5 técnicas fotográficas que todo fotógrafo precisa conhecer

Na fotografia, muitas técnicas fotográficas foram criadas, reinventadas ou até mesmo usadas em conjunto. 

Por isso há um grande leque de possibilidades na hora de capturar uma imagem.

Seja você fotógrafo iniciante ou não, é sempre importante buscar mais conhecimento para se destacar no mercado de fotografia, não é mesmo?

Uma dica superbacana é tentar unir as técnicas com um toque pessoal. Assim, é possível se tornar referência no mercado de forma que, quando alguém olhe determinada foto, associe ao seu nome.

Já imaginou ter um estilo só seu marcado na história da fotografia? Grandes referências nascem quando decidem ter uma assinatura própria de trabalho.

Logo, se aprimorar em técnicas fotográficas é essencial para que você consiga ter cada vez mais reconhecimento na fotografia profissional.

Para ajudar você a descobrir como tirar fotos perfeitas por meio de diferentes técnicas, fizemos um artigo super completo. Nele, você vai conhecer 5 técnicas fotográficas que todo fotógrafo precisa conhecer.

Boa leitura, vejo você no hall das fotografias famosas!

#1 Regra dos terços

Uma das principais técnicas fotográficas é a regra dos terços. Ela serve para deixar a composição da imagem mais harmoniosa.

Esse método consiste em dividir a tela em duas linhas imaginárias horizontais e duas verticais, formando uma espécie de grade imaginária.

Técnica fotográfica da regra dos terços e sua exemplificação na prática

Foto: Pinterest

As intersecções dessas linhas formam quatro pontos, que são onde deve estar o objeto a ser destacado. 

Isso ocorre porque, ao olhar para a imagem, identificamos primeiramente esses cruzamentos.

Entretanto, se você é um fotógrafo iniciante e ainda não tem noção dessas linhas de maneira imaginária, é possível ativar essa função na sua câmera ou celular. Desse modo, fica mais fácil saber onde encaixar o objeto que merece destaque.

A técnica fotográfica da regra dos terços pode ser aplicada através de uma grade automática na câmera fotográfica

Foto: AquilaSol/Pixabay

Caso se esqueça de ativar essa função na hora de fotografar, você pode fazer esse enquadramento mais harmonioso em algum programa de edição

Para isso, é só cortar a foto, enquadrando-a na regra dos terços. Superfácil, não é?

Entretanto, você sabia que também é possível ter uma boa composição sem utilizar a regra dos terços? 

Conheça abaixo as técnicas fotográficas de centralização e simetria!

#2 Composições centradas e simetria

Outra opção para compor a foto é utilizar as técnicas de centralização e simetria do objeto destacado.

A centralização tende a deixar no meio da imagem o que precisa ter maior destaque. Ela é muito usada para fotos nas quais se quer mostrar a arquitetura de um local, por exemplo, como em fotografias imobiliárias.

Vale lembrar que é importante ter atenção não somente ao que você quer destacar, mas também ao entorno.

É esse o segredo para a foto ficar incrível: toda a composição sendo pensada estrategicamente. Assim são vencidos os grandes concursos de fotografia.

Técnica fotográfica da simetria aplicada perfeitamente em um prédio redondo

Foto: Pinterest

Se observarmos a imagem acima, é possível perceber que há centralização para para favorecer a simetria da foto. 

Ao dividir a fotografia ao meio verticalmente, temos duas partes idênticas.

Repare também que, apesar de o foco ser o centro da imagem, não por isso o fotógrafo deixou de se preocupar com as laterais. 

Veja que ele teve todo o cuidado para que as bordas ficassem encaixadas corretamente dentro do enquadramento: nem muito afastadas nem muito próximas ao ponto de serem cortadas.

A simetria é uma das técnicas fotográficas mais utilizadas em fotos de arquitetura, como nesta foto de várias sacadas vistas de baixo para cima

Foto: Pinterest

Na imagem acima, perceba que, apesar de o foco estar na divisão central, toda a composição foi pensada de modo a ficar totalmente simétrica, da parte mais externa até a mais interna. 

Pode parecer simples, mas é bem complicado. 

Até mesmo os últimos triângulos amarelos nas extremidades da direita e da esquerda estão com o mesmo tamanho, e acredite: isso nunca acontece por sorte. É habilidade, mesmo! 

Entretanto, também é possível ter uma foto simétrica sem precisar, necessariamente, centralizar o objeto. Confira no exemplo abaixo.

Fotografia com uma das técnicas fotográficas mais utilizadas, a simetria.

Foto: Pinterest

A simetria da imagem acontece por causa do reflexo no chão. Fotografia digna de um banco de imagens, né?

Se dividirmos a foto em duas partes com uma linha horizontal de um pé ao outro, é perceptível que ela foi capturada com a utilização da técnica simétrica.

Agora que você já está expert na composição fotográfica, descubra qual a melhor hora para fotografar com a luz natural. Afinal, uma boa iluminação faz toda a diferença, não é?

Baixe gratuitamente o nosso guia de playlist e acerte nas músicas certas para cada ensaio!

#3 Golden hour

A golden hour, “hora dourada” em inglês, nada mais é que o melhor horário para fotografar em ambientes externos. 

Esse período se dá pouco antes de o sol se pôr e também instantes após o sol nascer.

A golden hour é uma das técnicas fotográficas mais conhecidas. O sol é fundamental para que ela seja aplicada.

Foto: Bruno Scramgnon/Pexels

Na hora dourada, a luz do sol não está tão forte, o que proporciona uma coloração mais quente para a imagem.

Não há um horário específico para a golden hour, porque isso depende de muitos fatores. Dessa forma, ela pode variar dependendo da época do ano, da altitude e da região do planeta em que você está.

O The Golden Hour Calculator é uma excelente ferramenta para quem epnsa em aplicar a técnica fotográfica mas não sabe exatamente qual a hora correta em sua região

Foto: The Golden Hour Calculator

Para facilitar a “descoberta” da hora dourada na sua região, há sites como o The Golden Hour Calculator. Ao acessá-lo, é só clicar na localidade em que você está que irá aparecer o horário ideal para capturar fotos incríveis em ambientes externos.

Muitas fotos de casamento utilizam a tecnica fotográfica da golden hour por darem esse ar mágico e encantador, como no casal da foto.

Foto: Pinterest

Considerada uma das técnicas fotográficas favoritas dos profissionais, a golden hour é muito utilizada para fotografar casamentos. Isso acontece porque, devido à sua coloração mais alaranjada, ela dá um toque mágico à imagem.

Além disso, essa é uma das técnicas fotográficas que servem para evitar sombras em lugares indesejados, como abaixo dos olhos e o nariz, devido ao ângulo da incidência solar.

Isso ocorre porque na golden hour os raios solares incidem de frente para o fotografado, uma vez que o sol está quase se pondo deitado no horizonte. 

Por isso, a sombra literalmente fica atrás dele, enquanto meio-dia a sombra se encontra nos pés, já que o sol está incidindo de cima para baixo, da sua cabeça para o chão, por exemplo.

Viu só como a golden hour consegue dar um charme a mais à fotografia? Entretanto, há uma técnica em que a luz não precisa estar direcionada ao objeto destacado na fotografia: ela é conhecida como contraluz.

#4 Contraluz

O método da contraluz é muito utilizado por quem quer dar um clima mais dramático ou até mesmo nostálgico à foto

Durante a captura da imagem, a câmera fotográfica precisa estar virada para a luz.

Dessa forma, é possível fazer com que o objeto em destaque seja apenas uma espécie de “sombra” na fotografia.

Homem fotografado com a técnica fotográfica contra a luz, com um lindo crepúsculo ao fundo.

Foto: Jovydas Pinkevicius/Pexels

Como essa é uma das técnicas fotográficas que mexem nas sombras da imagem, é possível usá-la em conjunto com os métodos citados nos tópicos anteriores.

Para ilustrar essa possibilidade, separamos uma foto que une o método da contraluz com a golden hour e a regra dos terços. Confira!

Homem no alto de uma montanha, fotografacdo contra a luz, uma das tecnicas fotográficas mais conhecidas e utilizadas.

Foto: Jahangeer Bm/Pexels

Para obter um resultado bacana na hora de capturar a imagem, é necessário prestar atenção à quantidade de luz que está vindo em direção à câmera. Dessa forma, é só ir ajustando o foco para decidir o que será destacado.

Além disso, a quantidade de luz que vem por trás do fotógrafo precisa ser nula ou quase nula, já que interfere diretamente no efeito do contraluz. 

Isso acontece porque o objeto em destaque na foto não pode receber iluminação vinda da direção em que o fotógrafo está, somente da direção contrária.

Lembre-se: na hora de capturar a imagem se atente à velocidade do obturador e à abertura da câmera. Essas são as duas configurações que precisam ser ajustadas para conseguir uma foto perfeita com a técnica da contraluz.

Após aprender como deixar suas fotos mais dramáticas, conheça um efeito que dá um ar mais artístico a imagem, o bokeh.

#5 Efeito bokeh

A técnica bokeh é a queridinha para quem ama efeitos especiais nas imagens. Nela, é possível usar a criatividade para obter fotos impressionantes.

Tendo origem japonesa, a palavra bokeh significa borrão ou mancha. 

Na fotografia, o desfoque é muito utilizado no fundo da imagem, o que acaba dando um ar mais profissional ao clique, uma vez que fica evidente que esses borrões foram feitos de maneira proposital.

Fotografia de uma pessoa na chuva com luzes ao fundo, utilizando a técnica do efeito bokeh para desfocar as luzes e dar um toque especial

Foto: Pixabay

Porém, o que chama atenção nessa técnica não é o desfoque em si, mas os pontos de luz que ficam bem definidos.

Para conseguir um resultado bacana na hora de utilizar esse efeito, é preciso configurar a câmera com a maior abertura de lente possível, como f1.4, f1.8 ou, no máximo, f2.8.

Foto de casamento com a utilização da técnica bokeh, o que dá à imagem uma sensação encantadora e única!

Foto: Marco Zammarchi Fotografia

Outra dica é deixar a velocidade do obturador alta, acima de 1/50 segundos, por exemplo. Dessa forma, você consegue ter pontos de luz mais definidos, dando um charme maior à imagem.

Além disso, preocupe-se em estar próximo do que você quer deixar em primeiro plano. Assim, o efeito bokeh será mais preciso.

Técnica Bokeh aplicada na fotografia com a luz natural

Fonte: Canon U.S.A.

Apesar de muitas pessoas associarem essa técnica a pontos de luz artificiais, também é possível conseguir o efeito com luz natural.

Como ilustrado na foto acima, o efeito bokeh foi formado pela incidência de luz solar que passou pelas brechas das folhas. Muito bacana, não é mesmo?

Imagine um fotolivro exclusivo com fotos assim? Dá pra abusar da criatividade e entregar um resultado diferenciado!

 


 

Outro método muito utilizado por quem gosta de fotos mais artísticas é o light painting.

#6 Light painting

Se você ama fotografia, com certeza já viu ou ouviu falar em light painting

Esse método consiste em fazer desenhos, frases etc. com a luz, dando um ar mais descolado e artístico à imagem.

Homem fotografaco com o ligh painting, técnica fotográfica que usa a luz e o obturador aberto por mais tempo

Foto: Ali atiabi/Pexels

Para conseguir realizar o light painting, é necessário estar em local escuro ou com pouca luminosidade.

A câmera, por sua vez, precisa estar no modo longa exposição e se possível, fixada em um tripé, o que garante que ela ficará estática durante a execução da foto. Dessa forma, é possível evitar que a foto fique tremida ou borrada.

Essa é uma das técnicas fotográficas em que você pode abusar da criatividade, não só desenhos e frases, mas também na fonte de luz que será utilizada. Você pode optar por:

  • lanternas;
  • velas;
  • flashes de celular;
  • lâmpadas;
  • laser;
  • outros objetos capazes de emitir luz.

Foto de amigos utilizando o light painting, técnica fotográfica que pode ser utilizada de muitas formas

Foto: JillWellington/Pixabay

Ao utilizar esse método, é possível produzir efeitos, desenhos e formas diferentes. 

Entretanto, lembre-se de pedir para as pessoas que estão sendo fotografadas ficarem paradas na medida do possível. 

Caso elas se mexam muito, podem ficar com efeito “fantasma” na foto, e isso não é legal.

Para ajudar você a entender melhor como tirar fotos com essa técnica e deixar suas fotos profissionais, confira esta videoaula.

Se você chegou até aqui é porque ama estudar sobre técnicas fotográficas, não é mesmo? Por causa disso, separamos um conteúdo bônus para você: confira o método high key e aprenda a deixar suas fotos profissionais.

Técnica bônus: high key

A técnica high key trabalha com tons suaves e tem como intuito criar um efeito clean na foto. 

Dessa forma, ela se torna o oposto do método low key, que tem como objetivo destacar as sombras, dando um efeito mais profundo e marcante.

Exemplos de aplicação da high key e da low key, técnicas fotográficas contrárias

Os métodos low key e high key, respectivamente. Foto: Pinterest.

Vale ressaltar que a técnica high key não significa ter uma fotografia com efeito superexposto, beleza? 

Afinal, uma imagem com alta exposição tende a deixar as partes mais claras estouradas, e isso é o oposto de ter fotos profissionais!

Na hora de fotografar usando essa técnica, você precisa levar em consideração alguns aspectos:

  • o fundo precisa ser apropriado, pois ele influencia muito no resultado final da imagem. Por ser um método baseado em tons claros, seu fundo precisa corresponder a isso;
  • os elementos de composição da foto também precisam ser claros;
  • aposte na boa iluminação, já que é ela quem garante uma foto de alta qualidade. Além disso, ela é fundamental para que esse método seja aplicado da melhor forma;
  • cuidados especiais se a sessão for feita fora de um estúdio fotográfico.

Essa técnica é tão bacana que fizemos um artigo inteirinho sobre ela e por isso não vamos nos aprofundar aqui. 

Confira clicando: High key: entenda como funciona a técnica e tire fotos sensacionais!

Após todas essas dicas ficou bem mais fácil entender quais são as melhores técnicas fotográficas para o seu trabalho, não é? 

Agora que você já está expert no assunto, é hora de pôr em prática tudo o que aprendeu com este conteúdo. Procure referências em sites de fotografia para ter ainda mais ideias!

 

E se estiver procurando onde comprar álbuns de fotos, conte com a Photoalbum Universal para entregar todos os tipos de álbuns fotográficos que você possa imaginar!

Até a próxima!

Se você gostou deste artigo, também poderá gostar de:

Comments

comments

Copyrights © - Todos os Direitos Reservados.
Powered by Print One