relação mútua de confiança é uma necessidade. Afinal, você precisa dos materiais dele e ele precisa que alguém os compre. Além disso, uma boa relação possibilita melhores prazos de pagamento, preços e negociações.

Por isso, busque indicação com outros profissionais da sua área. Se não se sentir à vontade para isso, pesquise bastante, entre em contato com os melhores e compare os serviços.

A qualidade do serviço prestado influenciará – e muito – na otimização do seu estoque.

Legitimada pelos 55 anos de prestação de serviços de imagens, a PhotoAlbum Universal é autoridade nesse quesito.

Defina responsáveis

A responsabilidade sobre o estoque precisa ser atribuída a um colaborador ou mais, a depender do tamanho do seu negócio. Ele deverá conhecer como ninguém a quantidade dos itens disponíveis, saídas, local de armazenamento etc.

Para isso, ele precisa estar devidamente treinado ao assumir a função.

Se até então você, empreendedor, tinha que dar conta de mais essa demanda, delegue essa função e repasse todos os detalhes da logística.

Invista em tecnologia

A tecnologia deve ser sua parceira em todos os âmbitos do negócio. Na organização do estoque, você pode contar com o uso de softwares e aplicativos para gerenciá-lo.

Eles vão contribuir bastante na sua estratégia de gestão, a tornando mais eficiente, já que os programas poderão identificar materiais em estoque e em falta, fazer o rastreio de despachos, agilizar os processos, além de reduzir o número de erros e a necessidade de uso do capital de giro.

Porém, é comum que os empreendedores fiquem em dúvida sobre investir ou não em softwares, já que, no geral, têm alto valor agregado. Outro ponto é a dificuldade de encontrar profissionais qualificados para administrar o programa.

Apesar das dificuldades levantadas, as vantagens ainda superam os desafios da implementação desses programas.

Adquirindo a tecnologia, diversas dores de cabeça podem ser evitadas – além de garantir uma economia significativa.

Conheça os 5Ps da gestão de estoque

Nas estratégias de marketing são aplicadas teorias que facilitam o trabalho dos profissionais, de modo a direcionar o olhar deles para o que é importante na execução do trabalho. Uma das teorias mais importantes e conhecidas é a dos 4Ps.

A área de gestão adaptou a teoria do marketing para o controle de estoque.

Conheça os 5Ps da gestão de estoque, que abrangem as dicas que listamos até aqui.

Pessoas: diz respeito a equipes bem preparadas, com pessoas motivadas e líderes competentes;

Processos: diz sobre o mapeamento de processos e medição de indicadores;

Procedimento: relaciona-se à auditoria de procedimentos e registro de transações;

Processamentos: controle da entrada e saída de dinheiro relacionado às transações de estoque, que deve ser processado com imediatismo.

Prateleiras: tem a ver com a organização física do estoque.

Pronto para entrar na era da eficiência com o seu negócio?

Existem diversas maneiras de organizar estoque e, seguindo as nossas dicas, você verá claramente a economia nas suas contas.

O valor economizado pode ser aplicado na melhoria de outros processos da sua empresa ou investido em novos produtos e possibilidades de negócio. Quem sabe a venda de álbuns fotográficos?

Precisando, estamos à disposição para ajudar!

Conte com a Photoalbum Universal

A Photoalbum Universal atua no mercado há 55 anos. A empresa oferece serviços especializados e soluções em imagens que atendam às necessidades de nossos parceiros.

Inovação e qualidade estão presentes em nosso dia a dia. Estamos equipados com a mais alta tecnologia em equipamentos para recepção, tratamento, impressão e encadernação de imagens.

Nosso controle de processos é rigoroso e por isso garantimos aos nossos clientes produtos exclusivos e de excelência.

A Photoalbum Universal é referência no mercado fotográfico, fazendo com que a proximidade com o cliente seja  uma de nossas metas. Isso só é possível porque fazemos da arte de produzir álbuns uma paixão.

Convidamos você para conhecer nossos produtos. Baixe nosso catálogo gratuito para conferir as atuais tendências do mercado.

Estamos esperando seu contato.

Comments

comments

Copyrights © - Todos os Direitos Reservados.
Powered by Print One