Como utilizar cada tipo de papel para imprimir fotos

O papel para imprimir fotos é um material que influencia diretamente na qualidade da entrega do seu serviço ao cliente.

São diversos tipos de papéis, cada um com características que estão atreladas ao que você pretende transmitir na foto, bem como ao efeito desejado por quem te contratou.

Você precisa conhecer os detalhes e a função de cada um deles para que a foto saia perfeita, pois não adianta você capturar uma boa imagem e imprimi-la em um local inadequado.

Ao ler este artigo, você vai saber mais sobre esse material, entender a sua verdadeira importância e conhecer todos os tipos de papel para imprimir fotografia!

Continue com a gente e confira nosso texto!

Por que o papel para imprimir fotos é importante?

Tudo bem, você pode até pensar: “que coisa de velho imprimir foto!”, mas não pode negar que vê-la e tocá-la tornam as lembranças muito mais especiais.

E para você que é fotógrafo, é ainda mais importante saber quais as especificações técnicas o álbum do seu cliente precisa possuir, principalmente sobre qual é o papel de impressão ideal.

O ato de visualizar fotos em aparelhos digitais, apesar de ser mais simples, não possui o mesmo sentimento de ver um retrato impresso.

Atualmente, as pessoas decidem imprimir uma fotografia porque atribuem uma importância muito grande para aquele momento.

Há quem queira colocar fotos no mural do quarto, em um porta-retrato da família na sala de casa, montar um álbum fotográfico, enfim…

O fato é que as fotos que estão guardadas nos smartphones valorizam os acontecimentos somente por um pequeno instante, enquanto quem as imprime pretende recordar aqueles momentos para sempre!

Falando nisso, trago uma curiosidade a você: a fotografia impressa pode durar, no mínimo, 50 anos.

Já uma foto salva em um celular pode ser deletada facilmente se você esquecer de guardá-la na nuvem ou no computador.

Viu aí a diferença? É isso que torna o papel para imprimir fotografia importante: a conexão emocional entre ela e a pessoa por meio da sensação do toque, bem como o cuidado e o objetivo que são dados à imagem.

Além desses fatores, existem questões técnicas que determinam a importância desse material, como o estilo de foto que o cliente quer.

Qual a diferença entre os papéis de fotografia?

Cada tipo de papel é responsável por proporcionar um efeito diferente. Então, se o contratante deseja fazer fotos de casamento na praia – onde a paisagem é muito valorizada – é recomendado utilizar o papel brilhante, pois este realça as cores captadas na imagem.

Já se o cliente deseja fazer fotografias estilo vintage, é preferível que seja utilizado o papel fosco para trazer um aspecto antigo a elas.

Esses foram somente dois exemplos, ok? Mas há vários outros tipos de papéis e vamos abordar todos eles neste artigo.

Vamos ver quais são eles?

Os tipos de papel para para imprimir fotografia

São vários os tipos de papel para impressão fotográfica, cada um com suas devidas finalidades.

Todo fotógrafo tem o dever de conhecer todos eles, pois:

  1. se você tem mais informações sobre suas ferramentas, melhor você se posiciona enquanto profissional e sua reputação se fortalece neste mercado tão competitivo;
  2. você consegue compreender melhor a demanda do cliente para fazer a escolha certa do tipo de papel que deve ser utilizado;
  3. e, principalmente, porque este material é determinante na qualidade da entrega do seu trabalho.

Por isso, elaboramos esta lista para você saber quais são os tipos de papel para imprimir fotografia, suas características e aplicações.

Confira abaixo!


Papel brilhante ou glossy

O papel brilhante (ou glossy) é o material que destaca os mais variados tons de cores captados na imagem.

Esse é o tipo mais comum utilizado por fotógrafos profissionais, pois além de ser muito demandado pelos clientes, acredita-se que esse estilo traz sensação de vida à foto.

Porém, você deve ter atenção ao imprimir nesse papel porque é muita a quantidade de tinta colocada em sua superfície.

A imagem pode descolorir se entrar em contato com a água, ou se houver muito atrito entre o dedo e a foto.

O ideal é colocá-la para secar por 48h após a impressão para que a substância fixe no material. Somente após esse período é recomendo por a fotografia em porta-retratos ou álbuns fotográficos, para não correr o risco de grudar no plástico ou vidro.

O papel brilhante comum que exige todo esse cuidado. Porém, há um tipo conhecido como microporoso que é à prova d’água, por possuir um poder de absorção da tinta muito maior, o que torna a foto à prova d’água.

Então, se você não quer ter problemas na entrega do seu produto, utilize este material.

O papel brilhante é utilizado para imprimir fotos de alta qualidade e é bastante requisitado para quem deseja montar álbuns ou fotolivros.

Papel pérola ou pearl

Este tipo de papel é semelhante ao brilhante devido ao possui contraste intenso, porém sua luminosidade é um pouco menor.

Ainda assim, ele consiste em um material de alta qualidade, com boa textura que garante uma impressão com boa resolução.

O papel pérola possui uma cobertura de resina que protege a foto de substâncias químicas, e que a conserva por um tempo maior.

Ele garante uma impressão com boa resolução, mas para isso o material do papel precisa ser de secagem rápida.

O material é muito utilizado também por quem quer montar books fotográficos.

Papel silk

O papel silk é muito utilizado para fazer impressões para fotolivros. Isto porque a sua gramatura e resistência são ideais para esse tipo de álbum fotográfico.

Ele possui uma textura áspera, o que é um facilitador para a pessoa que folheia as páginas.

É por esse motivo que o papel silk não é laminado. Se fosse, as folhas do fotolivro ficariam grudadas.

Papel acetinado

O papel acetinado é caracterizado pela sua resistência aos arranhões, riscos e marcas de dedos.

Ele possui pouco brilho e, consequentemente, não reflete tanto quanto os outros tipos já mencionados.

Por este motivo, muitos fotógrafos profissionais utilizam esse papel para fazer exposições, o que facilita a visualização das imagens.

O tipo acetinado não gruda porque sua textura é lisa. Então, muitos clientes optam por imprimir nesse material para colocar suas fotos em porta-retratos.

Papel fosco ou matte

Este tipo de papel também é um dos mais utilizados, assim como o papel brilhante. O interessante disso é que eles têm características distintas!

Enquanto um possui muito brilho, contraste e textura, o papel fosco é opaco, pouco denso e sua pequena variação de cores permite a melhor visualização dos detalhes.

Além disso, é fácil sujar fotografias em papel brilhante com marcas de dedo. Já para o outro tipo, não.

O fato é que esses dois papéis podem agradar a gregos e troianos, a depender do objetivo do que se queira transmitir na foto.

Como o papel fosco não reflete, muitos profissionais utilizam para fazer impressões em grandes proporções.

O material também é bastante utilizado para imprimir fotos para álbuns de bebê, casamento, formatura, entre outros.

Papel diferenciado

O papel diferenciado é um material que possui uma gramatura maior que os demais.

Os profissionais o utilizam para fazer fotos-tela, utilizadas em exposições.

Ele não reflete, assim como o papel matte. Desta forma, os visitantes do evento podem enxergar as fotos sem dificuldades.

Papel de contraste fixo

Este tipo de papel para impressão fotográfica garante pouco ou muito contraste à imagem.

Isto depende dos graus que você atribuir a ele que vão de 1 até 5, sendo que quanto maior a numeração, mais elevado é o contraste da foto.

Papel de contraste variável ou multigrade

Este material depende da utilização de filtros para variar o contraste da foto.

Estes possuem dois tipos: amarelos e vermelhos.

Quanto mais amarelo for o filtro, menor é o contraste. Já em relação aos filtros vermelhos, ocorre o contrário.

E então, aprendeu mais sobre os tipos de papel fotográfico?

Você que nos acompanhou até aqui, espero que tenha gostado do nosso conteúdo!

Com certeza, agora você é um profissional mais preparado para negociar o serviço ideal, que atenda as expectativas do contratante.

Ter conhecimento sobre os papéis para impressão de fotos é essencial, pois eles consistem em um dos elementos que compõem a foto perfeita!

Vale lembrar que você também deve oferecer álbuns fotográficos aos seus clientes, para que eles guardem com carinho os momentos especiais que devem ser eternizados.

Nós oferecemos quatro tipos desse produto para impressão: o brilhante, o fosco, o pérola e o silk.catálogo 2018 photoalbum universal

Conheça a Photoalbum Universal

A Photoalbum Universal atua no mercado há 55 anos. A empresa oferece serviços especializados e soluções em imagens que atendam às necessidades de nossos parceiros.

Inovação e qualidade estão presentes em nosso dia a dia. Estamos equipados com a mais alta tecnologia em equipamentos para recepção, tratamento, impressão e encadernação de imagens.

Nosso controle de processos é rigoroso e por isso garantimos aos nossos clientes produtos exclusivos e de excelência.

A Photoalbum Universal é referência no mercado fotográfico porque a proximidade com o cliente é uma de nossas metas. Isso só é possível porque fazemos da arte de produzir álbuns uma paixão.

Convidamos você para conhecer nossos produtos!

Comments

comments

Copyrights © - Todos os Direitos Reservados.
Powered by Print One