Revelação digital: conheças as vantagens dessa opção

Você sabe o que diferencia o processo de revelação digital dos outros tipos de impressão de fotos existentes?

Atualmente, a maioria das fotografias materializadas passam por esse processo, mas nem todos sabem quais as vantagens em relação às outras opções disponíveis no mercado.

Este artigo foi preparado para sanar essa dúvida de uma vez por todas e revelar as diferenças entre as opções de impressão de fotos.

Pronto para desmistificar os segredos por trás da revelação digital? Vamos lá!

Afinal, o que é revelação digital?

Revelação digital é o processo de impressão de fotos realizado por meio do depósito de tinta sobre o papel fotográfico, no qual microgotas de pigmento fazem um trabalho de alta precisão, garantindo a boa definição da imagem. Esta é a alternativa em relação ao processo de revelação de foto em laboratório, que ocorre por meio de um processo químico.

O procedimento que antecede a impressão digital na história da fotografia é a revelação em laboratório, que, como foi dito, trata-se de um processo químico.

A reação foto-química é realizada com um produto chamado “revelador” e permite que pontos de cor e de sombra sejam gerados no papel.

Esse processo exige um tempo de espera maior para que a conclusão seja satisfatória. Atualmente esse tipo de revelação, antes realizado numa câmara escura, é feito em uma máquina.

Tudo certo até aqui? Então vamos prosseguir.

Revelação ou impressão: qual a expressão correta?

Ainda não há um consenso sobre qual é, de fato, o nome desse processo. Alguns profissionais se referem como sendo revelação digital, enquanto outros o chamam de impressão de fotos.

A existência de duas nomenclaturas para um mesmo processo pode causar confusão, mas a explicação é bem simples: ainda há uma resistência por parte de alguns profissionais em utilizar a palavra “impressão”, remetendo à palavra “revelação” um sentido de preciosidade.  

Mas, qual dos dois tipos é melhor? Qual escolher? Vamos lhe ajudar nessa decisão.

Por que optar pela impressão de fotos?

A impressão de fotos ou revelação digital se apresenta como um serviço de entrega mais rápida e tem a qualidade equivalente ou superior à revelação de fotos “comum”.

As impressoras disponíveis no mercado são de alta tecnologia e oferecem vantagens em relação à qualidade e conservação, como as utilizadas pela PhotoAlbum.

Algumas delas contam com a aplicação de verniz ao fim da impressão, dando maior durabilidade à foto.

Mas a qualidade da sua revelação digital também estará diretamente ligada ao tipo de papel utilizado.

São papéis para impressão de fotos:

  • Papel brilhante ou glossy
  • Papel pérola ou pearl
  • Papel silk
  • Papel acetinado
  • Papel fosco ou matte
  • Papel diferenciado
  • Papel de contraste fixo
  • Papel de contraste variável ou multigrade

Você pode conhecer as características e a principal funcionalidade de cada um deles no nosso artigo sobre papel para imprimir fotos.

Outro aspecto importante na qualidade da revelação é a especificação da foto, como tamanho ou DPI (Pixels por Polegada, do inglês “Dots Per Inch”).

Quer saber como ter um resultado de qualidade na hora de revelar fotos digitais?

Acompanhe nossas dicas.


Dicas para impressão de fotos impecáveis

Para entregar aos seus clientes resultados impecáveis, o primeiro passo é ter uma boa câmera fotográfica e configurá-la de forma correta na hora do registro.

O segundo passo é focar nas correções. Esse é o momento de fazer aqueles ajustes que vão deixar a foto impecável.

Ajudaremos você nessas etapas com as dicas a seguir.

Tamanho da imagem

Ajuste a resolução da sua imagem, considerando a quantidade de megapixels (MP) do arquivo. Essa quantidade representa quantos milhões de pontos compõe a imagem, ou seja, uma foto com 5 MP tem 5 milhões de pixels.

Quanto mais pixels capturados na fotografia, mais qualidade sua imagem terá.

Outro ponto importante é o formato final da sua fotografia, que sempre deve ter 300 DPI.

Qualidade das fotos

Configure sua câmera com a melhor qualidade fotográfica pois, existem especificidades que não conseguirão ser ajustados em programas de edição.

Sistema de cor

As câmeras digitais trabalham com o sistema de cor RGB, o que não é indicado para a revelação digital. Por isso, antes de enviar seus arquivos para o fornecedor, faça a conversão para o sistema CMYK.

Papel

Como dissemos, o tipo de papel influencia muito na qualidade das suas impressões, pois, alguns atendem melhor a determinadas demandas.

Se estiver na dúvida em qual escolher, mesmo após conhecer nossas dicas, converse com um designer ou com um produtor gráfico, ele com certeza te apresentará as melhores produções.

Formato do arquivo

O tipo ou formato do arquivo que será enviado para gráfica também merece sua atenção. É comum o envio de imagens em JPEG, por conta da flexibilidade e facilidade de abertura em qualquer programa.

É também um tipo de compressão econômica, porém diminui um pouco a qualidade da imagem.

Por isso, sempre que possível, prefira enviar suas imagens no formato TIFF ou RAW para o fornecedor. A maioria das câmeras profissionais já conta com esse tipo de configuração.

Tudo certo até aqui? Então é o momento de escolher uma boa empresa para imprimir suas fotos.

Essa escolha também é decisiva para que você tenha um resultado final excelente!

Nessa área a PhotoAlbum Universal pode lhe ajudar! São 56 anos de experiência no mercado fotográfico, com uma carteira enorme de clientes satisfeitos.

Entre em contato e solicite já as suas impressões.

Conte com a Photoalbum Universal

A Photoalbum Universal atua no mercado há 56 anos. A empresa oferece serviços especializados e soluções em imagens que atendam às necessidades de nossos parceiros.

Inovação e qualidade estão presentes em nosso dia a dia. Estamos equipados com a mais alta tecnologia em equipamentos para recepção, tratamento, impressão e encadernação de imagens.

Nosso controle de processos é rigoroso e por isso garantimos aos nossos clientes produtos exclusivos e de excelência.

A Photoalbum Universal é referência no mercado fotográfico, fazendo com que a proximidade com o cliente é uma de nossas metas. Isso só é possível porque fazemos da arte de produzir álbuns uma paixão.

Convidamos você para conhecer nossos produtos, baixe nosso catálogo gratuito para conferir todas as atuais tendências do mercado.

Comments

comments

Copyrights © - Todos os Direitos Reservados.
Powered by Print One