Tudo sobre fotografia profissional: dicas para aperfeiçoar a técnica

Tornar-se fotógrafo(a) é um sonho de muitas pessoas que são apaixonadas pela arte de fotografar.

Partindo desse contexto, vamos dar uma excelente notícia para você: o mercado fotográfico está ampliando cada vez mais e essa expansão traz muitas oportunidades de desenvolvimento na área.

Se você já atua na área fotográfica, mas tem vontade de se aperfeiçoar, então chegou no lugar certo.

Neste artigo a Photoalbum mostrará para você tudo sobre fotografia profissional e dirá como aprimorar sua prática.

Assim, sabendo o que estudar, quais técnicas praticar e tendo a noção de como pô-las em prática, você obterá sucesso na profissão.

Tudo sobre fotografia profissional: o que fazer para se tornar um bom fotógrafo

Existe uma infinidade de processos para que um fotógrafo consiga aperfeiçoar o seu trabalho e, mais tardiamente, possa ser considerado com nível profissional.

Vamos conhecer o que é necessário para que você domine tudo sobre fotografia profissional? Confira!

Escolha a área de atuação da fotografia que melhor combina com você

É normal que os fotógrafos escolham um tipo de especialidade para seguir, como fotos de casamento, formaturas, newborn etc. 

Não é uma obrigação seguir apenas um estilo fotográfico, porém, escolher a que você mais se identifica o tornará um especialista nesta área, já que sempre estará buscando melhorar especificamente naquele tema.

Dessa forma, tente conciliar seu gosto com as tendências do mercado de fotografia para conseguir uma boa visibilidade na concorrência.

Entre as opções de área, existem:

Audiovisual

Fotografar não é só trabalhar com fotos. Um bom fotógrafo também sabe manusear a câmera para fazer boas gravações.

Nessa área, o fotógrafo pode trabalhar na direção, produção e editoração de filmes e vídeos.

Cobertura de eventos

Neste caso, o fotógrafo trabalha cobrindo festas, como casamentos, 15 anos, formaturas etc.

Estúdio

No estúdio, o profissional pode fotografar de tudo, desde modelos a produtos para publicidades, por exemplo.

Fotojornalismo 

Essa categoria conta com a fotografia para reportagens, além de fazer o tratamento de imagens para revistas, portais de notícias, jornais etc.

Fotos artísticas

Conhecidas também como fotos autorais, aqui o profissional fotografa familias, bebês etc.

Fotos arquitetônicas

Esse trabalho consiste em fotografar construções prontas, ambientes internos e externos, maquetes etc., todas com a finalidade de divulgar em sites de decoração e arquitetura.

Perícia policial

Caso você goste da área policial, é possível trabalhar em cenas criminais, fotografando provas, corpos e outros elementos que auxiliarão na investigação.

Como montar um portfólio fotográfico em tudo sobre fotografia profissional

Estude sempre

Um dos fundamentos para se tornar um bom fotógrafo é estudar sempre. Esse é um dos únicos caminhos que fará com que você aprenda tudo sobre fotografia profissional

Estudar não é só ler livros teóricos, mas procurar por vídeo aulas online, tutoriais pela internet, acompanhar páginas que tratem sobre o tema da área.

Para tal, utilize o tempo vago em casa para se informar mais sobre o assunto. Mas não se limite a apenas aprender sobre como fotografar, ou seja, técnicas.

Pesquise sobre a história da fotografia para entender como ela surgiu, afinal, por mais que isso não ajude nas técnicas de fotografia, o mantém informado e o diferencia dos outros profissionais.

Acesse agora os melhores sites de fotografia para se inspirar.

Faça curso de fotografia e de edição de imagens

Apesar de alguns cursos custarem um pouco mais que o nosso orçamento pode arcar, é importante que você tenha contato pessoal com profissionais da área, dispostos a discutir técnicas e práticas únicas.

Isso é significativo porque nesses cursos é certeza que você vai aprender tudo sobre fotografia profissional, além de poder criar vínculo com outros fotógrafos próximos. 

Trata-se do networking, fenômeno que auxilia bastante no ramo profissional pois, se seu trabalho for realmente bom, lembrarão do seu serviço e poderão te indicar para algo futuramente.

Agora, falando sobre a importância do curso de edição de fotos, aprender a tratar imagens é quase tão importante quanto conseguir tirar fotos profissionais

Afinal, não adianta fazer belas fotos se na hora de editar você não consegue realçar cores que valorizem a imagem, bem como fazer ajustes variados para melhoria da aparência da foto.

Não sabe onde encontrar bons cursos de fotografia online? A Photoalbum te ajuda!


Tenha boas referências

Você admira o trabalho de outros profissionais? Então, acompanhe o trabalho desses fotógrafos.

Analise seus ensaios, observe como eles fazem a aplicação de cor e luz, a distribuição dos objetos, como compõem o cenário, de que forma os modelos posam etc.

Dessa forma, mesmo que você não aprenda tudo sobre fotografia profissional, muita coisa vai despertar seu olhar crítico e ajudará em futuros projetos.

Assim, quando estiver em um trabalho que lembre um ensaio de um profissional que você acompanha, poderá aplicar técnicas parecidas e alcançará um resultado bom e semelhante.

Conheça a fundo sua câmera fotográfica

Para fazer bom uso da sua câmera fotográfica é preciso ler o manual. É ele que vai te ensinar para que serve cada função, botão e configuração que veio no seu equipamento.

Através dele você vai saber mexer na exposição, velocidade do obturador, ISO, abertura do diafragma, balanço de branco etc.

Esses são os princípios básicos da fotografia que devem ser entendidos para que fotos profissionais sejam feitas.

Dispense o modo automático e aprenda a manusear sua câmera no modo manual. De início, pode parecer algo complicado, mas com o tempo você se habitua e percebe que dessa maneira, você escolherá as melhores configurações para sua imagem.

Conheça nosso artigo sobre como tirar fotos perfeitas e confira as melhores dicas de fotografia para impressionar o seu público!

Monte um portfólio de qualidade

É de suma importância montar um portfólio organizado e visualmente bonito.

Selecione as melhores imagens, os trabalhos mais importantes que já fez, a fim de exibi-los para os seus clientes, fazendo com que se sintam atraídos pelo seu trabalho e contratem seu serviço.

Invista em bons equipamentos fotográficos 

De nada adianta seguir a risca todas essas dicas se você não investir em bons equipamentos fotográficos

Peça indicações aos seus professores de cursos e veja sugestões na internet de fotógrafos renomados sobre o que eles pensam das marcas que o mercado oferece.

As câmeras, lentes e tripés mais conhecidas do mercado são das marcas Nikon e Canon. Depois disso, é preciso adquirir rebatedor, softbox, flashes externos etc.

Só que não para por aí!

Um fotógrafo profissional preza por um kit completo, no qual também é importante a qualidade do material que vai revelar as imagens, assim como os álbuns fotográficos nos quais o seu trabalho será entregue aos clientes.

Se você não sabe onde encontrar álbuns de foto de qualidade, acesse o catálogo Photoalbum e conheça os produtos, bem como os materiais em que estes são confeccionados.

Pratique sempre

Concluindo as dicas, de nada vale você saber tudo sobre fotografia profissional se não colocar os aprendizados em prática.

Quando você aprende algo e exercita constantemente, seu cérebro fica condicionado a isso e não esquece as informações que foram armazenadas.

É preciso se reinventar e renovar sempre, para alcançar uma versão melhor do olhar fotográfico.

Lembre-se: caso seu portfólio seja impresso e não hospedado em site, busque por empresas que podem entregar suas fotos com um material de boa qualidade, pois dessa forma, você vai atrair muitos clientes. 

O que achou do nosso artigo?

Conseguiu compreender tudo sobre fotografia profissional

Acompanhe nosso blog para acessar outros conteúdos informativos para sua profissão.

Se você gostou desse artigo, poderá gostar também desses:

Comments

comments

Copyrights © - Todos os Direitos Reservados.
Powered by Print One