Conheça os tipos de álbuns fotográficos

Você sabe quais são os tipos de álbuns fotográficos, suas características e para quem servem?

Existem vários tipos no mercado. Dentre eles, quatro se destacam:

  • o Álbum Amador;
  • o Álbum Profissional;
  • o Álbum Encadernado e;
  • o Fotolivro.

Cada um possui suas especificidades. Por isso, é fundamental ter informação completa sobre eles para que seja feita a oferta correta ao consumidor.

Este artigo é bastante útil para quem é fotógrafo ou varejista, pois ao lerem o conteúdo, vão adquirir mais conhecimento sobre os produtos que vendem e, consequentemente, irão garantir credibilidade junto aos clientes!

E então, vamos conhecer quais são os tipos de álbuns fotográficos?

Álbum Amador

O Álbum Amador foi feito para eternizar momentos feitos pelo próprio cliente. Podem conter fotos do cotidiano ou de uma ocasião especial que não foi registrada por um fotógrafo.

Esse tipo de álbum possui estampas simples e, às vezes, temáticas. Não há uma exigência especial em relação a isso. Em sua maioria, o material é de couro sintético.

Alguns modelos de álbuns amadores têm estilos diferentes. Por exemplo: eles podem ser protegidos por uma luva específica para o material, bem como podem ser guardados em uma caixa ou estojo.

Por fim, o Álbum Amador é perfeito para aqueles consumidores que desejam recordar momentos bons e simples de suas vidas, como: um final de semana na casa de um amigo, feriado na casa de praia com a família, um aniversário do(a) filho(a) o qual não foi contratado um fotógrafo, etc…

Vamos para a próxima parte!

Álbum Profissional

Este tipo de álbum possui uma finalidade específica e pode ser utilizado para um book pessoal, ou para por fotos de bebê, 15 anos, casamento, formatura

O Álbum Profissional também pode ser ofertado por fotógrafos, pois geralmente eles são contratados para trabalhar naquelas ocasiões.

Apesar do material predominante ser o mesmo do Álbum Amador – couro sintético -, o cuidado com o acabamento interno é maior, podendo ser de veludo.

Outra semelhança em relação primeiro tipo são os acompanhamentos: os álbuns profissionais podem vir dentro de uma caixa ou de um estojo – que pode ter uma alça acoplada.

A estampa é o elemento mais importante em um álbum profissional. Como elas são responsáveis por definir a temática das fotos que são guardadas, devem possuir mais destaque.

Quando se trata de fotos pessoais, por exemplo, a capa pode conter um visor com uma foto ampliada, o que causa um efeito bacana no álbum.

Os álbuns de bebê também podem ganhar um aspecto mais fofo se forem colocadas espumas na parte da frente do material.

Ou seja, caso o cliente deseje registrar momentos específicos que exijam qualidade um pouco superior, indique o álbum profissional.

Agora vamos entender mais sobre os álbuns encadernados.

Álbum Encadernado

O Álbum Encadernado, ou Especial, são materiais de altíssima qualidade!

Eles são direcionados para clientes que demandam por um serviço mais refinado e exclusivo. Muitas vezes, o material é confeccionado artesanalmente.

Esse tipo de álbum pode ser feito de couro legítimo, acrílico, tecido ou até mesmo madeira. Seu design é mais arrojado que os demais.

Gestantes, casais, formandos, pais com filhos recém-nascidos… Todos eles são potenciais clientes para você fotógrafo ou varejista!

No nosso blog post “Tudo o que você precisa saber sobre álbuns fotográficos especiais”, você pode ler nosso conteúdo completo sobre este tipo de álbum.

Fotolivro

Como o próprio nome já menciona, este tipo de álbum possui formato de livro, onde as fotos são impressas diretamente em cada folha – que é protegida por laminação.

O Fotolivro é uma forma criativa de registrar momentos, e se diferencia dos álbuns tradicionais pelo seu estilo e durabilidade.

A capa é dura e geralmente contém uma impressão personalizada de acordo com o tema definido pelo consumidor.

Uma coisa interessante é que o próprio cliente pode montar seu Fotolivro, porém, é interessante que um fotógrafo acompanhe esse processo para que o produto final saia como o esperado.

Publicamos um artigo muito interessante chamado “Fotolivro: o que é, para que serve e como fazer um”. O texto contém todas as informações que você precisa para entender sobre esse material.

E aí? Aprendeu mais sobre os tipos de álbum de fotografia?

Todos os tipos de álbum, apesar de serem diferentes, possuem algo em comum: contam histórias especiais.

Eles são responsáveis por guardar momentos felizes, sejam eles mais simples ou bem confeccionados que os demais.

O interessante é saber que cada tipo pode satisfazer cada cliente, basta oferecer o ideal de acordo com suas necessidades e ofertar álbuns de qualidade.

Você pode visualizar os modelos de cada tipo de álbum mencionado neste artigo nos nossos catálogos. A Photoalbum Universal produz os mais variados materiais, com os melhores acabamentos.

catálogo 2018 photoalbum universal

Conheça a Photoalbum Universal

A Photoalbum Universal atua no mercado há 55 anos. A empresa oferece serviços especializados e soluções em imagens que atendam às necessidades de nossos parceiros.

Inovação e qualidade estão presentes em nosso dia a dia. Estamos equipados com a mais alta tecnologia em equipamentos para recepção, tratamento, impressão e encadernação de imagens.

Nosso controle de processos é rigoroso e por isso garantimos aos nossos clientes produtos exclusivos e de excelência.

A Photoalbum Universal é referência no mercado fotográfico porque a proximidade com o cliente é uma de nossas metas. Isso só é possível porque fazemos da arte de produzir álbuns uma paixão.

Convidamos você para conhecer nossos produtos!

Comments

comments

Uma resposta para “Conheça os tipos de álbuns fotográficos”

Os comentários estão desativados.